Sem instalação, este aplicativo varre o computador em busca de malwares, processos inválidos e registros problemáticos

Por Andressa Xavier

Runscanner é um aplicativo focado na limpeza e na segurança do seu computador. Sua função primária é varrer o sistema (daí o termo “scanner” em seu nome) atrás de entradas inválidas no registro do Windows, processos problemáticos e, principalmente, malwares. De fato, ele busca em todos os locais do sistema a existência de arquivos que se comportem de forma suspeita.

Os resultados de suas buscas retornam itens não classificados pelo programa, ou seja, que podem conter algum vestígio de malware. É importante deixar bem claro que nem todos os arquivos por ele selecionados são, de fato, problemáticos, portanto, recomenda-se que o aplicativo seja utilizado apenas por quem realmente sabe o que está fazendo.

Além disso, o Runscanner conta com dois perfis de uso: um básico, para iniciantes, que apenas faz buscas e emite relatórios sobre o sistema; e outro avançado, para utilizadores mais inteirados do assunto, capaz de fazer as modificações já descritas e ainda acessar todos os demais recursos do aplicativo.

Runscanner

Método básico

Quando você executa o arquivo do Runscanner, uma pequena tela surge na tela. Selecionando a opção “Beginner mode”, o programa vai verificar todo o sistema em busca de problemas. Aqui, você não realiza qualquer alteração, tendo acesso somente às informações contidas nos relatórios gerados pelo aplicativo.

Método avançado

Na tela inicial do Runscanner, você pode escolher a opção “Expert mode”. Agora, você tem acesso ao programa completo e todas as suas funções. São duas abas principais, uma para a busca de malwares (“Malware hunting”) e outra repleta de aplicações extras contidas no programa (“Extra stuff”).

A barra de ferramentas do Runscanner permite ainda que você salve o registro de informações sobre o sistema (“Save log file”), faça uma análise geral online de todo o seu computador (“Online analisys”) e, a função principal do aplicativo, varra o PC em busca de malwares e arquivos problemáticos (“Scan computer”).

Runscanner

Funções extras

Na guia “Extra stuff”, estão aplicações extras do Runscanner. São elas, na ordem em que aparecem no programa:

  • Lista de programas iniciados junto com o Windows;
  • Gerenciador de processos;
  • Lista de aplicativos instalados;
  • Editor de arquivo de host;
  • Histórico de uso e de backups.

Importante

Antes de instalar o " Runscanner " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Runscanner e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Runscanner é uma ótima opção para encontrar problemas no Windows relacionados à presença de malwares, além de trazer consigo uma série de aplicativos extras que dão um controle mais amplo sobre o sistema para quem o usa. Isso é importante para aqueles que gostam de deixar a máquina funcionando perfeitamente e sem “sujeiras” desnecessárias.

Aqui, a ressalva fica apenas pela possibilidade de se remover do computador algo que não poderia ter sido apagado. Isso exige conhecimentos mais avançados, o que pode fazer do Runscanner um programa inútil para boa parte daqueles que precisam de mais agilidade para manter o sistema livre de arquivos inúteis.

O grande problema do Runscanner é seu visual, nada moderno e até um pouco confuso. Sua interface é um pouco bagunçada e deve atrapalhar bastante principalmente quem é iniciante na utilização deste tipo de aplicativo. Para estas pessoas, indicam-se programas mais automáticos e com funções semelhantes, como o CCleaner ou o Easy Cleaner.

Entretanto, analisando apenas os recursos do Runscanner, não há muito o que reclamar. Além de amplo, o programa dispensa instalação e é bastante discreto.

ImportantePrós
  • Dispensa instalação
  • Variedade de opções
ImportanteContras
  • Visual confuso
  • Interface desorganizada

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Marcelo Marcelo
    em 7/4/2014 às 18:44h
    versão: 2.0.0.60 1

    Programa sempre trava no meio no escaneamento, não recomendo

  • Humberto Carvalho Humberto Carvalho
    em 25/12/2013 às 13:31h
    versão: 2.0.0.60 4

    Se desse a opção do idioma português do Brasil seria imbatível pois identificou o malware aartemis.com - que dezenas de aplicativos semelhante não conseguiram captar - contudo, pelo pouco de conheço de inglês, não diz como removê-lo.

  • Ivanilson Alves Ivanilson Alves
    em 25/5/2012 às 13:22h
    versão: 2.0.0.60 5

    Baixei este software meio sismado quanto aos resultados, mas fiquei surpreso

  • maria  de fátima da silva de lima maria de fátima da silva de lima
    em 13/11/2007 às 20:17h
    versão: 1.0.3 5

    Prós: contem bastante informação,mas o prblema é que eu não domino o ingles.

    Contras: ele é todo ingles, teria que ser traduzido para o portugues.

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(1.889 segundos)