Pikluk

Pikluk

Tenha controle sobre o que as crianças fazem na internet com um navegador feito para elas


REQUERIMENTOS

A internet não é um lugar seguro para as crianças navegarem livremente. Não só pela variedade de coisas impróprias para essa idade, mas pela quantidade de ameaças de vírus e pragas que alguns sites possuem. Proibir de usar o computador não é uma boa ideia, pois isso pode provocar um retrocesso para a criança que deve ter o computador como ferramenta de estudos e diversão.

Pikluk é software que permite aos pais e responsáveis controlar os sites e emails que as crianças podem acessar. Isso previne que pessoas com má índole consigam prejudicar a educação e os bons costumes da a família.

Configurações

O programa atua basicamente em duas plataformas: o site oficial do programa na internet e o navegador que ele disponibiliza para download. Antes de começar a usar o software, o responsável precisa fazer algumas configurações no site do programa.

Selecione os sites que a criança pode ver.

Primeiramente, faça um cadastro no site para ter uma conta de administrador do aplicativo. Em seguida, crie uma conta para a criança que irá utilizar o navegador Pikluk. Agora, vá até a aba “websites” e insira/edite os sites que você recomenda e aprova o conteúdo.

Observação: apesar de liberar apenas alguns sites, nada impede que a criança acesse outros endereços por meio de buscas na internet ou links que direcionam o usuário para fora da página inicial. Normalmente, sites com conteúdos infantis, como a Discovery Kids e Disney, não fazem isso e são uma ótima opção de entretenimento para a criançada.

Para liberar o email, o responsável precisa ir à página inicial do Pikluk e permitir o acesso. Em seguida, ele deve cadastrar os endereços de emails que a criança pode se comunicar. Isso evita spams e emails de pessoas desconhecidas.

Modo Kiosk

Para aumentar a segurança da criançada no computador, é possível ativar o modo Kiosk, o qual consiste em um sistema que não deixa os pequeninos fechar o navegador do Pikluk. Dessa forma eles não acessam outras ferramentas do computador para não danificá-lo. Esse sistema só pode ser desativado inserindo a senha do responsável.

Permite selecionar o conteúdo que pode ser visto.

Limitações

Como serviço gratuito, ele permite adicionar apenas uma conta, ou seja, uma criança. Além disso, ele permite liberar apenas cinco sites para a criança navegar. Para ter acesso ilimitado de recursos, o usuário precisa pagar para fazer um “upgrade” na conta.

Imagens do Pikluk

Permite selecionar o conteúdo que pode ser visto. Selecione os sites que a criança pode ver. Tela de login do aplicativo. Caixa de email da criança. Sites que podem ser visitados pela criança.
Prós
  • Não permite que as crianças acessem outros aplicativos do computador.
Contras
  • Não evita que seja acessados outros serviços perigosos na internet.

Nossa opinião sobre o Pikluk:

A interface de Pikluk é bastante bonita e fácil de manusear. Ela possui ícones grandes e animados que tornam a navegação muito mais divertida. Além disso, é uma ótima forma de manter as crianças pequenas ocupadas de forma segura.

Os pais não precisam ter um conhecimento avançado para instalar o aplicativo ou mesmo configurar as principais opções do programa, basta algum conhecimento em inglês para entender as instruções do site. Apesar das vantagens, ele se demonstrou um pouco lento no carregamento inicial, o que pode ser ruim em computadores com configurações mais modestas.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?