Poseidon for UML Community Edition 8.0.0

Poseidon for UML

Community Edition 8.0.0

Excelente ferramenta de modelagem para a criação de diagramas UML


OBSERVAÇÕES
  • Não permite salvar os modelos criados.

Poseidon for UML é uma ferramenta excelente ferramenta criada para facilitar a criação de diagramas UML, muito utilizados para especificação de projetos dos mais variados tipos, não apenas na área de tecnologia.

Com ele o usuário é capaz de desenvolver diagramas de classe, caso de uso, interface, componentes, colaboração, atividade e muitos outros. Além de ser poderoso o Poseidon for UML é também muito fácil de utilizar e conta com uma interface muito amigável.

A interface

Poseidon for UML apresenta uma interface muito simples, mas extremamente funcional. A pequena barra de tarefas colocada no topo da tela possui todas as ferramentas necessárias para criar qualquer tipo de diagrama e também editar opções de visualização.

Além disso, um coluna com todas as opções de componentes e figuras pode ser facilmente localizada à esquerda da tela. Com apenas dois cliques o usuário consegue inserir atores e classes, além de criar relacionamento entre eles. Tudo bem simples e ao alcance do mouse.

Interface da aplicação

Criando classes, relacionamentos, atributos...

Para criar classes, atributos, relacionamentos, etc. é muito fácil, basta clicar no botão da barra de tarefas correspondente ao objeto desejado e dar um clique na posição que deseja inseri-lo.

Para modificar nome e valores de qualquer objeto basta clicar duas vezes sobre ele e escrever. Clicando com o botão direito do mouse sobre qualquer componente é possível acessar a opção “Properties” (propriedades), a qual exibe um tela para que o usuário possa editar as configurações do objeto.

Exportação, full screen e banco de dados

Crie vários tipos de modelosO Poseidon for UML torna a vida do usuário ainda mais fácil na hora de salvar o modelo criado. Isso porque é possível exportar todo o trabalho desenvolvido no formato de imagem, possibilitando que as imagens sejam inseridas em arquivos de texto, por exemplo.

Outra funcionalidade interessante no Poseidon for UML, e não muito comum em aplicativos do gênero, é a possibilidade de o usuário poder executar a aplicação em tela cheia e, assim, visualizar melhor os diagramas criados.

Além disso, o programa também oferece a opção para conexão com qualquer banco de dados presente no computador. Diversas outras configurações de visualização também podem ser alteradas, basta acessar a opção desejada na barra de menus do aplicativo.

Imagens do Poseidon for UML

Interface da aplicação Crie vários tipos de modelos
Prós
  • Interface amigável.
  • Fácil de utilizar.
  • Permite a criação de vários tipos de modelos.
  • Possibilita a exportação dos modelos para imagem.
Contras
  • Não possui tradução para o português.

Nossa opinião sobre o Poseidon for UML:

Se você trabalha com modelagem de sistemas em projetos não pode deixar de conferir esta excelente ferramenta de modelagem. Além de ser muito fácil de utilizar, o Poseidon for UML é muito leve e não interfere na execução de outras aplicações.

Um pequeno problema, no entanto, é o fato da ferramenta não possuir tradução para o português. Isso pode dificultar um pouco o uso da aplicação por aqueles usuários que não dominam muito bem o idioma inglês.

No entanto, as demais facilidades que o Poseidon for UML possui valem um tempo para conferir o aplicativo. Criar modelos UML pode ser muito simples com esta ótima ferramenta.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • André Banderas André Banderas   em 28/12/2010 - versão: Community Edition 8.0.0

    Esse programa não salva se você não possuir uma licença... Comunity Edition, piada...

  • Rafael Macedo Rafael Macedo   em 10/12/2010 - versão: Community Edition 8.0.0

    Minha primeira impressão é de um programa muito útil. Já "fucei" alguns recursos baseado nas aulas da faculdade de sistemas de informação. Talvez o utilize para os próximos projetos.

  • chucky515 chucky515   em 2/6/2010 - versão: Community Edition 8.0.0

    Legal gostei bem facil de usar

Ver todos os comentários »