Pearltrees 1.0.16

Pearltrees

1.0.16
  • Gratuito
  • Para Web Flash
  • Atualizado em 5/12/2011
  • Pearltrees Team
  • Acessar
    Gratuito

Monte árvores com os assuntos dos seus maiores interesses neste novo tipo de rede social baseado em assuntos

Por Luísa Barwinski

Todos os tipos de rede social que temos notícia até hoje se baseava na simples conexão entre pessoas a partir do objetivo de conhecer novos amigos e estabelecer novos contatos. É uma relação bastante simples: você busca pelas pessoas as quais já conhece e, a partir delas, começa a estabelecer novos laços. Esse processo também pode acontecer quando entramos em comunidades onde podemos discutir temas do nosso interesse.

Mas e se esse processo fosse invertido? Em vez de tratarmos as pessoas como os principais nós das redes sociais, que tal colocarmos os holofotes nos assuntos? É o que acontece com o Pearltrees. Enquanto as outras redes colocam os assuntos em segundo plano, nesta rede ele é o carro chefe. É bastante fácil entender como acontece. Digamos que você tem três assuntos de sumo interesse: tecnologia, origamis e culinária mediterrânea.

Conecte aos seus assuntos!

Em vez de procurar uma comunidade, fórum ou grupo, você só precisa encontrar uma “pearl” (pérola) daquele assunto que lhe interessa e, com eles, montar as suas “pearltrees”. O conceito de “trees” vem da palavra árvore, já que toda a ligação de assuntos consistem interligar a suas pérolas de assuntos em estruturas parecidas com árvores – ou seja, traços que definem a relação deste tema em particular com a sua “grande árvore” de conhecimentos.

Procure por novos assuntos!

“E onde entra o lado social nisso tudo?”, você pode perguntar. Ora, os conteúdos não vão parar no Pearltress porque um oráculo resolveu inserir pérola por pérola naquele espaço, não é mesmo? Quando se conecta um novo “pearl” na sua árvore, você está adicionando, também, uma pessoa. Tudo isso se baseia na troca de conteúdos e experiências a respeito de qualquer assunto que alguém possa demonstrar interesse – qualquer assunto mesmo.

Faça buscas!

Interessado? Faça seu cadastro e comece a pesquisar os temas que você mais gosta. É bastante simples e logo depois de finalizar seu cadastro, basta clicar em “Search” e digitar o que você procura saber mais. Depois de encontrar algum “pearl” que combine com a ideia principal, arraste-o para a caixas na área central e inferior do seu Pearltrees. Em seguida, clique em “Home” e arraste a pérola para a sua “tree”.

Adicione novas pearls!



Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Pearltrees e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Enquanto outras redes sociais se preocupam apenas em tratar de assuntos quaisquer e manter o foco em relações pessoais, o Pearltrees oferece um enquadramento totalmente diferente aos seus usuários. A história começa no visual desta rede. Para poder fazer uso, você precisa ter o Flash Player 10 ou superior instalado no seu computador. Isso é preciso para que você consiga arrastar as pérolas e criar novas árvores de assuntos.

De maneira geral, é interessantíssimo ver como as redes podem evoluir de maneira que você possa compreender e fazer o seu próprio diagrama de conexão entre os nós - coisa que era feita apenas pelos pesquisadores do assunto e experts em análise de interações humanas mediadas pelo computador. É muito interessante observar como você pode estar ligado a uma série de conceitos, assuntos e pessoas de uma só vez e através de um simples cordão preso a uma “pérola”.

ImportantePrós
  • Interface intuitiva
  • Modelo inovador
ImportanteContras
  • Não há versão em português

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Bruno Fal Bruno Fal
    em 5/11/2010 às 15:54h
    versão: 1.0.5 5

    Excelente!!!! Descobri por acaso quando foi criado e por causa dele abandonei diversos aplicativos de bookmarks e similares entre eles o Stumble Upon e o Delicious Bookmarks. Absolutamente inovador, lhe permite manter uma organização versátil de todos seus favoritos. Recomendo, não vai se arrepender!

Ver todos os comentários »

Requerimentos

  • Flash Player 10 ou superior

Shopping Baixaki





(0.145 segundos)