Mozilla Firefox Aurora 33 Alpha 2

Mozilla Firefox Aurora

33 Alpha 2 Em Português

Nova versão pré-Beta do Firefox traz compatibilidade com tablets Windows 8



Não consegue segurar a ansiedade para experimentar os novos recursos que serão implementados nas próximas versões do navegador Mozilla Firefox? Pois então você deveria passar a utilizar o Aurora, um edição pré-Beta do famoso browser da Raposa voltada para quem tem interesse em colaborar com o desenvolvimento do aplicativo.

Com a devida autorização de seu usuário, o Aurora envia relatórios automáticos para a Mozilla, permitindo que a equipe de programadores responsável pelo produto consertem bugs e realizem aprimoramentos na performance do software de acordo com seu perfil de uso.

Além disso, o navegador conta com um recurso bastante interessante conhecido como “Relatório de Integridade”, que apresenta estatísticas detalhadas sobre o comportamento do browser e outros detalhes variados (como tempo total em que o utilitário permaneceu aberto, quantidade de travamentos, complementos ativos, plugins instalados etc.).

Aurora, o pré-Beta do Mozilla Firefox

Novidades da última versão

A última versão do Firefox Aurora (27.0a2) traz uma série de novos recursos voltados para desenvolvedores. Agora é possível executar mais de um serviço ao mesmo tempo graças à Firefox SocialAPI, permitindo que você receba notificações de múltiplos sites ao mesmo tempo (chats, redes sociais etc.). Além disso, a Mozilla adicionou compatibilidade com o protocolo SPDY 3.1, abandonando o já ultrapassado SPDY 2 (sistema desenvolvido pela Google com o intuito de substituir o HTTP). Vale lembrar, contudo, que é necessário visitar a página about:config para ativar o suporte para esse protocolo.

Contudo, a maior novidade presente neste upgrade é a otimização para dispositivos móveis equipados com Windows 8. Dessa forma, agora é possível utilizar o Aurora em tablets dotados desse sistema operacional graças ao aprimoramento da interface sensível ao toque – boa notícia para quem gosta de surfar na web independentemente de onde você estiver!

Nova versão é compatível com tablets Windows 8

Navegue, observe, programe

A já famosa barra de ferramentas para desenvolvedores também foi aprimorada e está melhor do que nunca. Com uma enorme variedade de recursos capazes de alegrar qualquer tipo de programador, o destaque fica para as funcionalidades “Inspecionar” e “Editar estilos”; através delas você pode mexer no código-fonte de uma página web (HTML ou CSS) e visualizar as alterações em tempo real. Isso é algo excelente para quem está aprendendo a programar e deseja entender como os sites funcionam “por trás das cortinas”.

Barra de ferramentas para desenvolvedores

Também continua presente a possibilidade de visualizar qualquer página em 3D, efetuando uma renderização instantânea através do WebGL; tudo graças ao complemento nativo conhecido como “Tilt”, impossível de ser desinstalado através de métodos comuns. O objetivo da Mozilla ao inserir esse recurso de tridimensionalidade é possibilitar que você enxergue os sites em suas devidas “camadas” de construção.

Visualizando uma página em 3D

CSS, HTML5, WebGL

Este navegador adota o recurso de anti-aliasing para o WebGL; opção capaz de proporcionar aos usuários do browser um desempenho melhorado.buscando. Além disso, uma ferramenta para inspeção de estilos de CSS é caracterísitica do programa. Integração com a API para desenvolver aplicações web em tela cheia e suporte para CSS3 3D são possibilidades paltáveis em Aurora. Você pode, também, obter estatísticas dos vídeos assistidos em HTML5. Isso pode ser feito por meio de um clique com o botão direito do mouse, escolhendo a opção “Show Statistics”.

Mostrar estatísticas

Desempenho digno

Apesar de ser um browser pré-Beta, o Aurora 27.0a2 apresenta uma performance digna de stable release. Ao testar o navegador através do tradicional Acid3 (respeitável suíte de ferramentas para medição e compatibilidade de um navegador com os padrões web W3C), o software apresentou a pontuação máxima de 100/100.

Imagens do Mozilla Firefox Aurora

Mozilla Firefox Aurora 17
Prós
  • Relatório de Integridade mostra estatísticas detalhadas de utilização
  • Envio automático de dados para a Mozilla facilita o desenvolvimento do browser
  • Desempenho satisfatório e número diminuto de bugs
  • Interface elegante e muito intuitiva
  • Dezenas de ferramentas interessantes para desenvolvedores
  • Ótima compatibilidade com os padrões W3C
Contras
  • Pode não ser compatível com certos plugins e complementos

Nossa opinião sobre o Mozilla Firefox Aurora:

Não se engane: o Aurora é um navegador bom o suficiente para ser utilizado diariamente sem problema algum. Desde o lançamento da versão 27 Alpha, apenas dois bugs foram encontrados pela comunidade mundial que utiliza o software de maneira intensiva. De fato, durante nossos testes, o programa não apresentou travamentos ou sequer lentidões, sendo possível navegar em páginas web com um desempenho agradável.

A interface continua intuitiva e elegante, agradando pela simplicidade e pelos menus diminutos (que deixam mais espaço livre para o conteúdo dos sites navegados). Para os desenvolvedores, o Aurora é um prato-cheio: até mesmo quem não tem muita familiaridade com programação consegue se divertir editando o código-fonte de uma página e vendo as alterações em tempo real. A visualização de sites em três dimensões é outro recurso inovador que merece uma salva de palmas.

Vale lembrar, contudo, que o Aurora pode ser incompatível com algumas extensões que você porventura costume utilizar na versão stable de seu Firefox. Logo, apenas instale-o no seu computador caso você esteja realmente curioso em conferir as últimas novidades desenvolvidas pela Mozilla ou goste de auxiliar no desenvolvimento do aplicativo. Embora apresente uma performance razoável, o Aurora não deixa de ser um navegador em estado Alpha, não sendo recomendada a sua utilização como browser principal.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • M.Arruda M.Arruda   em 25/8/2013 - versão: 25 Alpha 2

    Uso Mozilla a anos! Prefiro ele do que o Chrome muita gente acha que o Chorome é mais leve mas quando abre FaceBook ou Youtube o Chorome fica mais pesado que o Mozilla fazendo essas mesmas atividades. Eu tentei usar o Chorome mas abandonei porque começou apresentar problemas de não salvas meu loguin nas páginas, lags, travamento e problema com o Flash na hora de abrir algum jogo ou vídeo, não acontecia sempre mas era constante. Já com o Mozilla isso nunca aconteceu!!

  • Marcus Marcus   em 13/8/2013 - versão: 25 Alpha 2

    Não existem navegador como o Aurora. Consegue unir velocidade com compatibilidade. Nenhum outro faz isso. Parabéns aos desenvolvedores.

  • Leonardo carneiro Leonardo carneiro   em 8/8/2013 - versão: 25 Alpha 2

    muito bom exelente

  • valdeci kruchinski valdeci kruchinski   em 7/8/2013 - versão: 25 Alpha 2

    Só se o seu está em inglês Pedro Henrique !Uso o ubuntu linux como sistema principal e o windows xp no virtualbox e em ambos instalei o aurora em português!procure se informar mais, antes de criticar !

  • Fábio B. Santos Fábio B. Santos   em 27/7/2013 - versão: 24 Alpha 2

    A mozilla, eu acho que enquanto continuar pensando na beleza do Navegador vai ser difícil ser excelente pelo menos pra mim, Porque esse navegador deles consome muita memoria e não vale muito apena melhorar a velocidade de abrir paginas si ainda continua pesando na memoria, porque si de um lado você melhora o desempenho do navegador pelo outro vc pesa o pc e assim da na mesma. Por isso uso o The Word, é simples a aparência dele, mas é rápido igual o IE e leve como uma pena pro pc. Isso que meu pc é fraco agora imagina em maquinas potentes.

  • Marcus Marcus   em 11/7/2013 - versão: 24 Alpha 2

    Rápido, acessa sem problemas todos os sites sem nenhum travamento. Finalmente posso trabalhar com um único.

  • Joao Neto Joao Neto   em 6/7/2013 - versão: 24 Alpha 2

    O Mozilla Firefox Aurora, como todos sabem, é uma versão de testes (Alpha), por isso ele pode ficar "instável" ao rodar algumas aplicações que requerem muito esforço por parte do navegador (como aplicações 3D em computadores que não suportam esta tecnologia). Recursos para desenvolvedores web estão ainda melhores, além da Mozilla ter liberado na página de desenvolvedores, o passo-a-passo de como habilitar as novas tecnologias em sua página web. Quanto ao comentário do Pedro Henrique sobre o Aurora não ter "Chrome Web Store", isso é impossível já que o Chrome Web Store é da Google e não da Mozilla, mas se você der uma procurada na Mozilla Web Store você vai ver que temos muito mais aplicativos do que a Web Store da concorrente. :)

  • CLÁUDIO SILVA CLÁUDIO SILVA   em 26/6/2013 - versão: 24 Alpha 2

    excelente ele e muito rapido

  • francisco garcia soares francisco garcia soares   em 21/6/2013 - versão: 23 Alpha 2

    melhor que o crome

  • Heric Heric   em 29/3/2013 - versão: Aurora Alpha 2

    esse navegador é bom mesmo nunca vi o firefox dessa maneira tão rapido ta dimais mesmo.

Ver todos os comentários »