Mafia Wars

Mafia Wars

  • Gratuito
  • Para Web Flash
  • Adicionado em 12/5/2010
  • Zynga
Clique para acessar Mafia Wars Clique para Acessar

Mostre quem manda ao tornar-se o chefe de várias máfias do mundo

Por Allan Valin Ribeiro da Fonseca

Mafia Wars é um jogo feito pela consagrada Zynga, conhecida produtora de jogos específicos para Facebook. Diferente de outros títulos como Café World, este jogo em sua maioria é em texto, mas apresenta várias imagens ilustrativas.

Há alguns meses ele não apresentava tantas animações em Flash. Porém, hoje a experiência é muito mais dinâmica graças à aplicação massiva da tecnologia. Assim que você começa a jogar a história é apresentada: o principal líder da máfia de Nova Iorque morreu e várias gangues começaram a luta pelo poder. Cabe, portanto, a você juntar aliados fiéis para restabelecer a antiga – porém tênue – harmonia que unia os diversos chefes do crime da cidade.

Como jogar

Ao clicar para jogar, você encontra uma janela de login do Facebook. Basta entrar com seu email e senha para abrir o jogo. Caso você não tenha cadastro na rede social, clique em "Sign Up for Facebook" (Cadastre-se), preencha seus dados e clique em “Go to Application” (Ir para o aplicativo). Depois, você deve clicar em "Allow" (Permitir o acesso) para liberar o funcionamento do aplicativo.

Você começa por baixo, mas o céu é o limite!

Conforme você joga Mafia Wars, nota que existem várias posições de prestígio e muitas funções dentro de uma máfia. Por isso, não espere começar como chefe logo no início: você precisa provar seu valor e ganhar novas funções aos poucos. Na primeira tela carregada você deve inserir seu nome de mafioso. Mas tome cuidado, uma vez escolhido não é mais possível alterá-lo!

Primeiro contato

Em seguida, você se depara com a tela “Jobs” (Serviços) dentro da categoria (“Tier”) “Street Thug” (Assaltante) e a única opção possível é clicar sobre “Do Job” (Fazer serviço). Faça isso até alcançar 100% para liberar outro “servicinho”. Para fazê-lo, você precisa antes comprar um taco de baseball para roubar dinheiro de um traficante (caso ainda não tenha dinheiro, continue no serviço anterior até juntar o suficiente).

Se você administrar bem a sua “Energy” (Energia – atributo necessário para realizar serviços), conseguirá alcançar facilmente o nível 5 em poucos minutos. Caso consiga, perceberá que agora é possível brigar contra outros jogadores para roubar dinheiro e itens dele. Clique em “Fight” para ver a lista de pessoas no mesmo nível que o seu e clique em “Attack” (Atacar).

 

 

No entanto, muito cuidado ao escolher o oponente. Lembre-se sempre de que mexer com uma pessoa de uma máfia é mexer com ela inteira! Portanto, olhe bem o número de membros da máfia inimiga e compare com os da sua. Caso seja igual ou inferior, ataque sem medo! Mas seja cuidadoso, atacar sempre a mesma pessoa pode fazê-la colocar uma recompensa na sua cabeça – isso fará com que todos passem a atacar você!

Ao ganhar níveis você recebe pontos para distribuir em seus atributos. Abaixo de “Experience” (Experiência) e “Level” (Nível), existe a opção “Profile” (Perfil). Nela, escolha quais deseja aumentar: “Attack” (Ataque), “Defense” (Defesa), “Health” (Vida – serve para receber mais pontos de dano), “Energy” (Energia – para realizar mais serviços) ou “Stamina” (Resistência – sempre ao atacar um jogador você gasta um ponto).

Atributos

Em “Profile” você confere várias estatísticas, como o número de lutas ganhas, quais coleções você já colocou no cofre, quais armas e itens você possui, assim como seus “Achievements” (Conquistas). O último consiste de uma lista de objetivos do jogo que garantem prêmios quando alcançados, por exemplo: completar 20 trabalhos no mesmo dia, jogar 7 dias seguidos, derrotar o primeiro inimigo, dentre dezenas de outros.

Para vencer lutas você precisa ter uma máfia grande e bons itens, pois nem sempre os atributos ajudam (não adianta lutar contra alguém de 500 membros na máfia se a sua tiver 20 – mesmo se individualmente você for capaz de derrotar aquele inimigo específico). Contudo, nem sempre você luta contra desconhecidos: é possível declarar guerra contra seus próprios amigos.

Nv.444 perdeu para Nv.5 por ter máfia pequena

Quando aceitar o convite para uma guerra, todos os membros de sua máfia são avisados e têm a escolha de ajudar você na luta ou traí-lo! Logo, muito cuidado quando iniciar uma guerra, as consequências são imprevisíveis! Ao lado de “Profile” existe “My Mafia” (Minha máfia), use essa opção para convidar amigos do Facebook para sua máfia e enviar pacotes de Energia (“Send energy to your magia”) para os membros.

Nesse menu você define quais membros de sua máfia gerenciam determinados assuntos, use a opção “Promote” (Promover) para selecionar um membro para determinada função. Quanto maior os níveis dos encarregados por cada coisa, melhores os bônus recebidos diretamente nos atributos e no dinheiro em cada serviço completado. Além disso, quando todos estiverem acima do nível 100, você recebe um “Achievement”!

A maneira mais pacífica de jogar Mafia Wars é investir todos os pontos de atributos em Energia. Dessa forma, você ganha níveis mais rapidamente, assim como completa muito mais serviços e “Job Tiers” (Cargo). Uma vez que você atingir 100% em todos os serviços, ganha-se uma estrela de bronze e é possível iniciar a preencher a prateada. Completar todos os serviços de um Cargo com estrelas de outro faz você receber ótimos prêmios.

Em Nova Iorque, ao completar o cargo “Boss” (Chefão), você ganha um vaso sanitário de ouro, capaz de fazer você regenerar o dobro de energia por período! Não é necessário terminar todos os serviços de uma cidade para viajar para outro país, mas é recomendável. Afinal, mudar-se é igual a começar do zero em outro lugar (sem perder as conquistas das cidades anteriores).

Prêmios

Portanto, invista bastante no mesmo lugar antes de começar em outro para ter sempre uma fonte de renda confiável e várias opções de serviços para quando você tiver pouca Energia e precisar subir de nível para continuar jogando. Sempre ao ganhar um, sua Energia é restaurada ao máximo. Outro meio de ganhá-la é enviar (para receber de volta) “Energy packs” (Pacotes de Energia) para sua máfia.

Sempre ao completar um serviço há a chance de receber itens especiais. Alguns servem de bônus (você usa e joga fora durante um ataque para ganhar mais ataque, por exemplo), outros de pré-requisito para outro serviço (Câmera de espionagem, por exemplo) ou, também, podem ser parte de uma coleção. Quando todos os itens de uma coleção são juntados, você pode colocá-los no cofre (“Vault”) e receber um prêmio por isso – às vezes, até mesmo um “Achievement”!

Ao se mudar para outros países, tenha em mente que o sistema de jogo é diferente. Para começar, todo o dinheiro juntado em Nova Iorque não serve de nada. Por quê? Ora, outros países usam moedas diferentes! Em Cuba o principal é usar o menu “Properties” (Propriedades) para comprar vários comércios diferentes, isso porque, quanto mais você cresce lá, maiores são as taxas de suborno pagas para não ser denunciado às autoridades locais por imigração ilegal!

Viage

Por outro lado, em Moscou ou Bangkok você precisa escolher para qual das gangues locais jurará fidelidade. É possível mudar de lado no meio do jogo, mas você perde muito tempo no processo e as vantagens não são diferentes entre uma facção e outra. Portanto, escolha aquela com a qual mais se identificar e faça serviços somente para ela!

À medida que você jogar, encontrará muitas outras diferenças. Entretanto, parte da graça de Mafia Wars é justamente descobrir sozinho como cada um dos países funciona! Enfim, um último conselho: na parte superior esquerda da tela existe a opção “Bank” (Banco): nunca hesite em usá-la. Você pode até perder 10% do dinheiro a cada depósito, mas acredite: perde-se muito mais sendo derrotado em lutas!



Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Mafia Wars e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Mafia Wars segue o padrão de vários jogos da Zynga, como de outros produtores de jogos para Facebook. A jogabilidade é bastante simples, afinal você usa somente o mouse. Porém, é necessário jogar durante algum tempo para se adaptar aos comandos e opções disponíveis no jogo, como a mudança de país, depósitos bancários e completar os requisitos das Conquistas.

Muita gente acabava não gostando do aplicativo pelo seu excesso de texto. No entanto, aos poucos ele vem recebendo atualizações que melhoram sua interface e a deixam muito mais atrativa aos olhos. Caso você faça um personagem para lutar, deverá se esforçar para aumentar sua máfia e deixá-la com mais de 500 membros. Caso contrário, invista em Energia para completar mais trabalhos por dia e jogar por mais tempo.

O fato de estar em inglês pode afastar alguns jogadores, principalmente porque parte da graça é entender quais crimes você comete. Contudo, há como mudar o idioma do jogo: clique em “Help” (Ajuda), selecione “Language” (Idioma) e indique “Spanish” (Espanhol) para visualizar Mafia Wars em espanhol.

Finalmente, o sistema de níveis é quase irrelevante. Nele, há tantos objetivos a serem alcançados e tantos serviços em diferentes países que você chega ao nível 400 sem ter completado nem metade daquilo existente. Portanto, caso você goste deste gênero, Mafia Wars é indicadíssimo, pois sempre há novidades e seus objetivos nunca acabam.

ImportantePrós
  • Comandos intuitivos
  • Design arrojado
  • Diversão crescente
ImportanteContras
  • Limitado pela energia, estamina e vida
  • Níveis maiores exigem máfias grandes

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Gustavo Gustavo
    em 29/12/2012 às 00:26h
    versão: 2

    Já joguei e é um jogo bom porem The Godfather Five Families é muito bem melhor

  • andersontoti andersontoti
    em 9/5/2011 às 15:37h
    versão: 5

    Bom para quem não sabe já tem a opção de ligua portuguesa;então fica a leitura ótima.Comecei a jogar há uma semana e ta ótimo. Eu indico sim,para quem tem paciencia e inteligência

  • Bruno Bruno
    em 28/2/2011 às 22:08h
    versão: 5

    Jogo muito bom, mas se você colocar todos os skill points em energia o jogo fica chato, você passa de levels mais rápido mas não adianta em nada se você não bater nos outros jogadores. Eu tento criar um jogador balanceado, com energia pra fazer trabalhos mas também com atack, defence e stamina para ganhar lutas, e é bem mais divertido assim (na minha opinião).

  • tuna tuna
    em 24/12/2010 às 10:57h
    versão: 5

    Jogo muito legal pode parecer simples mas e mais complicado do q parece. O problema é qdo vc e lvl baixo q os outros pagam por itens melhores e ficam 1000x mais forte q cv. Mas recomendo joguem Mafia Wars

  • GTRX GTRX
    em 13/5/2010 às 11:04h
    versão: 5

    Eu jogo ele no Facebook é muito viciante, mais passei 2 semanas sem jogar e tou querendo parar.

  • Felipe Felipe
    em 12/5/2010 às 23:44h
    versão: 5

    Jogava ele no Facebook. Viciaaaaante. Mas é muito bom!*-*

  • Gustavo Gustavo
    em 12/5/2010 às 20:36h
    versão: 4

    Não podemos desprezar Mafia Wars por seu Idioma ou mesmo por sua interface um pouco básica, como também é um Aplicativo do Facebook eu o joguei por muito tempo. Durante o tempo que joguei evolui muito cheguei a fazer troca de cidade (que é um pouco complicado), mas mesmo assim meus objetivos não estavam nem próximos de serem completados. No jogo existem certas acões como por exemplo assaltar um banco, ou derrotar Mafiosos (Bosses) para adquirir dinheiro, experiência e itens que o ajudarão mais tarde. No passar do jogo você poderá criar um tipo de Organização Criminosa com seus amigos que irá prolongar suas horas de jogo. Com muitos prós eu posso dizer que é um ótimo jogo, mas ele requer um certo nível de compromisso, eu por exemplo parei de jogar por falta de tempo. Mas eu Recomendo!

Ver todos os comentários »

Requerimentos


Shopping Baixaki





(0.359 segundos)