*

Fony 1.4.6

Fony

1.4.6
  • Gratuito
  • 1,61 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/8
  • Atualizado em 22/1/2015
  • Hukka
  • Baixar
    Gratuito

Crie fontes bitmap para o Windows com este pequeno editor

Publicidade

A criação de fontes para texto é uma tarefa normalmente complexa, com muitos cálculos e diversos detalhes a serem considerados. Com o Fony você poderá criar fontes bitmap simples sem toda essa complicação.

Os principais controles do programa são no mouse. Com o clique esquerdo, você gera um ponto escuro, e o clique direito apaga o ponto. Para cada arquivo de fonte existe um mapa de caracteres no lado direito da tela, para preenchimento durante a criação do arquivo, e uma referência visual na coluna da esquerda.
Para criar uma fonte, é necessário preencher o cabeçalho da mesma. Ao pedir para criar o novo arquivo, automaticamente as janelas para esse preenchimento abrem no Fony. Além da criação de novas fontes, também é possível editar fontes instaladas no seu computador.

O Fony permite importar para edição fontes nos formatos vetoriais TrueType, que são convertidas para bitmap, perdendo qualidade, e fontes nos formatos FON, FNT, BDF e outros bitmaps. A saída do arquivo criado ou editado só é possível para os formatos FON, FNT, BDF e para bitmaps personalizados.




Importante

Antes de instalar o " Fony " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Fony e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Apesar de facilitar o processo de criação dos caracteres de uma fonte, o Fony não dá condições para a utilização séria de qualquer fonte criada com ele. Fontes bitmap têm uso restrito atualmente, devido aos formatos vetoriais serem suportados por praticamente todos os sistemas e programas.

Para usos recreativos, ou para um primeiro contato com a criação de fontes, mapas de caracteres e outros conceitos iniciais do desenho tipográfico, entretanto, o Fony pode servir como uma referência interessante.

ImportantePrós
  • Simples utilização
  • Fácil de criar e dar saída a uma fonte
  • Permite editar fontes instaladas no seu computador
ImportanteContras
  • Os formatos de saída não são mais suportados pela Microsoft, existindo apenas como legado
  • Ignora valores importantes da estrutura de uma fonte, dificultando o uso cotidiano de alafabetos criados no aplicativo

Comentários (0)

Ver todos os comentários
  • Espyo Espyo
    em 24/1/2010 ás 16:35h
    versão: 1.4.0 beta 5

    Não é um editor de fontes vectoriais, portanto não se confundam. Mas é um excelente editor de fontes bitmap, que era mesmo que procurava. Pode ser um pouco difícil de manusear ao início, mas não muito. Também digo que tem bons detalhes como por exemplo, a roda do rato alterna entre caracteres, e isso poupou-me tempo. Recomendo para quem quer um editor de fontes bitmap.

Ver todos os comentários: