PDFaid

PDFaid

Esqueça as restrições do PDF com esse aplicativo para manipular seus arquivos


OBSERVAÇÕES
  • O programa cria apenas arquivos online. É necessário utilizar uma impressora PDF para arquivar o documento em seu computador.

Uma das extensões de arquivo mais utilizadas é o PDF (Formato de documentos portáteis) devido a sua praticidade para transportá-los ou enviá-los. Porém, o formato oferece boas possibilidades de edição.

O PDFaid foi criado com o objetivo de oferecer novas formas de manipular arquivos em PDF. Com ele, você poderá compilar vários documentos em um, bem como desfragmentar um arquivo, inserir marca d’água no texto e outras opções. E isso tudo sem precisar instalar, pois o programa é online. Basta acessar o site e começar a usar os serviços.

Começando a edição

Antes de começar a editar, é importante fazer o cadastro. O site possui três tipos de opções de acesso, cuja diferença fundamental é o tamanho do arquivo que pode ser criado ou manipulado:

  • Grátis: para qualquer usuário com limite de arquivo até 200 KB.
  • Prata: para usuário cadastrado com limite de arquivo até 400 KB (também gratuito).
  • Ouro: para assinante. Com custo de US$ 10 ao mês, o limite de arquivo é de até 20 MB.

Já na página inicial, aparecem todas as opções de modificações de arquivos, contando sete até o momento, com mais duas em andamento.

Funções do PDFaid

PDF Watermark – Aqui é permitido criar uma marca d’água no documento. Vale ressaltar o detalhamento como escolha do tipo, cor e tamanho da fonte, bem como posicionamento e o grau de rotatividade que a palavra possuirá.

Image to PDF – Aqui você pode selecionar até oito imagens e criar um único documento com elas.

HTML to PDF – Transforma em PDF uma página da web.

PDF Joiner – Essa opção permite reunir vários arquivos PDF em um só.

PDF Splitter – Aqui você faz o contrário, pode desmembrar um arquivo. Por exemplo, se seu PDF tem 20 páginas, mas você deseja criar um arquivo utilizando apenas as páginas 13 e 14, essa é opção certa.

PDF Rebrander – Capta todos os links em um PDF.

Office to PDF/XPS – Essa opção oferece a possibilidade de transformar arquivos do Office em PDF ou XPS (formato parecido com o PDF criado pelo Windows).

Em todos os casos, as páginas têm etapas parecidas. Existem os botões para adicionar arquivos, seguidos da configuração, quando houver, e o botão abaixo para finalizar. Depois de concluído, a tela abaixo aparece. Basta clicar em “Click Here” para abrir o documento finalizado.

Imagens do PDFaid

Prós
  • Site intuitivo, fácil aprendizado para manuseá-lo
  • Realiza o processo rapidamente.
Contras
  • Interface pouco atraente.
  • Limitação de até 400 KB por documento na versão gratuita.
  • Não gera o PDF automaticamente

Nossa opinião sobre o PDFaid:

PDFaid é um excelente método para manipular arquivos PDF. Embora não se possa fazer alterações no conteúdo, a possibilidade de desmembrar um arquivo em dois ou juntar várias partes de arquivos são úteis e resolvem de forma simples algo que faz muita gente quebrar a cabeça.

Mas o programa não apresentou problemas, realizando todas as funções corretamente. A marca d água é um dos mais interessantes, que funciona bem, mas peca por não oferecer o recurso de inserir imagens. Algo que também pode incomodar é o fato de não poder editar o documento. Por exemplo, se você desejar juntar três arquivos com uma imagem cada, é criado um PDF com três páginas, com uma imagem em cada, e não todas na mesma folha.

O tempo de conversão é bem rápido, levando poucos segundos para executar as funções, exceto quando se tenta trabalhar com mais de seis arquivos de uma vez. Boa parte de suas opções pode ser realizada perfeitamente com uma impressora PDF, mas por ser um programa online e sem necessidade de instalação, vale a pena ser conferido.

A interface é bem simples e seu tom pastel não contribui em nada  para torná-la atraente, mas é muito funcional. Apesar de o site estar todo em inglês, os serviços estão bem ilustrados e os controles são bastante intuitivos, capazes de serem usados perfeitamente por um usuário iniciante.

As opções ainda são poucas, mas o site promete novos recursos para breve, como retirar imagens de arquivos PDF.  Para o site ficar mais completo, faltou uma opção para converter o arquivo para outros formatos, e a opção de gerar o PDF automaticamente, sem necessidade de uma impressora específica. A possibilidade de editar o conteúdo também não  seria ruim.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Aldo Vieira Aldo Vieira   em 16/8/2011 - versão:

    Baseado nas restrições supra mencionadas, nota 10 para o programa PDFill PDF Tolls.

Ver todos os comentários »