Mozilla Firefox Developer Preview 3.7 Alpha 5

Mozilla Firefox Developer Preview

3.7 Alpha 5
  • Gratuito
  • 8,26 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/2000/2003/8
  • Atualizado em 15/6/2010
  • Mozilla
  • Baixar
    Gratuito
    alterar
    Com instalador (recomendado)
    Sem instalador
    32 bits com instalador

Seja o primeiro a testar a nova versão do Firefox que está mais veloz e compatível com a internet

Por Fabio Roberto Machado Jordão

O ano era 2003 e o mundo ainda não tinha ideia do que a companhia Mozilla estava para lançar. Foi no mês de abril que anunciaram o software Firefox, que viria não somente para concorrer com o Internet Explorer, mas principalmente para fornecer uma alternativa de navegador para os usuários que estavam cansados da lentidão do programa da Microsoft.

Desde então, a Mozilla investiu muito em seu navegador, tanto é verdade que o aplicativo de código aberto conseguiu abocanhar uma boa parcela do mercado dos browsers. Quando a Mozilla promoveu uma campanha para bater um recorde no lançamento do Firefox 3, todos ficaram na expectativa do que a empresa estaria para lançar. Hoje, a Mozilla disponibiliza o Mozilla Firefox Developer Preview versão 3.7, para que os desenvolvedores e curiosos testem as novidades que a nova versão do software trará.

Cuidado! Esta versão é somente para testes

Mozilla Firefox Developer Preview é um aplicativo liberado somente para você testar as novidades da versão futura do Firefox. Este software não DEVE ser utilizado como navegador padrão, muito menos para acessar contas de email ou de banco. Apesar de o navegador disponibilizar alta confiabilidade e um excelente nível de estabilidade, o usuário não deve experimentar acesso a sites privados, visto que o Mozilla Firefox Developer Preview ainda possui certas brechas e falhas no código principal.

Versão alpha

O Firefox ainda é o Firefox

Para quem leu notícias diversas na web, pensa que a Mozilla pretende copiar outros navegadores, contudo a empresa tem um foco bem além da concorrência. Através do Mozilla Firefox Developer Preview é possível testar alguns recursos e novidades que a empresa tem em mente para implementar no navegador da raposa.

Bem-vindo ao novo Firefox

Abaixo iremos abordar um pouco dos novos recursos e implementações que o Mozilla Firefox Developer Preview trará e também mostraremos que o navegador da Mozilla ainda tem tudo para continuar sendo o segundo mais utilizado (ou quem sabe num futuro não muito distante, o mais utilizado do mundo).

Novo layout

Obviamente, a Mozilla não poderia deixar de inovar no visual do seu aplicativo mais famoso. O Mozilla Firefox Developer Preview já traz novos botoes, um tema diferenciado e algumas modificações básicas. O indicador de carregamento (que fica localizado ao lado do nome do site em cada aba) agora é progressivo, ou seja, ele mostra quanto da página já está decodificado.

Novo visual e ícone que indica o carregamento

Altamente compatível com a web

Toda vez que testamos uma nova versão de qualquer navegador, procuramos realizar uma bateria de testes para averiguar a estabilidade e funcionalidade do software. Ao instalar o Mozilla Firefox Developer Preview não pensamos duas vezes para realizar o teste do Acid3. Incrivelmente, o novo Firefox em versão Alpha consegue a excelente pontuação de 96/100. Tal resultado mostra que a versão final do aplicativo obterá nota máxima no teste e garantirá alta confiabilidade para o usuário.

Ótima nota nos testes do Acid3

Código principal atualizado

Quem conhece os detalhes técnicos do Mozilla Firefox, já deve saber que a desenvolvedora do software sempre optou pelo eficiente Gecko. Ele é o “motor” que faz do Firefox um dos mais rápidos browsers e é o código principal que interpreta as páginas da web e disponibiliza todos os detalhes na tela exatamente como foram programados.

Novo Firefox conta com o Gecko 1.9.3O Gecko 1.9.3 traz muitas atualizações úteis para o usuário. Uma das mais importantes é o suporte para páginas que utilizam o WebGL — uma linguagem de programação gráfica para animações e jogos online. A atualização do código do Gecko traz diversas funcionalidade e correções para a utilização do navegador em páginas que requisitam o HTML 5. Atualmente o Mozilla Firefox Developer Preview não demora mais para carregar tais páginas e quando os sites requisitam muitas atividades, o Gecko consegue boa estabilidade e desempenho.

O novo Gecko também tem um desempenho elevado graças a uma adição experimental do Direct2D aplicado diretamente nas páginas da internet. Isto significa, que o Firefox conseguirá se aproveitar dos recursos do DirectX para renderizar (carregar e alocar os elementos da página) os sites com mais rapidez e eficiência. Detalhe: esta configuração vem desabilitada por padrão, justamente por ser experimental.

Ativando o Direct2D

O Baixaki não falaria sobre um recurso que você não soubesse como usar, portanto vamos ensinar como ativar o Direct2D no seu Mozilla Firefox Developer Preview.

1) Digite na barra de endereços o seguinte:

    about:config

Acesse as opções avançadas

2) Um aviso alerta sobre os perigos de alterar o código do Firefox. Clique em “I’ll be careful, I promise!” (Serei cuidadoso, eu prometo).

Seja cuidadoso

3) No campo “Filter” (Filtro) você deve digitar o seguinte:

    render

Digite

4) O item “gfx.font_rendering.directwrite.enabled” deve estar marcado como falso (false), portanto você deve efetuar um duplo clique sobre ele para torná-lo verdadeiro (true).

Habilite a função

5) Agora é necessário alterar o valor do item “mozilla.widget.render-mode” de -1 para 6. Portanto, dê dois cliques sobre ele e digite 6.

Altere o valor para 6

6) Reinicie o Mozilla Firefox Developer Preview.

Navegador inteligente

Além destas novas funcionalidades, o novo Gecko mostra-se muito inteligente. A nova engine do Mozilla Firefox Developer Preview consegue prever sérios problemas quanto à utilização de memória e o carregamento desnecessário de certos itens, fator que permite maior desempenho e reduz significativamente a quantidade de memória RAM utilizada.

Mais memória RAM livre para você

Plug-ins independentes

Uma das maiores vantagens que o novo Firefox traz é o gerenciamento independente dos plug-ins externos. Tal função é muito útil para que o navegador carregue com diversas páginas simultaneamente utilizando o Flash e o Silverlight, mas mantenha a estabilidade acima de tudo. Com esta nova função, o Mozilla Firefox Developer Preview não é encerrado em casos de problemas que os plug-ins encontrem.

A utilização de páginas dependentes de códigos em linguagem Java também deve apresentar melhorias significativas. Segundo divulgação oficial, o Mozilla Firefox Developer Preview já pode trabalhar com códigos Javascript que conseguem acessar funções do computador diretamente na linguagem nativa do sistema operacional.

Tal atividade deve aumentar o desempenho e apresentar resultados instantâneos para o usuário. Evidentemente, as páginas ou extensões que utilizem Javascript, devem ter algumas alterações para utilizarem esta funcionalidade do Mozilla Firefox Developer Preview.




Importante

Antes de instalar o " Mozilla Firefox Developer Preview " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Mozilla Firefox Developer Preview e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O Mozilla Firefox Developer Preview conseguiu surpreender nossa equipe em diversos aspectos. A funcionalidade do navegador está perfeita, mostrando que mesmo em versão de testes o usuário pode obter acesso aos sites favoritos sem perder dados ou ficar frustrado. O carregamento das páginas está mais veloz (se comparado às versões anteriores do Firefox), fator que se comprova em qualquer site que você acessar.

Os usuários que decidirem por ativar o recurso experimental de utilização do Direct2D notarão claramente um ganho de desempenho em sites muito sobrecarregados com imagens. Em nossos testes o navegador não apresentou erros, contudo se utilizado por tempo prolongado alguns bugs podem aparecer.

A novidade no código principal do Firefox que desprende o navegador dos plug-ins é bem interessante. Analisamos diversos sites para verificar se ocorriam travadas durante a utilização dos plug-ins, contudo parece que a Mozilla fez um bom trabalho, mostrando que o navegador consegue alcançar a boa estabilidade e sempre recarregar qualquer aba sem a necessidade de reiniciar o programa.

O layout do Mozilla Firefox Developer Preview é bem limpo, mas não chega a fazer uma grande diferença. Possivelmente na versão 3.7 final a Mozilla deve impressionar ainda mais no tema padrão do programa, contudo até lá teremos de esperar. A alta compatibilidade também é um fator que nos chamou muita a atenção, pois nenhuma versão Alpha do Firefox conseguia atingir resultados tão impressionantes nos testes do Acid3.

Realizamos diversos testes para verificar também a questão da memória RAM. Segundo o site oficial, o programa deve comportar-se muito melhor do que as versões anteriores. Talvez este recurso ainda não esteja totalmente implementado, contudo notamos que o Firefox 3.7 atinge um valor idêntico ao da versão 3.6 e em alguns casos ele consegue reduzir a quantidade de memória utilizada. Claro que não há como avaliar este quesito sem o lançamento da versão final, mas ao menos até agora o navegador não piorou.

A versão Alpha 3 do novo Mozilla Firefox Developer Preview está disponível apenas em inglês, uma pena para os usuários brasileiros que não entendem muito o idioma americano. Vale frisar que este programa é recomendado somente para usuários que desejem testar as novidades ou por programadores que estejam interessados em ajudar no desenvolvimento do navegador. Aproveite o novo Firefox e análise bem se ele realmente está perdendo a posição para outros navegadores.

ImportantePrós
  • Estável
  • Trabalha com os plug-ins independentes
  • Novo layout
  • Carrega páginas ainda mais rápido
  • Mecanismo experimental do Direct2D ajuda muito
ImportanteContras
  • Pode apresentar erros

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Daniel Daniel
    em 3/3/2013 às 14:38h
    versão: 3.7 Alpha 5 2

    a Pior versão da Firefox tudo que está em beta e alpha não compensa baixar é uma porcaria.

  • lucas afonso pereira chagas lucas afonso pereira chagas
    em 27/1/2011 às 12:13h
    versão: 3.7 Alpha 5 1

    E o pior que ja vi na minha vida

  • ABC ABC
    em 21/10/2010 às 20:42h
    versão: 3.7 Alpha 5 3

    É bom mas acho o Mozilla Firefox 4 beta 8 melhor mais bonito e mais rápido.Para quem não sabe o minefield é a versão beta do Firefox 3.7, então por isso ACHO que baixar a versão 4 seria melhor que baixar esse minefield, pois é uma versão mais nova.

  • Theuuz Souza Theuuz Souza
    em 19/6/2010 às 07:28h
    versão: 3.7 Alpha 5 5

    Sou cliente Mozilla há uns 4 anos e nunca me decepcionei com o Firefox! ÉR sério mesmo, ér um navegador com o que me indentifiquei muito! Cara, só o Firefox mesmoo!

  •  Razor Razor
    em 16/6/2010 às 14:00h
    versão: 3.7 Alpha 5 5

    Essa versão vai arrebentar, mt bom, bem rápido, e olha hein q ainda é ALPHA!! É meio perigoso usar programas alpha mas esse nem parece que é, e Zellic não existe navegador pago ele é só pra testa pq é alpha ou seja é perigoso adota-lo como navegador padrao mas vc pode usar ele por quanto tempo quiser ;)

  • MoovUp MoovUp
    em 9/5/2010 às 21:23h
    versão: 3.7 Alpha 3 3

    Quando eu instalei ele, automaticamente ele desinstalou a outra versão que eu tinha do firefox e também ele é todo em inglês, e quase nenhum dos complementos prestão pra ele.

  • Vinicius Guerra Vinicius Guerra
    em 9/5/2010 às 00:47h
    versão: 3.7 Alpha 3 5

    Alguns bugs ainda existe por ser Alpha 5 , mas está bem mais veloz mesmo e sites pesados e q tem Java , ele abre bem mais rápido ! Diria até q em termos de velocidade está próximo do Chrome 5 ! Em breve teremos a versão Beta e muitos bugs serão consertados ! Nota 8 para o 3.7 e em breve 10 quando sair a final !

  • Bruno Bruno
    em 7/5/2010 às 11:16h
    versão: 3.7 Alpha 3 5

    Sem dúvida nenhuma o Mozilla Firefox é o melhor navegador que existe! Uso ele desde a versão 2.0 e nunca me desapontei. Acompanhei seu desenvolvimento e vi ele melhorando a cada nova versão lançada. Essa versão pode ser imcompatível com alguns sites e plugins, mas tenho certeza que a Mozilla vai corrigir esses erros... Lembrem-se: essa versão NÃO É A FINAL! Tenho certeza de que a Mozilla ainda vai corrigir todos esses erros e deixar o Firefox ainda muito melhor!

  • guilherme guilherme
    em 24/4/2010 às 17:00h
    versão: 3.7 Alpha 3 5

    Nunca fui fãn do firefox.... Mas esse navegador é mto bom

  • Zellic Zellic
    em 28/3/2010 às 19:49h
    versão: 3.7 Alpha 3 5

    Pow toda vez que eu acho um navegador decente. ele é de teste ou nao é gratuito !

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(1.076 segundos)