Pure CSS Menu

Pure CSS Menu

  • Gratuito
  • Para Web
  • Adicionado em 20/7/2009
  • Pure CSS Menu
  • Acessar
    Gratuito

Automatize a criação de menus para websites usando CSS com esta ferramenta

Por Luciano De Sampaio Soares

O CSS (Cascading Style Sheets) é um dos principais padrões da internet hoje. É através das opções de formatação permitidas por estas marcações que desenvolvedores formatas seus sites. Além de todas as opções de diagramação permitidas pela linguagem, seus códigos ainda podem gerar interação dinâmica com os usuários.

É para ajudar desenvolvedores que não sejam muito familiares com a sintaxe CSS – ou que realmente não podem perder tanto tempo envoltos nesses códigos – que o Pure CSS Menu existe. Através das ferramentas do site, é possível criar menus de diferentes níveis de complexidade, inclusive com submenus hierárquicos.

 

Aba ItensPara conseguir seu intento, o site oferece três abas onde você irá definir os dados do seu menu. Em Itens, você determina cada link do menu, e a hierarquia entre eles, numa visualização de árvore semelhante à do Windows Explorer.

Para editar as informações contidas nesse item, o painel Item Parameters (parâmetros de item) na parte inferior da tela é usado. Ali é possível determinar o texto que será mostrado no menu, o endereço da internet para onde o item aponta, uma tip (dica) do link, e se o mesmo deve ser aberto na mesma aba ou não.

Na aba Parameters é possível alterar a fonte e as cores usadas no menu. Os alfabetos disponíveis para o menu são aqueles comumente usados na web, para garantir a compatibilidade e a estabilidade do layout. A alteração das cores pode ser feita através do código HEX da cor desejada, ou selecionando-a com o mouse em uma tabela de cores. As cores listadas na coluna da esquerda são relativas ao menu em estado normal, e as da direita se referem aos itens de menu sob o ponteiro do mouse. De baixo para cima, a seleção de cores se refere ao texto, ao fundo e à borda.

A terceira aba permite a você selecionar qual o Template (modelo) do seu menu em criação. Até o momento, os modelos disponíveis são oito, variando desde layouts horizontais minimalistas até menus verticais muito semelhantes aos menus contextuais do Windows.

Templates

Após selecionar o modelo para o menu e adaptar seus itens e parâmetros para aqueles que melhor se encaixam em seu projeto, basta você clicar no botão download e salvar o arquivo ZIP. Ao descomprimir este ZIP você receberá um arquivo HTML com o estilo e a formatação do menu, para ser aplicado no seu projeto e, dependendo do template que você escolheu, uma pasta com as imagens necessárias ao menu. Naturalmente, em menus que usem imagens, você precisará editar o código para incluir o endereço onde você guardou as imagens recebidas.



Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Pure CSS Menu e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Uma ferramenta prática e que – surpreendentemente – entrega exatamente o necessário, ao contrário da maioria dos sites que facilitam a geração de códigos, que costumam entregar arquivos pesados e mal-formatados. O Pure CSS Menu entrega um código limpo e relativamente leve, inclusive com os resguardos de compatibilidade com o Internet Explorer 6, conhecido por não trabalhar direito com CSS mais avançado.

Apesar de limitar um pouco as possibilidades de criação por depender de templates, o Pure CSS Menu é um daqueles sites que devia ser favoritado por qualquer pessoa que trabalhe criando para web. No mínimo, o serviço oferecido pode economizar muito tempo.

ImportantePrós
  • Acelera o processo de criação de menus dinâmicos em CSS
  • O código retornado pelo site já tem resguardos contra incompatibilidades do IE6
ImportanteContras
  • Algumas edições no código são necessárias quando o template utilizado apresenta imagens

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Nick Sitt Nick Sitt
    em 4/10/2012 às 12:01h
    versão: 5

    Basta saber o que é CSS, em poucos segundos é possível perceber a simplicidade, agilidade e praticidade da ferramenta

  • aliff aliff
    em 28/10/2009 às 22:22h
    versão: 5

    muito bom mesmo sem duvida facil e online

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.156 segundos)