PTable

PTable

  • Em Português
  • Gratuito
  • Para Web
  • Adicionado em 5/10/2009
  • Michael Dayah
  • Acessar
    Gratuito

Tabela periódica com informações completas para ajudar você a gabaritar as questões de química no Enem

Por Marluce Alessandra Peron Garcia

Os pré-vestibulandos já começam a sentir a pressão quando o final do ano se aproxima, assim como o processo seletivo para o qual estão se preparando desde muitos meses atrás. Com novas normas para ingressar em uma universidade, agora o novo Enem também contribui para a aflição dos estudantes.

Eles podem se tranquilizar com a disponibilização das questões com o gabarito, devido ao adiamento do Enem — clique aqui para fazer o download das provas e a página de respostas. É o momento ideal para testar seus conhecimentos resolvendo a prova sem o compromisso com preencher bolinhas corretamente e pedir permissão para dar uma pausa.

Ainda é possível utilizar um material de apoio caso a memória não esteja colaborando ou para dar um auxílio nas matérias mais complicadas para relembrar fórmulas e equações. Na área de química, a ajuda de uma tabela periódica é sempre bem recebida.

Tabela periódica dinâmica

“Periodic Table”

O serviço PTable fornece uma tabela periódica, em versão atualizada, para você consultá-la quando precisar saber a disposição dos elementos químicos e suas respectivas famílias, exibindo informações fundamentais que os caracterizam: número atômico, massa atômica, nome e símbolo químico.

A novidade ficar por conta do dinamismo em que esses dados são apresentados. Selecionando a opção “Propriedades”, quando você clicar em um dos elementos, vão aparecer as informações quanto ao ponto de fusão e ebulição, eletronegatividade, potencial de ionização, porcentual de abundância na crosta terrestre, ano em que foi descoberto, entre muitos outros.

Propriedades do elemento químico

Na aba “Orbital”, é exibida a distribuição dos elétrons nas camadas do átomo e a configuração eletrônica por níveis de energia de acordo com Linus Pauling, além de mostrar como seria a geometria molecular caso o último elétron ficasse em um determinado nível.

Distribuição dos elétrons nas camadas

Já em “Isótopos” você confere, como o nome já indica, todos os isótopos de determinado elemento. PTable informa a massa atônica, abundância, grau de estabilidade e outros dados. Lembrando que são chamados de “isótopo” os átomos de um elemento que apresentam o mesmo número de prótons.

Isótopos de um elemento

É na aba principal que encontramos informações gerais e detalhadas sobre cada elemento da tabela periódica. Os elementos são coloridos conforme sua classificação: os metais alcalinos são alaranjados; os gases nobres, azuis; e assim por diante. Ao passar o cursor do mouse em cima da classificação, são destacados os elementos pertencentes àquele grupo.

Parceria com a Wikipédia

PTable possui uma espécie de parceria com a Wikipédia. Quando você clica em qualquer um dos elementos químicos da tabela, uma nova janela é aberta com a página da enciclopédia sobre o elemento. Você ainda pode selecionar as outras duas opções, “Video” e “Photos”, para conhecer as aplicações do elemento.

Conheça as aplicações do elemento

História da tabela dos elementos

A primeira tabela periódica surgiu no século XIX, com o químico russo Dmitri Mendeleiev. Ele havia organizado os elementos de acordo com a massa atômica de cada um e colocando-os em ordem crescente. Depois, formou grupos com aqueles que possuíam propriedades semelhantes. Devido à sua organização bastante eficiente, o formato da tabela de Mendeleiev ainda é usado atualmente, com a adição de várias informações sobre as características químicas e físicas dos elementos.




Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o PTable e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

PTable é um excelente serviço da Web 2.0 que atende as necessidades de estudantes do Ensino Médio, pré-vestibulandos e universitários da área de Química. Isso porque você possui liberdade total para selecionar o que deseja visualizar na tabela periódica (nome do elemento, massa atômica e número de elétrons em cada camada).

Caso queira se aprofundar nas propriedades específicas de cada elemento, pode navegar pelas abas e informar-se sobre diversas características, chegando a ser apresentado à geometria do átomo e o estado em que o elemento se encontra em determina temperatura.

Além de todas as vantagens quanto à funcionalidade de PTable, você consegue acessar informações sobre os elementos na página da Wikipédia sem precisar abrir uma nova aba ou janela. E ainda os dados contidos na tabela periódica foram recentemente atualizados!

ImportantePrós
  • Tabela periódica atualizada com dados completos sobre os elementos
  • Possui versão para impressão

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Pedro Moraes Pedro Moraes
    em 12/5/2011 às 21:01h
    versão: 5

    Estava procurando uma tabela periódica completa e esta é

  • Ezequiel Arcanjo Ezequiel Arcanjo
    em 4/11/2009 às 10:29h
    versão: 3

    Muita informação importante! Muito bom pra quem quer tirar uma duvida ou aprender algo novo.

  • Rafael Vasconcelos Vieira Rafael Vasconcelos Vieira
    em 7/10/2009 às 11:29h
    versão: 5

    Excelente.. completa e funcional.. pra melhorar, só uma versão offline!

Ver todos os comentários »

Requerimentos


Shopping Baixaki





(0.055 segundos)