Spark Browser 33.8.9999.6066

Spark Browser

33.8.9999.6066 Em Português

O navegador pode copiar vídeos do YouTube e tem um gerenciador BitTorrent integrado



O Spark Browser é um navegador de internet desenvolvido pelo Baidu, a empresa responsável pelo Baidu Antivirus 2013 e pelo Baidu PC Faster. O aplicativo é baseado no Chromium, o sistema de código aberto que dá origem ao navegador Google Chrome.

O mercado de navegadores é uma das áreas mais disputadas hoje em dia, e quem cometer qualquer deslize pode acabar ficando para trás. A concorrência é acirrada entre os três navegadores que lideram a categoria: Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer.

O Spark Browser chega para tentar concorrer nesse meio. Para conseguir isso, a principal proposta do Baidu ao desenvolver o seu navegador foi garantir um ótimo desempenho e muita velocidade, além de ferramentas exclusivas.

Familiaridade com o Google Chrome

A semelhança entre o Spark Browser e o Google Chrome não é mera coincidência. Isso porque o navegador do Baidu é baseado no Chromium — o mesmo projeto que deu origem ao Google Chrome. Isso garante velocidade, confiabilidade e segurança durante a navegação.

Baidu Spark Browser

Outra grande vantagem dessa familiaridade com o Chrome é o compartilhamento de extensões, ou seja, você pode instalar no Spark as mesmas extensões que utiliza no navegador da Google sem precisar se preocupar com a compatibilidade. Ao clicar no botão “obter mais extensões”, inclusive, você será direcionado para a Chrome Web Store. Basta instalar normalmente e começar a utilizar.

Todos os aplicativos instalados no Spark ficam posicionados na tela inicial do navegador. Basta abrir uma nova aba e rolar a tela para o lado para ter acesso a todos os programas instalados através da Chrome Web Store.

Até a versão anterior, os aplicativos instalados ficavam localizados em uma barra lateral, que dividia espaço com a janela de navegação. A partir de agora, essa barra desapareceu, deixando mais espaço para você visualizar os sites.

Baidu Spark Browser

O Spark Browser também aceita login com a sua conta Google. Através disso é possível acessar todos os serviços do buscador, incluindo Gmail, Google Plus e a Chrome Web Store.

Tela de configurações

A tela de configurações do Spark é bem parecida com a do Google Chrome. A principal diferença fica pela disposição das opções: o navegador do Baidu traz os itens organizados de forma distinta, separando modificações avançadas das normais.

Tudo o que você procurar poderá ser encontrado nessa tela: desde o gerenciamento de extensões até as configurações de conteúdo e opções de segurança. Dentro do menu de configuração do Spark você encontra o item “Ferramentas”, que vai mostrar uma lista com todos os comandos por gestos aceitos pelo navegador.

Navegação por gestos

Um dos grandes diferenciais do Spark Browser é o sistema de navegação por gestos, que permite uma série de acelerações na utilização. Clicando e mantendo pressionado o botão direito do mouse na tela e realizando as movimentações necessárias, é possível avançar, fechar ou abrir abas, além de ordenar a atualização de páginas e muitas outras opções.

Quer reabrir uma guia recentemente fechada? Basta fazer um gesto com o mouse. Que tal recarregar a guia atual ou até mesmo passar para a próxima página? Tudo isso pode ser feito facilmente com gestos específicos.

Baidu Spark Browser

Dica: ao pressionar o botão direito do mouse em uma página, o menu de contexto é aberto. Ao mexer o mouse para os lados, o menu desaparece e a função “gesto” é ativada para que você possa realizar os comandos.

Ferramentas exclusivas

A interface do navegador segue o padrão dos outros browsers disponíveis no mercado, apresentando ícones discretos e minimalistas, sem etiquetas de texto. O símbolo do navegador é representado por um botão grande, localizado no canto superior esquerdo da tela: é o mesmo estilo visual utilizado pela Microsoft no Office 2007.

O Spark Browser também tenta se diferenciar dos demais trazendo um conjunto de skins que podem ser facilmente alternados.

Ao clicar no botão em forma de “camiseta” localizado na barra de tarefas superior, do lado direito, você pode escolher entre seis temas diferentes. O que eles fazem é mudar a cor da parte superior do navegador e o plano de fundo da tela (mostrado quando você abre uma nova aba).

Quem gosta de salvar os vídeos do YouTube (ou de outros serviços de vídeo) vai gostar do Spark Browser, pois o navegador traz um botão com essa função. A ferramenta fica localizada ao lado da barra de endereços e sinaliza cada vez que você está vendo algum filme que pode ser salvo no PC.

Por definição, os vídeos são salvos na pasta-padrão de downloads do navegador, mas é possível alterar essa configuração na tela de opções.

Baidu Spark Browser

O navegador também oferece um botão para captura de tela, localizado ao lado do botão para salvar vídeos. Ao acessar a ferramenta, você pode selecionar entre salvar apenas uma área de tela ou a tela inteira.

Junto com a ferramenta de captura de tela, o navegador oferece uma barra de ferramentas simples, mas que permite pequenas edições na imagem, como mensagens, setas e figuras mais básicas logo no momento da captura.

Para completar, a barra de ferramentas do Spark traz um botão curioso, mas extremamente útil: é uma tecla “Mudo” que cancela o som de todas as abas abertas no momento.

BitTorrent direto no navegador

O Spark Browser possui um gerenciador de torrents direto em sua interface. A ferramenta pode ser acessada facilmente através da barra de tarefas principal do navegador.

Baidu Spark Browser

O Torrent possui as funções mais comuns da maioria dos aplicativos do gênero. A tela de configurações oferece ferramentas comuns a quem já está familiarizado com o sistema: limite de conexões simultâneas, velocidade de download e upload e até mesmo seleção de porta.

Ao definir o Spark como a sua ferramenta-padrão de download BitTorrent, basta clicar nos links para abrir o download direto na interface do navegador, dispensando completamente aplicativos de terceiros para a função.

Imagens do Spark Browser

Baidu Spark Browser Baidu Spark Browser Baidu Spark Browser Interface simples
Prós
  • Permite uma navegação rápida e eficiente
  • Não sobrecarrega os recursos do computador
  • Compatível com extensões do Chrome
  • Baixa vídeos do YouTube
  • Gerenciador BitTorrent integrado
  • Navegação por gestos é interessante e divertida
  • Botão Mute elimina o som do navegador rapidamente
Contras
  • Download de vídeos e torrent ainda precisam de ajustes
  • Apresentou falhas durante a primeira instalação

Nossa opinião sobre o Spark Browser:

Trabalhar com o Spark Browser é uma agradável surpresa. Ele oferece praticamente tudo o que você precisa em um navegador moderno, desde muita velocidade até ferramentas extremamente interessantes e práticas, como a captura de tela, o salvamento de vídeos e o Spark Torrent, que permite o download de arquivos com facilidade.

Todos eles funcionam muito bem e não deixam a desejar em nenhum momento. No caso da função “Media”, que é aquela responsável pela captura de vídeos, conseguimos salvar diversos filmes de muitos sites diferentes com extrema facilidade.

A parte ruim do recurso é que ele ainda não permite que você salve somente a trilha sonora de algum vídeo, caso você tenha a intenção de tirar a música de algum clipe e passar a MP3 para o seu smartphone, por exemplo. Em todo caso, é possível que essa opção apareça nas próximas versões do navegador.

O sistema de torrents também não apresentou problemas. O fato de o recurso estar integrado nativamente ao navegador proporciona muita facilidade na hora de baixar os arquivos, e sua interface simples e limpa contribui para o bom trabalho. O único ponto negativo do Spark Torrent é a impossibilidade de se alterar o “tracker” do torrent depois que o download começou.

Quem está acostumado a baixar esse tipo de arquivo sabe que os trackers podem ficar fora do ar, o que impossibilita o fim do download, a não ser que você mude o rastreador manualmente.

Navegação por gestos

O sistema de navegação por gestos é uma agradável surpresa do Spark: temos um recurso que é inédito em outros navegadores e que funciona surpreendentemente bem, principalmente em touchpads. Após se acostumar com o recurso, é difícil trabalhar com outro navegador, já que os movimentos acabam se tornando extremamente intuitivos.

A possibilidade de se alterar os temas do navegador é um detalhe simples, mas que pode ajudar a mudar um pouco a cara “séria” dos browsers tradicionais. Felizmente o recurso se atém a mudar o visual da barra de tarefas principal e o fundo das novas guias, não causando lentidão no aplicativo. Se você não se interessa por skins, pode ignorar completamente a função e continuar utilizando o Spark sem problemas.

Logo após o início do uso do navegador, depois da primeira instalação, ele encontrou um erro e precisou ser fechado. Depois disso, ele não funcionou mais e foi preciso reinstalar o software para que ele voltasse a trabalhar corretamente. Após esse acontecimento, no entanto, problemas desse tipo nunca mais ocorreram. Testes em diversas máquinas também não apresentaram falhas, mostrando que o erro trata-se de um caso isolado, possivelmente devido ao status de Beta dessa versão.

Competindo com outros navegadores

Colocamos o Spark Browser para competir de frente com os principais navegadores do mercado no teste HTML5 e o resultado foi muito bom. Dos 500 pontos totais, o navegador do Baidu marcou 468 pontos, contra 463 do Chrome e 414 do Mozilla Firefox, mostrando que a equipe fez um ótimo trabalho e não deixando dúvidas quanto à qualidade do software.

O Spark Browser é um navegador leve, rápido e eficiente que oferece alguns recursos interessantes de forma nativa. Se você preza por uma navegação com qualidade, vai gostar de experimentar esse aplicativo.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Daniel Ribeiro Daniel Ribeiro   em 29/8/2014 - versão: 33.8.9999.6066

    Cara o melhor navegador que eu já mexi na vida inteiraaaaaaaaaa muito bom vale a pena

  • Marcos Roberto Pereira Moura Marcos Roberto Pereira Moura   em 28/8/2014 - versão: 33.8.9999.6066

    É um navegador leve e rápido que cumpre bem o seu papel, além de contar com bonito visual, principalmente com a utilização de temas. Os únicos problemas encontrados no navegador aparecem quando se trabalha com muitas abas (há alguns segundos na transição de uma aba para outra)e também não encontrei o recurso para traduzir a página. Mas é um bom navegador a ponto de ser recomendado.

  • José Francisco Jr José Francisco Jr   em 27/8/2014 - versão: 33.8.9999.6066

    Achei muito bom esse Navegador, só não dou 5 estrelas para ele porque ele não faz automaticamente a Codificação de Texto dos Sites que tem que ser feita manualmente, e tenho que "descobrir" o Código Fonte pra ler os textos de sites com códigos diferentes.

  • KINHOJH KINHOJH   em 24/8/2014 - versão: 33.8.9999.6066

    Otimo navegador leve rapido opçao de download de vide e mp3 de qualquer pagina da web recomendo nao perca tempo baixe logo esse navegador

  • Leandro Fallout Leandro Fallout   em 20/8/2014 - versão: 33.8.9999.6066

    Esse está de parabéns, muito rápido e fácil de usar.

  • Jhonatas Albuquerque Jhonatas Albuquerque   em 16/8/2014 - versão: 33.8.9999.6066

    Atendeu minhas expectativas! Consigo baixar vídeos muito bem, além de uma navegação rápida. Biaxem e testem!

  • Adriano Pereira Adriano Pereira   em 15/8/2014 - versão: 33.8.9999.6066

    Realmente esse navegador mi impressionou, tanto pela funcionalidade qto pela praticidade e velocidade, ele tem mta opções e ainda é leve, carrega rapido e nao trava....unico problema dele que eu acho bem grave é que ele é "regulado", ou seja, só ele quer ser o navegador padrão, por mais q vc tire ele volta, ainda nao descobri uma forma de tirar isso, mas se tiver nao é nas configurações dele, isso se torna uma coisa chata e incomoda, pois queria deixar ele como secundario mas pelo visto nao vo conseguir, vou ter q desinstalar por conta disso...... pra quem usa apenas 1 navegador eu recomendo somente ele, mto bom mesmo

  • Patrícia Savi Patrícia Savi   em 15/8/2014 - versão: 33.8.9999.6066

    Superou o poderoso GoogleChrome, possue vantagens que a goolge tem a desejar. Recomendo!!!!!!!

  • Cabortero Cabortero   em 8/8/2014 - versão: 33.7.9999.6169

    Mas as últimas atualizações esculhambaram ele: não pega mais Adblock Plus; não vem mais com corretor ortográfico; e o torrent embutido não deixa eu usar o uTorrent! No momento estou utilizando o COMODO DRAGON!

  • Chantre Chantre   em 8/8/2014 - versão: 33.7.9999.6169

    As últimas versões não comportam a instalação do módulo de segurança do BB, o que impede o acesso a conta.

Ver todos os comentários »