*

Google Maps

Google Maps

  • Em Português
  • Gratuito
  • Para Web
  • Adicionado em 16/10/2017
  • Google Inc.
  • Acessar
    Gratuito

Serviço de mapas e localização da Google não para de trazer novidades!

Publicidade

O serviço de localização e navegação da Gigante de Mountain View dispensa apresentações. O Google Maps é uma ferramenta poderosa para descoberta de endereços, mas pode ir muito além disso.

Além da pesquisa de um local específico no globo terrestre, você pode buscar por pontos de interesse — incluindo restaurantes, bares, cafeterias, cinemas, teatros, supermercados e todo tipo de estabelecimento comercial — e traçar rotas.

Vale salientar que esses caminhos podem se adaptar à forma que você irá se locomover. É possível determinar se o percurso será feito de carro, bicicleta, transporte público e até mesmo a pé, e o mapa oferecerá o trajeto mais curto ou mais rápido para o meio de transporte escolhido.

Em tempo real

Para que essas rotas proporcionem a melhor experiência possível, os servidores da Google utilizam dados de tráfego em tempo real. Isso significa que o percurso pode ser flexível para desviar de congestionamentos mais pesados, poupando seu tempo e paciência.

O Google Maps ainda pode exibir a superfície da Terra com as variações e elevações de seu relevo, imagens registradas por satélites com detalhes bidimensionais das cidades e uma perspectiva tridimensional do nível do solo — o que é possível graças à integração com outro serviço da empresa, o Street View.

E as funcionalidades dessa ferramenta não acabam por aí. Ela ainda pode:

  • Marcar pontos de interesse;
  • Definir locais que mais visita para facilitar buscas de trajetos;
  • Acionar notificações;
  • Compartilhar local atual;
  • Colaborar com avaliações de estabelecimentos comerciais e pontos de interesse;
  • Manter histórico de lugares visitados;
  • Imprimir rotas.

Extrapolando limites

Recentemente, o serviço passou a oferecer informações visuais de planetas e luas nunca antes vistos tão de perto pela maioria dos terráqueos. Os dados reunidos para a confecção desse minucioso material vieram principalmente da sonda Cassini-Huygens, lançada há 20 anos no Cabo Canaveral. Sua missão foi registrar e mandar para a Terra quase meio milhão de fotos, o que permitiu aos cientistas reconstruir mundos distantes com “detalhes sem precedentes”.

Por fim, é importante mencionar que a versão web deste produto da Google pode ser acessado tanto de computadores quanto de smartphones e tablets, embora ele possua apps para Android e iOS com melhor integração com tais dispositivos portáteis.




Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Google Maps e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

A cada atualização, o Google Maps traz boas novidades para os internautas. O sistema de navegação indica a pista em que você precisa ficar antes de fazer uma conversão. Dessa maneira, é mais fácil evitar situações perigosas em momentos em que é preciso fazer várias mudanças no trajeto rapidamente.

Todas as rotas estão dentro de seu smartphone e podem ser salvas para utilização offline, assim como os próprios mapas. Serviços como o Places, que mostram estabelecimentos ao redor, ou os filtros de pedágios e estradas, podem fazer uma busca mais refinada do melhor trajeto.

Trânsito em tempo real

A visualização do trânsito em tempo real ajuda a escapar de congestionamentos, situações constantes nas grandes cidades, e ainda oferece tempos mais realistas para as rotas. A narração do navegador é em português, e a tela não se apaga enquanto você estiver usando o app, proporcionando uma usabilidade intuitiva.

É uma pena que nem todas as cidades do Brasil contem com o monitoramento do trânsito ou com o Street View, mas esse cenário segue em evolução. Além disso, por ainda estar em sua versão Beta, podemos esperar melhorias do navegador GPS do Google Maps, como um filtro que possa traçar a nova rota já evitando as ruas mais congestionadas, assim como já acontece no Waze.

Olhando para o universo

Bem, o funcionamento é bem parecido com a plataforma “comum” do Google Maps, que ganhou uma “forcinha” do Google Earth: do lado esquerdo ficam as opções e basta você selecionar uma delas para ver como é a representação gráfica da estrutura. A partir daí é possível observar com zoom, navegar pelos nomes dados a crateras, sulcos, fossas e outros “endereços” espaciais.

Uma das coisas mais legais por aqui é poder conhecer “mais de perto” a Estação Espacial Internacional e planetas que contam com mais dados na base da NASA, a exemplo de Marte. A navegação, contudo, deve passar por alguns ajustes nos próximos meses, já que nem tudo está traduzido para outras línguas — inclusive para o português brasileiro.

Além disso, ao se aprofundar em determinados tópicos fica fácil perder contato com a interface inicial, sem ao menos ter um botão de retorno ou de home. Mas, enfim, isso tudo deve ser corrigido em breve.

ImportantePrós
  • Exibe informações do trânsito em tempo real
  • Rotas para carros, ônibus, bicicleta e pedestres
  • Compatibilidade com Street View, Latitute e Places

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?
Publicidade


Shopping Baixaki