O Jana Server 2 é um servidor Proxy, servindo para compartilhar uma conexão pela rede e auxiliando na resolução de problemas que possam acontecer na conexão. Ele também funciona como um servidor POP e é indicado para redes de pequeno e médio porte. Após instalado e enquanto estiver ativo, ele permanece como um ícone na bandeja do sistema.
Uma vez instalado o Jana Server 2 no computador que faz o acesso a internet via modem, ISDN ou adaptador DSL, não é necessário instalar outro programa adicional. Para abrir as configurações do programa, basta dar um clique com o botão direito do mouse sobre o ícone na bandeja e acessar a opção “Settings”. Feito isso, é aberta uma nova janela no seu navegador de internet padrão e a partir dela você pode configurara as opções do aplicativo.
O programa pode atuar como um servidor de email que permite aos usuários da rede local enviar mensagens internas (ou um usuário mandar mensagens na internet). Além disso, ele possui um servidor HTTP integrado que permite testagem local de páginas da internet e criação de uma intranet. O aplicativo também conta com suporte para scripts em Perl/CGI, PHP 3 e 4 e ASP.

Entre outras funções incorporadas ao programa, ele funciona como um servidor FTP, emulação de servidor DNS, telnet, funções de gateway para programas FTP, leitor de notícias e gateways personalizados.
Antes de instalar o " Jana Server 2 " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.