*

Quick, Draw! 1.0

Quick, Draw!

1.0
  • Gratuito
  • Para Web
  • Adicionado em 18/11/2016
  • Google Inc.
  • Acessar
    Gratuito

Brinque de adivinha com o computador para melhorar o sistema de machine learning da Google

Publicidade

Quick, Draw! é uma brincadeira desenvolvida pelos engenheiros da Google para testar a capacidade de reconhecimento de seu sistema de machine learning – no qual a máquina aprende com suas ações. A ideia, aqui, é que você desenhe todo tipo de assunto no site do projeto para que a plataforma tente adivinhar o que está sendo representado na tela.

Claro que não se trata de algo maçante ou muito quadradão: a Gigante das Buscas fez com que todo esse esquema adquirisse um jeitão de brincadeira, com direito a partidas, pontuação de acordo com o seu desempenho e muito mais. De forma resumida, basta acessar a página, clicar no botão “Let’s Draw!” (“Vamos Desenhar!”) e seguir as regras e propostas do game de adivinhação digital.

Assim que a partida é iniciada, o game apresenta uma palavra e pede que você a desenhe em menos de 20 segundos, do melhor jeito que conseguir. Conformo o jogador rabisca e cria formas, o computador vai “chutando” o que aquilo pode ser, escrevendo e recitando algumas alternativas até que o tempo acabe ou ele acerte a charada. Ao todo, é necessário completar seis desses desafios curtinhos para finalizar a sessão.

Como os temas a serem desenhados são bem abrangentes – indo de objetos e estruturas até animais silvestres e partes do corpo humano –, o jogador é incentivado a entrar na brincadeira novamente para tentar marcar mais pontos sem que a tarefa se torne chata. Para que você possa avaliar a sua performance, Quick, Draw! oferece ainda uma tela final compilando seus erros e acertos e permite que o resultado seja compartilhado nas redes sociais.




Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Quick, Draw! e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Quem já brincou de adivinha com os amigos – seja com jogos como Imagem & Ação ou no bom e velho caderno da escola – entende que o fato de algum dos participantes não saber desenhar pode acabar com a diversão da brincadeira. Quick, Draw!, no entanto, é um game divertido no qual mesmo a galera que desenha apenas bonecos de palitinhos podem participar sem problemas. Por quê? Oras, porque quem vai adivinhar os seus rabiscos é um sistema de computação de ponta criado pela Google!

Para colocar à prova a habilidade de reconhecimento de formas, padrões e objetos de um de seus sistemas de machine learning, a Gigante das Buscas resolveu embutir uma espécie de teste para o brinquedinho em uma jogatina despretensiosa e que vai desafiar a sua criatividade. A tarefa é bem simples: desenhe uma sequência de seis figuras em menos de 20 segundos cada e tente fazer o seu melhor para que o computador compreenda o que você quis dizer com aquilo.

Não importa se o “jogador” utilizar o mouse do PC ou canetas stylus e o dedo em displays sensíveis ao toque, tudo o que conta, aqui, é a sua capacidade em representar os conceitos propostos pelo game da forma mais simples possível. Quando é exigido que você desenhe uma escada, por exemplo, é preciso pensar rápido se é melhor criar uma sequência de degraus como as encontradas em casas e prédios ou rabiscar uma escada portátil, ilustrando duas hastes verticais e diversas linhas horizontais entre elas.

O mais bacana é que a máquina vai dando palpites a respeito do seu trabalho em tempo real, mudando de opinião conforme novos riscos e formas vão sendo feitos na tela. As sugestões são tanto recitadas pelo sistema de texto para fala da Google quanto em um pequeno quadro na base do display. Infelizmente, como tudo está em inglês, é preciso ter um certo conhecimento do idioma tanto para se divertir com os “chutes” do computador quanto para compreender melhor os termos lançados para os desafios.

Útil e agradável

Além de a brincadeira ser bastante divertida e poder fazer com que você queime a cuca na hora de reproduzir algumas palavras mais cabeludas, vale lembrar que cada partida, acerto e erro na jogatina ajuda diretamente a ensinar o mecanismo de machine learning da Google, possibilitando que ele se torne mais preciso em produtos atuais ou futuros da empresa.

O fator replay de Quick, Draw! também fica garantido com a infinidade de temas e assuntos propostos para a atividade e o senso de competição se mostra presente graças ao recurso de compartilhar a sua pontuação diretamente no Twitter, Facebook ou Google+ – servindo como uma espécie de convite para que os seus amigos tentem bater a sua performance.

ImportantePrós
  • Divertido e imersivo
  • Palpites em tempo real
  • Acervo grande de temas
  • Jogatina rápida
ImportanteContras
  • Apenas em inglês
  • Pode oferecer desafios bem complexos

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?