Microsoft Pivot 1.0.6

Microsoft Pivot

1.0.6

Visualize imagens da web e fotos do seu computador de uma maneira como você nunca viu



Imagine poder pesquisar por imagens na web com uma busca refinada, pesquisar imagens com tags específicas e, independente da quantidade de resultados, visualizar todos de uma só vez na mesma tela?

Essa é a proposta do Microsoft Pivot, um aplicativo ainda em desenvolvimento, mas que nasce com a ousada missão de revolucionar a maneira de ver fotos e imagens no computador. Desenvolvido pelo Microsoft Labs, a primeira versão impressiona pelo visual e pode conquistar os usuários no dia a dia.

Embora ocupe apenas 27 MB de espaço, sua execução não é compatível com algumas versões do sistema operacional da Microsoft. Por isso, antes de baixar e instalar certifique-se que você está utilizando o Windows 7 e possui uma placa de vídeo de, no mínimo, 256 MB. Após fazer o download do aplicativo, dê um duplo clique sobre o arquivo executável e siga o passo a passo.

Visual do aplicativo

Conhecendo o Pivot

Imagine um aplicativo similar ao Picasa, mas com um navegador integrado e muitas outras possibilidades. De certa forma esse é um resumo da proposta do Microsoft Pivot. O aplicativo importa os dados do seu navegador padrão e disponibiliza acesso direto para uma série de galerias de imagens.

Por exemplo, vamos supor que você queira pesquisar por fotos de atores na Wikipedia. O Microsoft Pivot, por meio de uma galeria de imagens específica já disponível, vai listar todas as fotos disponíveis relacionadas ao assunto. Caso elas estejam com tags cadastradas é possível refinar a busca de várias maneiras até encontrar a imagem desejada.

Visual do aplicativo

Além das cerca de vinte galerias pré-cadastradas é possível criar novas galerias com o tema que você bem entender. A origem das imagens pode ser tanto de sites na web quanto de pastas específicas do seu computador.

Visual inovador

Um dos aspectos que mais chamam atenção no programa é o visual inovador. Segundo os criadores a ideia é revolucionar a maneira de ver e pesquisar por imagens na web. Não chega a tanto, mas é inegável que o aspecto do Microsoft Pivot é mesmo um grande atrativo.

Visual do aplicativo

Ao buscar por um tema, o grupo de imagens do resultado é exibido em miniaturas. Não importa quantas imagens a busca retorne, as miniaturas são acomodadas na página de modo que você consiga visualizar todas elas. Conforme a busca é refinada, menos imagens aparecem, mas sempre o usuário consegue ter uma visão geral da quantidade de arquivos disponíveis.

Desempenho deixa a desejar

Se o visual e o sistema de buscas são satisfatórios, o mesmo não se pode dizer do desempenho do aplicativo. Sua execução e carregamento são pesados e a menos que você tenha uma máquina potente fica inviável abrir o aplicativo e manter outros programas em aberto simultaneamente.

Visual do aplicativo

Já durante a busca de imagens o processo é menos lento, mas ainda assim fica o computador precisa dispender uma grande quantidade de memória e processamento para executar as funções mais pesadas do software. O desempenho deve ser melhorado para as próximas versões.

Imagens do Microsoft Pivot

Visual do aplicativo Visual do aplicativo Visual do aplicativo Visual do aplicativo
Prós
  • Visual diferenciado
  • Muitas opções de refinamento de busca
Contras
  • Desempenho ruim

Nossa opinião sobre o Microsoft Pivot:

Sem dúvida, o Microsoft Pivot é uma bela aposta da empresa para organização e busca de imagens, não só na web, mas também no PC. Os modos de visualização bem como as opções de refinamento de busca facilitam a vida do usuário.

Ainda em versão inicial, o programa se compromete apenas no quesito desempenho. Mesmo com um computador potente, é praticamente inviável ter o aplicativo aberto em conjunto com outros sem que o usuário tenha a sensação de queda no desempenho.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?