Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias

Em Português

Descubra como foi a vida de Leonardo Pataca e seu filho em uma obra clássica da literatura brasileira


REQUERIMENTOS
  • Leitor de PDF.

Não se pode negar a importância de uma obra como Memórias de um Sargento de Milícias na literatura brasileira. Também não é à toa que a sua leitura é comumente indicada para processos seletivos importantes de todo o país. Embarque nesta aventura e conheça a vida de Leonardo Pataca e seu filho.

Publicado originalmente como folhetim semanal de um jornal, o romance de Manuel Antônio de Almeida trata com um exemplar senso de humor da vida de pessoas simples do Rio de Janeiro da época da monarquia. A obra ficou famosa por ser o primeiro romance da nossa língua a romper com a figura tradicional do herói perfeito, criando o primeiro anti-herói da literatura brasileira. A história é composta de fragmentos de narrativa que se costuram de uma maneira inovadora para a época.

Resumo da Obra

Um grande clássico da literatura.Leonardo Pataca conhece Maria da Hortaliça em sua viagem de Portugal para o Brasil e chegando aqui vão morar juntos por conta de uma gravidez precoce. Não demora a Maria dar a luz a um garoto enfezado que, segundo os vizinhos, parece mesmo ser um demônio. Leonardo apanha Maria em traições constantes, e por conta dos maus tratos que resultam disso, resolve deixar o marido.

O pai então cria o seu filho (Leonardinho) apenas com a ajuda de sua madrinha e do padrinho, um barbeiro vizinho. Mas pouco tempo depois, Leonardo resolve se juntar com outra rapariga e deixa o filho na guarda do barbeiro. Com uma juventude conturbada e barulhenta, o jovem se mete em diversos casos com a justiça e experimenta a boemia carioca.

Para se acertar na vida, Leonardinho consegue se arranjar com um cargo judiciário. Em meio a mais confusões, o jovem usa de sua manha e lábia adquiridas no tempo da rua e aos poucos vai subindo de cargo. Ao final do conto ele se casa com Luizinha, o grande amor de sua juventude, enquanto assume o cargo de Sargento de milícias.

Nossa opinião sobre o Memórias de um Sargento de Milícias:

A linguagem utilizada na obra pode não agradar muito a quem não tem o habito de leitura de textos clássicos. Mas a qualidade e a inovação de conceitos literários utilizados no livro é um verdadeiro exemplo, especialmente se você levar em conta a sua época. Certamente essas pisadelas e beliscões continuarão sendo levados às gerações futuras por intermédio de Leonardo e suas Memórias de um Sargento de Milícias.

SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Mateus Eduardo Mateus Eduardo   em 17/2/2013 - versão:

    Obrigado Baixaki, estava precisando desse livro!

  • Hildo Quetz Hildo Quetz   em 4/8/2011 - versão:

    Eis aqui mais um livro base para vestibulares que consegui pelo Baixaki! Valeu galera!

Ver todos os comentários »