Um dos melhores softwares para conversação traz integração total com o Facebook, inclusive com videochamadas para a rede social

Por Renan Roesler Hamann

O Skype ganhou milhões de adeptos ao redor do mundo quando trouxe a possibilidade real da economia na conta de telefone para os usuários. O MSN Messenger, quando surgiu, não permitia algumas ações nas conferências sonoras, como conversa em grupo, velocidade na transmissão e qualidade no áudio.

Novo login do Skype

Nessa mesma época, surgiam os sistemas de VoIP, os quais davam possibilidades para que os assinantes fizessem ligações de longa distância a preços módicos. Mas, assim mesmo, os sistemas ainda eram mais caros do que a conexão entre dois computadores que possuíssem o Skype instalado.

Ao mesmo tempo em que foi ganhando usuários, a equipe de desenvolvimento do Skype passou a criar atualizações e adicionar funcionalidades ao software. Com isso, o que era apenas uma ferramenta de chamadas "telefônicas" passou a contar com mecanismos de videoconferência, integração com as redes sociais e muito mais.

Chat do Facebook

A integração com o Facebook, que já trazia novidades na versão Beta anterior, está ainda melhor nessa última atualização. Agora você pode acessar o chat da rede social diretamente pelo Skype, facilitando ainda mais o contato com os amigos.

Chat do Facebook

Na lateral esquerda da tela, além da lista de contatos do mensageiro e das conversas recentes você visualiza ainda a logo do Facebook, com todos os amigos listados. Quando um deles entrar no site do serviço, você já recebe uma mensagem do status online, assim como acontece com os amigos que fazem o login na conta do Skype.

Dessa forma, não é mais preciso acessar a página da rede social para conversar com os melhores amigos, já que eles estarão a um clique de distância, dentro do seu VoIP. Além disso, a integração ficou ainda melhor, já que a nova aba combina perfeitamente com o que já existia por ali.

Emoticons também no chat do Facebook

Videochamada para Facebook

A integração com o Facebook está cada vez maior no Skype. Uma das maiores qualidades do programa é o seu recurso de videochamada. Agora em sua mais recente versão, o Skype permite realizar chamadas com vídeo para todos os seus amigos do Facebook.

Para iniciar uma conversa com vídeo, basta localizar seu amigo do Facebook e clicar em "Chamada com vídeo", da mesma maneira que é feita com os contatos do próprio Skype. Seu amigo pode conversar diretamente da rede social e, portanto, não é necessário que os dois usuários estejam usando o Skype para fazer as videochamadas.

Eu curti!

Outra novidade na integração dos serviços está nas atualizações da rede social. Além de visualizar os Feeds publicados pelos amigos, você pode “curtir” por meio do Skype as postagens mais legais.

Para isso, basta clicar no ícone de coração, localizado logo abaixo da postagem dos seus amigos. Ao lado do botão “curtir” você possui também um pequeno ícone de balão, que permite a publicação de comentários sobre aquela postagem da sua rede social.

Curta e comente direto pelo Skype

Apesar de não permitir a visualização de dados do perfil, fotos e interação com os aplicativos, o Skype permite o acesso a diversas funções que só podiam ser editadas através do próprio site da rede social. Isso facilita bastante a vida dos usuários, que agora contam com a “Deeper integration” (integração profunda), em vez de apenas visualizar o conteúdo, sem maiores interações.

Outras melhorias

Além das novidades para o Facebook, a atualização do Skype ainda trouxe modificações para a barra de ferramentas que controlam novas ligações (com ícones mais descolados e redesenhados), melhorias na hora de salvar um número de telefone na seção de ligações e novidades nas chamadas em espera, facilitando a visualização de todo o conteúdo.

Novos ícones e melhorias nas chamadas

Converse com um grupo de 10 pessoas

A versão Beta do Skype 5 ganhou também a expansão do número máximo de usuários por conferência de vídeo: agora o limite é de dez participantes! Porém, essa função permanecerá gratuita somente enquanto a versão final não for liberada.

A qualidade dessas chamadas por vídeo dependem do usuário com a pior conexão, ou seja, mesmo que você tenha uma conexão de 100 Mbps, se um dos membros da conferência tiver uma de 1 Mbps, a qualidade será equivalente à dele. Contudo, seu computador precisa encontrar requisitos mínimos para poder participar delas: processador Intel Core2Duo ou melhor e internet banda larga superior a 1 Mbps.

Nessa versão passou a ser possível o envio de mensagens enquanto seu status está como offline e, além disso, foi inserida uma ferramenta que avisa o usuário quando ocorrer problemas de conexão durante chamadas de telefone.

Imagem de reprodução

Cada vez melhor

Além de permitir a ligação entre duas contas Skype por voz, imagem e também por chat de texto, hoje o Skype também possibilita que usuários comprem créditos e carreguem suas contas para que possam efetuar ligações para telefones, não apenas para outros computadores, o que garantiu a penetração do Skype no segmento antes dominado por empresas de telefonia.

Desde 2003, quando o programa foi lançado oficialmente, passaram-se sete anos e muita coisa mudou para melhor. E para aqueles que achavam que o Skype sempre esteve correndo atrás do Windows Live Messenger, agora surge uma novidade que fará com que não pensem mais isso, trata-se da videoconferência em grupo.

Interface do programa

Videoconferência em grupo

As conversas em grupo já são possíveis há muito tempo no Skype. Para criar um chat em grupo, basta clicar sobre os nomes dos contatos com a tecla “Control” pressionada e todos passam a fazer parte de uma mesma aba de conversação no programa. Para transformar o chat em um chat com áudio, é necessário clicar sobre “Ligar para o Grupo”.

Agora o mesmo recurso para conversas com vários usuários também está disponível para videoconferência em grupo. Você pode se conectar com até 4 outros usuários (totalizando 10 usuários em um chat) que possuam o Skype 5 Beta instalado no computador.

Mudanças nas conferências por vídeo

Primeira imagem: Skype 4.2 Final / Segunda imagem: Skype 5 Beta

A versão 5 Beta ainda trouxe algumas mudanças nas abas de conversação por vídeo. O plano de fundo que antes possuía apenas um cinza escuro sólido, agora apresenta cores em degradê do preto para o azul (cor que dá a identidade do Skype). Além disso, os botões ganharam um toque a mais de beleza, perdendo aquele visual denso de outrora.

Mas as novidades relacionadas ao vídeo não param por aí. O sistema de captura de imagens foi melhorado, possibilitando a criação de galerias de imagem de cada conferência realizada. Essas galerias permitem até mesmo que sejam tiradas várias fotos em sequência e visualizadas na própria interface do Skype.

Galeria de imagens do Skype

Versão Beta

Ainda em versão Beta, o Skype 5 pode apresentar alguns problemas durante a utilização. Após cada chamada, o programa irá pedir um feedback, ou seja, que você envie suas impressões acerca do funcionamento do Skype.


Importante

Antes de instalar o " Skype 5.11 " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Skype 5.11 e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O Skype é uma das ferramentas de conferência e chamadas por voz mais completas da atualidade. Desde as primeiras versões, o software só vem sendo melhorado e ganhando novos recursos, permitindo a aproximação de usuários cada vez mais heterogêneos, fato percebido ao se analisar os perfis de usuários, que deixaram de ser apenas empresários.

As funcionalidades que já existiam na versão 4.2 continuam funcionando de maneira primorosa. Isso vale tanto para conversas por texto, quanto para conversas por áudio. Mas o grande foco da versão 5 Beta não está nesses pontos, e sim nas chamadas de vídeo e na integração com o Facebook.

Em relação à integração com a rede social, as novidades permitiram uma melhor interação com o serviço, diminuindo o acesso ao site em si. Isso facilitou a vida de quem precisa estar sempre conectado, sem prejudicar a interface conhecida do serviço VoIP.

Para conversas individuais, ocorreram algumas mudanças nos planos de fundo e na distribuição de botões de função espalhados pela tela, o que deixou tudo mais organizado e simples para a compreensão dos usuários que estão ingressando agora no mundo do Skype.

Nos testes do Portal Baixaki, apenas um fator incomodou. As chamadas fluem perfeitamente quando no modo compacto do Skype, pois cada usuário utiliza uma janela independente. Já no modo padrão, em que todas as janelas ficam em uma mesma interface, fica impossível conversar por texto com outros usuários, que não aquele da videoconferência.

Fora isso, os recursos de conversas por vídeo do Skype 5 Beta são perfeitos. Inclusive a nova possibilidade de conferência em grupo. Agora é só espalhar a notícia e esperar que seus amigos também instalem a versão 5 Beta para que seja possível conversar em grupos por vídeo e bater papo no chat do Facebook.

ImportantePrós
  • Videoconferência em grupo
  • Facilidade nas ligações por voz
  • Chat em grupo simples e eficaz
  • Maior integração com o Facebook
  • Botão "curtir" e inserção de comentários
ImportanteContras
  • Alguns bugs ainda existem na versão Beta
  • Não é possível visualizar fotos e perfis do Facebook no Skype

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Teninho Teninho
    em 21/11/2011 às 15:16h
    versão: Beta 5

    O Skype é bom pra caramba, principalmente se vc mora longe de alguém que vc gosta. dá pra conversar a vontade... muito bom mesmo...

  • Daniel Daniel
    em 21/11/2011 às 14:33h
    versão: Beta 4

    sempre achava o msn incrível mas depois q descobri que o skype faz ligações de graça, fui criando uma conta rápido e baixando o aplicativo, está precisando melhorar ainda nos botões que esatá perdendo pro MSN e também está faltando ter como colocar fotos no facebook através dele. mas o resto é espetacular! e lembrando bem a MSN não tem como fazer ligações sempre dar error!

  • Eduardo Motta Eduardo Motta
    em 21/11/2011 às 13:29h
    versão: Beta 1

    Versão definitiva é muito boa essa versão infelizmente não beta 5.7 não funcionou

  • Rafafico Rafafico
    em 21/11/2011 às 12:02h
    versão: Beta 3

    Na versão anterior e nesta a meus contatos simplesmente não aparecem...

  • fabio bispo dos santos fabio bispo dos santos
    em 21/11/2011 às 11:08h
    versão: Beta 4

    ele melhorou mas tirou a opição de pesquisar usuarios que possui na versao 5.5 por isso nao do excelente!

  • Roberlene 101010 Roberlene 101010
    em 16/10/2011 às 15:57h
    versão: Beta 5

    muito bom mesmo

  • Mônica Martins Mônica Martins
    em 11/10/2011 às 11:57h
    versão: Beta 4

    Visualmente ele é muito bom, mas na nova versão eles retiraram a opção de pesquisar usuários. Alguém sabe se há essa possibilidd no 5.5?

  • wesley wesley
    em 14/7/2011 às 20:40h
    versão: Beta 5

    ele é bom mas que pena que não liga gratis para fixo

  • Nathan Nathan
    em 21/6/2011 às 00:13h
    versão: Beta 5

    Skype acada vez melhor ...

  • RobertoLustosa RobertoLustosa
    em 26/9/2010 às 15:38h
    versão: Beta 4

    Um dos melhores programas de comunicação que eu já vi até agora, claro que tem seus defeitos mais os elogios são ainda melhores. O Skype comparado a outros programas ou sites como o Talky é exelente pois contém mais funções como vídeo chamada com múltiplas pessoas, mais também tem suas perdas comparadas ao Talky como por exemplo o Talky vem com 30 minutos grátis e ilimitado para outro Talky e no Skype não ganhamos nem um minuto de teste grátis.

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.156 segundos)