miniWE 3.0.0.16

miniWE

3.0.0.16

Mistura do Windows Explorer com o Quick Launch para você abrir arquivos e executar programas em um piscar de olhos


REQUERIMENTOS
  • .NET Framework 3.0

O miniWE é, segundo seus desenvolvedores, uma combinação de dois recursos bem conhecidos do sistema operacional da Microsoft: o Windows Explorer e a Barra de Inicialização Rápida.

Ou seja: em essência, o miniWE é um inicializador de aplicativos (ou launcher, como alguns preferem), porém ele também é capaz de explorar pastas, assim como faz o Windows Explorer. Assim, você pode usá-lo para executar arquivos de diferentes formatos em seus respectivos programas.

A proposta do miniWE é a de que você organize a execução de arquivos e aplicativos instalados, mesmo que eles sejam muitos. O launcher é minimizado enquanto um programa está em execução, logo, ele não atrapalha o andamento de nenhum software.

Como este híbrido funciona

O miniWE é uma pequena janela que fica logo acima da Barra de tarefas e, por padrão, exibe os atalhos da Área de trabalho (no entanto, você pode especificar o diretório que deve ser acessado pelo miniWE sempre que o programa é aberto). Um detalhe é que você pode aumentar ou diminuir o tamanho da janela da maneira que julgar melhor.

miniWE.

Graças à capacidade que o aplicativo tem de navegar pelas pastas do disco, você pode facilmente explorar outras áreas do computador — vale ressaltar que algumas pastas, como Meus Documentos, não são acessíveis por causa do sistema de segurança do Windows.

Você pode clicar em qualquer arquivo para que ele seja aberto em seu respectivo programa ou clicar em uma pasta para conferir o seu conteúdo. Além disso, também é possível criar atalhos no launcher ao arrastar e soltar o que você precisar.

Configurações possíveis

As configurações do miniWE permitem que você personalize o tamanho dos ícones, o número de colunas exibidas e o padrão de exibição dos nomes de arquivos e pastas.  Além disso, você pode utilizar um assistente que cria outras instâncias do miniWE, assim é possível ter uma que abra os seus aplicativos, outra para downloads e por aí vai. Tendo a possibilidade de personalizar atalhos com qualquer ícone, você não se confunde a respeito do conteúdo de cada instância do inicializador.

Imagens do miniWE

miniWE. miniWE. miniWE.
Prós
  • Uma maneira mais ágil de abrir arquivos e executar aplicativos
Contras
  • Pouco requinte visual

Nossa opinião sobre o miniWE:

Vamos dizer que a intenção do miniWE é boa, mas a execução da ideia não é perfeita. Não é justo afirmar que este laucher é ineficiente, pois é possível abrir arquivos e pastas, além de aplicativos, com mais agilidade do que se consegue ao utilizar o Windows Explorer ou o Quick Launch.

No entanto, o miniWE precisa ser aprimorado. Primeiro, o visual deste inicializador não é de encher os olhos, pois os ícones têm aspecto embaçado, e o launcher também mostra arquivos e pastas escondidos, os quais têm ícones pouco atraentes.

Em relação à facilidade de uso, o miniWE pode ser simples para alguns, porém complicado para outros. Isso porque não há assistentes de configuração, logo, é necessário explorar o aplicativo para aprender sobre ele, e nem todos gostam de percorrer essa curva de aprendizado.

Para estar no mesmo nível de RocketDock e outros aplicativos, o miniWE ainda tem um longo caminho a percorrer. Não quer dizer que este é um programa descartável, apenas que ele não é refinado como poderia ser.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Sérgio Gaspar Sérgio Gaspar   em 13/4/2012 - versão: 3.0.0.16

    Este aplicativo é uma descepção total, podemos até dizer que ele tenha alguma funcionabilidade, mas é muito mal acabado, confuso, simplesmente horroroso para o que se propõe...acho que nem deveria estar aqui no Baixaki...

Ver todos os comentários »