Shape Collage 3.1

Shape Collage

3.1

O programa ideal para quem gosta de montar murais com suas fotos e imagens favoritas


REQUERIMENTOS
  • Java.

O Shape Collage permite que você junte e organize suas fotos prediletas em diversos formatos diferentes. Com ele também é possível definir o tamanho do mural e o das fotos, a distância entre elas, sua quantidade, o tamanho de cada uma e, ainda, colocar bordas coloridas nelas e definir uma imagem para ficar no plano de fundo.

Utilizando o Shape Collage

"Photos"

O primeiro passo a ser dado é adicionar as fotos que integrarão seu mural, para tanto, clique no botão “+” ou arraste-as até o quadrado onde está escrito “Drag Photos Here”. Feito isso, você poderá configurar a aparência do seu mural.

"Status"

Aqui é onde é possível pré-visualizar tudo aquilo alterado por você, contudo, a pré-visualização não é automática, ou seja, é necessário clicar em “Preview” para poder vê-la.

Coração

Ao clicar em “Create” você tem três opções de formatos de arquivo salvar seu mural: JPEG (será necessário definir uma porcentagem de qualidade do mural), PNG e PSD (formato o qual lhe permitirá alterar seu mural com o Photoshop ou com o GIMP).

Se você marcar a opção “Watch layout animation” uma animação do mural sendo organizado é exibida, no entanto, isso pode fazer com que o processo demore mais.

“Shape and size”

Na área “Shape” é possível definir em qual formato suas fotos serão organizadas. Lá você pode escolher: “Retangle” (Retângulo), “Heart” (Coração), “Circle” (Círculo), “Text” (Um texto que você digitar), ou ainda, “Custom” (Opção que lhe permite desenhar o formato desejado).

 

Gato!

“Size” é o lugar no qual você altera o tamanho das coisas. “Collage Size” define o tamanho (em pixels, polegadas ou centímetros) que o seu mural ocupará na tela do computador. “Photo Size” define o tamanho individual de cada foto.

A função “# Photos” permite a você escolher a quantidade de fotos em seu mural. Caso você opte por “All”, suas fotos aparecerão somente uma vez; já se escolher a opção seguinte, elas se repetirão até alcançar o número indicado.

Em “Photo Spacing” você define a porcentagem de espaçamento entre cada foto - quanto menor a porcentagem, mais próximas as fotos estarão umas das outras. Por último, se você clicar em “Restore Defaults”, todas as suas alterações serão desfeitas.

 

 

“Appearence”

As opções na área “Background” são para você alterar o plano de fundo. Lá você define uma cor para ele (clique duas vezes no quadrado colorido para mudá-la), deixa-o transparente (“Transparent”) ou então insere uma figura como plano de fundo (“Photo”). Já as opções da área “Border” permitem que você adicione uma borda às suas fotos, podendo também escolher sua cor e grossura.

“Advanced”

Somente duas opções estão disponíveis nesta parte. No entanto, a primeira não aparenta causar qualquer diferença no resultado final, enquanto a segunda define se todas as fotos terão o mesmo tamanho ou se cada uma terá o seu próprio.

Crie uma imagem com a sua cara!

Como visto anteriormente, a opção “Custom” é a responsável por criar diversos formatos para as figuras. Mas, como usá-la adequadamente?

Um a cara do outro!

Primeiramente, adicione as fotos a serem usadas em sua figura:

Adicionar

Depois, clique em “Custom” no canto superior direito do programa:

Custom

Aqui você terá duas opções. Ou você desenha uma figura:

Desenho

Ou, então, carrega uma foto. Para isso, clique em “Load”, selecione a imagem desejada e clique em “Done”. No entanto, repare no seguinte: as fotos carregadas ficam em preto e branco (mesmo que coloridas), sendo que somente as partes da imagem com tonalidade escura serão preenchidas por fotos - já as tonalidades claras ficam sem foto alguma (o que permite a imitação de rostos).

Foto

Para que a imagem não fique gigante, ou seja, com tamanho e dimensões além do aceitável (a ponto de não caber no seu monitor mesmo que visualizada em tela cheia, por exemplo), é recomendável que você defina tamanho e largura máximos. Para isso, na área “Size”, abaixo de “Collage Size”, deixe a primeira opção como “Manual”, insira um valor de largura (“Width”), de altura (“Height”) e a unidade de medida (prefira “pixels”).

Dimensões

Agora defina o número de fotos (“# Photos”) a serem usadas e o espaçamento entre elas. Tenha em mente que, quanto maior o número de fotos, mais pesada ficará a imagem final, porém melhorando o resultado.

Ainda lembre-se de que, quanto maior o número de fotos, maior o tempo de espera até que tudo seja criado (o que exige um computador mais potente). Além disso, a porcentagem de espaçamento também interfere muito no resultado, logo, é necessário testar vários espaçamentos até chegar a um resultado consideravelmente bom.

Número de fotos e espaçamento

Na aba “Appearence” você adiciona bordas, altera a cor de fundo, muda sua transparência ou adiciona outra imagem. Já na aba “Advanced” é possível definir a angulação das fotos usadas na composição da figura final (assim como a angulação das sombras) e tornar todas elas do mesmo tamanho, evitando assim surpresas desagradáveis.

Mais opções

Enfim, clique em “Preview” para ter uma ideia de como ficará o resultado (desmarque a opção “Watch layout animation” para ganhar um pouco mais de performance) e, por último, clique em “Create” para salvar sua criação no computador (defina o local, o nome e a qualidade dela).

Preview

Confira a imagem usada como base e o resultado final (clique na figura para visualizar a imagem da direita em um tamanho maior):

Clique para vê-la maior

Possíveis problemas

Segundo o desenvolvedor do Shape Collage, há dois erros que podem vir a aparecer. O primeiro é em relação com à falta de memória no seu computador (isso acontece provavelmente por você estar mexendo com imagens muito grandes e pesadas). Já o segundo acontece quando você insere alguma imagem a qual o Shape Collage não suporte.

Imagens do Shape Collage

Tela inicial Exemplo de alteração Um gato!
Prós
  • É leve e fácil de instalar.
  • Rápida em suas tarefas.
Contras
  • Às vezes para de salvar corretamente.
  • Poderia ter mais opções.

Nossa opinião sobre o Shape Collage:

O Shape Collage é um programa absurdamente leve para o que consegue fazer. Usá-lo é uma tarefa bastante intuitiva, ou seja, você não demora quase nada para conseguir montar seu primeiro mural. Contudo, algumas opções poderiam ser mais bem desenvolvidas, pois às vezes você se sente meio limitado ao usar o programa Outro problema é que de vez em quando o Shape Collage não salva os murais corretamente. Para resolver isso é necessário reiniciar o programa.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Carla Christine Carla Christine   em 17/5/2010 - versão: 2.5.1

    esse programa é muito bom, recomendo a todos que precisam de programas que facilitem o dia a dia...

  • Alvez coporation™ Alvez coporation™   em 20/7/2009 - versão: 2.1

    Há muito que procurava um programa desses!!!!Mas não conta com um tão bom!!! Recomendo

  • Ellen Gibby Ellen Gibby   em 14/7/2009 - versão: 2.1

    O Shape Collage permite que você junte e organize suas fotos prediletas em diversos formatos diferentes. Com ele também é possível definir o tamanho do mural e o das fotos, a distância entre elas, sua quantidade, o tamanho de cada uma, e ainda, colocar bordas coloridas nelas e definir uma imagem para ficar no plano de fundo.

  • nope nope   em 14/7/2009 - versão: 2.1

    ele so monta em retangulo pq vc nao tem o numero certo de imagens quanto mais imagens melhor se tiver poco clique em #photos e em vez de all marque aonde diz 150photos(aonde tem uma caixa de testo para definir o numero de fotos)

Ver todos os comentários »