JabRef 2.10

JabRef

2.10

Gerencie seu acervo com um sistema para registro de referências bibliográficas com mecanismos de busca


OBSERVAÇÕES
  • Para executar este programa é necessário ter o Java Runtime instalado em sua máquina. Caso ainda não o tenha, clique aqui.
  •  

Quem possui muitos livros em casa deve ter um sistema, por mais simples que seja, para registrar todos os exemplares, garantindo um controle das bibliografias disponíveis. A organização de livros é feita por bibliotecários profissionais, no entanto para o gerenciamento do seu acervo pessoal um software simples e rápido de usar já é o essencial.

JabRef é um programa para registro de referências bibliográficas. Com ele você organiza seu acervo, registra todos os documentos que possui e gera um arquivo com este conteúdo. O formato deste arquivo gerado é BIB, padrão de formato bibliográfico do LATEXT.

Como incluir suas referências

O primeiro passo para começar a organizar seus documentos é criando uma base de dados. No próprio programa, clique no botão New Database. O botão verde com o sinal + é responsável pela inclusão de cada um dos documentos. Para garantir um gerenciamento excelente, pode-se escolher o tipo de entrada dos documentos, definindo cada um deles como: artigos de jornais, livros, relatórios técnicos, processos, teses, entre outros.

Algumas informações devem ser registradas para cada tipo de arquivo, por exemplo: autor, título, ano, volume, páginas, palavras-chave, URL, notas, entre outros. As tipologias de documentos são diferentes, por este motivo nem todas estas informações são encontradas em todas as entradas de documentos na base de dados.

No geral, JabRef é um excelente gerenciador de bases de dados BIB, permitindo a importação de pesquisas de referências feitas nos sites da ISI Web of Science, por exemplo. As funcionalidades que possui deixam-o ainda mais útil, com sistemas de mecanismos de busca, importação ou exportação para diversos formatos, bem como integração com leitores PDF e HTML obtidos a partir dos links encontrados nos sites de pesquisa de referência.

Imagens do JabRef



SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Josy Karla Josy Karla   em 28/1/2009 - versão: 2.3.1

    Programa muito simples e eficiente. Os campos de preencimento são personalizáveis, dá pra exportar para vários formatos. Contras: não ser em português, mas isso não atrapalha muito pois o programa é super intuitivo.

  • Daniel Previattelli Daniel Previattelli   em 19/1/2009 - versão: 2.3.1

    Programa bastante estável, mesmo com grande quantidade de referências. Também é um dos mais democráticos, aceitando diferentes formatos de arquivo (incluindo vindos de programas em linguagem DOS como o Papyrus). Recomendo!

Ver todos os comentários »