O Cortiço

O Cortiço

Em Português

Conheça a obra Naturalista mais importante da literatura brasileira, do autor Aluísio de Azevedo



Aluísio de Azevedo publicou O Cortiço em 1890, tendo sido a obra mais proeminente do Naturalismo brasileiro. Há quem diga que o livro trata dos personagens que vivem lá, mas alguns defendem a teoria de que o personagem protagonista da história é o próprio cortiço, já que todo o enredo se desenvolve à volta dele.

Durante a leitura, você perceberá que os acontecimentos são alegorias da sociedade, na época da publicação. João Romão é um dos personagens centrais, pois é ele quem constrói o imóvel. Ele possui uma empregada que trabalha para ele praticamente de graça, a Bertoleza. O autor até denuncia o preconceito racial, deixando claro na obra que Bertoleza só trabalha sem receber, pelo fato de ser negra.

Nossa opinião sobre o O Cortiço:

O cortiço, através de personagens muito bem construídos, retrata a ganância, o egoísmo e a falta de escrúpulos daqueles que lá viveram. As pessoas honestas da história são rapidamente induzidas a mudar seu caráter e acabam sucumbindo à maneira podre, quase animal, de viver.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Erikson Erikson   em 21/5/2012 - versão:

    Bom...me pediram para ler essa obra na escola eu tentei mas foi quase impossível. A obra em si é muito importante para a literatura mas "cá entre nós" ela é muito chata conseguia ler no máximo 1 página, mas leiam pois é super importante! xD

  • Italo Italo   em 21/11/2010 - versão:

    Pra quem é culto e gosta de ler

  • Mario Mario   em 28/8/2010 - versão:

    so lendo mesmo. e bom vc fazer isso

Ver todos os comentários »