HkSFV 2.01

HkSFV

2.01

Confira a integridade de arquivos neste verificador de hashes MD5 e SFV prático


REQUERIMENTOS

Imagine a seguinte situação: você está prestes a formatar o seu computador e resolve efetuar uma cópia de segurança dos seus arquivos pessoais — fotos, músicas, documentos etc. — para um disco rígido secundário. Após a formatação, você resolve acessar um desses documentos que foi copiado para o outro disco e... O quê? Arquivo corrompido? E agora, o que fazer?

Apesar de existirem ferramentas que recuperem arquivos corrompidos, a chance de restaurá-los é bem pequena. Porém, há um meio muito eficiente de evitar que esta mensagem lhe pegue de surpresa: verificando a integridade da cópia realizada com o HkSFV.

O programa age criando e verificando o hash do arquivo, método pelo qual é possível identificar possíveis alterações no conteúdo dos arquivos e efetuar a autenticação de dados. Ele trabalha com os algoritmos SFV e MD5, sendo este o mais utilizado atualmente, principalmente em programas P2P (peer-to-peer).

O que é hash?

Hash pode ser entendido como a impressão digital de um arquivo ou conjunto de dados. O código é gerado por um algoritmo — como o MD5 — com base no conteúdo do arquivo. Sendo assim, uma vez tendo o hash do arquivo original, basta compará-lo ao do arquivo copiado — ou baixado, se for o caso. Elas devem ser idênticas.

Características do HkSFV

Para um uso mais prático, o programa se integra ao Menu de Contexto do Windows Explorer. Deste modo, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo desejado e selecionar uma ação, como gerar hash MD5 e verificar o arquivo. Se preferir trabalhar com a interface do programa, contará com o recurso drag n drop, o famoso clicar e arrastar com o mouse. Para completar, o software oferece suporte a criação/verificação de hashes de múltiplos arquivos (batch).

Imagens do HkSFV


Nossa opinião sobre o HkSFV:

O HkSFV é um verificador de integridade de arquivos diferente do que estamos acostumados. Ao contrário de programas mais simples como o HashX ,que apenas efetua comparações, o programa utiliza o próprio arquivo de hash, comumente incluso em arquivos de grande porte quando transferidos pela a Internet.

As tarefas são realizadas em velocidade relativamente alta e não apresentaram falhas em nossos testes. Infelizmente são poucos os que preferem prevenir a remediar, tampouco os que conhecem este artifício para evitar os arquivos corrompidos.

SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Max_Downloader Max_Downloader   em 5/1/2010 - versão: 2.01

    Muito útil para verificar a integridade de Arquivos,por exemplo, arquivos grande baixados da internet, arquivos movidos de um lugar para outro. Útil.

Ver todos os comentários »