NVDA 2014.2

NVDA

2014.2

Um leitor de tela em código aberto para Windows que vai ajudar a deficientes visuais na inclusão digital



NVDA é uma plataforma para a leitura de tela, um programa em código aberto que vai “ler” o Windows para facilitar a inclusão digital de deficientes visuais.

NVDA é um acrônimo para “NonVisual Desktop Access”, traduzido para o português, significa desktop de acesso não visual.

Leitura sintética

A base do programa é a leitura sintética de textos localizados abaixo do cursor do mouse. Ou seja, após o aplicativo ser configurado ele se torna capaz de fazer a leitura de qualquer texto, fazendo com que seja possível o uso do computador por deficientes visuais. O programa está disponível em até vinte idiomas diferentes, o que faz dele um aplicativo realmente inclusivo.

Configurações

O NVDA é bastante discreto e funciona por meio de um ícone na bandeja de relógio do Windows. Obviamente a sua configuração deve ser feita por algum não deficiente visual, porém, depois de configurado e de algumas instruções, qualquer um pode utilizá-lo normalmente.

NVDA

É possível configurar um atalho do teclado (no caso a tecla Caps Lock) para ativar o programa. Deste modo, sempre que o deficiente iniciar o uso do computador, pode ativar as configurações salvas anteriormente sem o auxílio de ninguém, garantindo assim sua autonomia.

As possibilidades de configuração são diversificadas e incluem opções de voz, de braile, de teclado, de mouse, de sintetizador, apresentação de objetos, exibidores virtuais, formatação de documentos e dicionários de fala. Em cada seção das configurações é possível adaptar o programa para usos específicos, algo de extrema utilidade.

Imagens do NVDA

NVDA
Prós
  • Variedade de configurações
  • Programa em 20 idiomas diferentes

Nossa opinião sobre o NVDA:

NVDA é uma belíssima iniciativa de inclusão digital, principalmente por ser gratuito. O programa é bem desenvolvido e funciona corretamente, além de chamar atenção pela grande variedade de idiomas e configurações. Fácil de ser instalado, leve e discreto, ele não vai interferir no bom funcionamento do computador.

Além disso, com este aplicativo um deficiente e um não deficiente visual poderão compartilhar o computador de modo prático e sem que um “atrapalhe” o outro, afinal, o NVDA dispõe de atalhos no teclado para ativação/desativação. Por fim, outro ponto positivo é a possibilidade de salvar suas configurações, fazendo com que o deficiente seja mais autônomo no uso de um PC.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Derick Dönacci Hiro Derick Dönacci Hiro   em 15/7/2014 - versão: 2014.2

    Melhor sintetizador de voz gratuito que já vi!

  • Douglas Douglas   em 13/11/2012 - versão: 2012.3

    sou usuário antes de perder a visão e agora que estou cego e posso dizer que ele tá se tornando um dos melhores, não fica em praticamente nada atras dos leitores pagos, em breve será o melhor com alguns ajustes que ainda falta.

  • Valmir França da Silva Valmir França da Silva   em 13/2/2011 - versão: 2010.1

    Sou programador e usuário deste leitor de telas. Possui 2 grandes vantagens sobre outros leitores de tela: possui muitos atalhos no teclado para alterar suas configurações dispensando o acesso ao painel de controle; e é rápido na resposta, não há um atrazo que se costuma notar entre a ação no teclado e a resposta na voz.

Ver todos os comentários »