Talk.to Beta

Talk.to

Beta

Traga as suas conversas com os amigos do Gtalk e do Facebook para a sua Área de trabalho com este aplicativo


OBSERVAÇÕES
  • Uma conexão por vez.
REQUERIMENTOS
  • Conta no serviço para o qual você deseja abrir o chat.

Talk.to é um mensageiro instantâneo que serve para você conversar com os seus amigos do Facebook, Gtalk ou Pingpong.

Com ele, você pode abrir uma janela de chat com os seus contatos sem precisar acessar as páginas dos serviços, a partir da Área de trabalho do seu computador.

Não é necessário possuir uma conta do programa, só nos serviços que você deseja utilizar por meio dele.

Liberdade de expressão

Atualmente, conversar pela internet é bem mais comum do que por meio do telefone convencional. Mesmo que muitos mensageiros permitam apenas manter um “diálogo escrito”, como você já está no computador essa forma de comunicação é bem mais prática do que a utilização de dois aparelhos diferentes. Além disso, há sempre a possibilidade de se manter várias conversas ao mesmo tempo.

Essa forma de comunicação se tornou tão rotineira que vários outros serviços integraram sistemas de chat internos (como o Gtalk). Porém, nem sempre as interfaces internas são otimizadas ou você quer permanecer na página do serviço. Para suprir necessidades dessa natureza, existem aplicativos como o Talk.to.

Tela de conexão

Basicamente, ele possibilita que você abra uma janela para conversar com os seus contatos do Facebook, Gtalk ou Pingpong. Tudo o que você precisa fazer é abrir o programa no desktop e adicionar a conta desejada.

Online sempre

O funcionamento do Talk.to é bem simples. Após a instalação, você é imediatamente redirecionado para uma janela que permite adicionar as suas contas. Então, basta escolher a aba do serviço desejado e preencher com os seus dados de login. Veja que, no caso do Facebook, é solicitado que você confirme algumas permissões.

Após conectar-se utilizando um dos serviços, a tela principal é preenchida com os seus contatos online à direita. O mecanismo para iniciar uma conversa é um pouco diferente do convencional: é necessário escrever o nome do contato no campo disponível (à esquerda) e clicar em “Chat”.

Janela de chat

Veja que isso faz com que o lado esquerdo da tela seja preenchido por uma tela de chat bem semelhante à do Windows Live Messenger (MSN). Caso você queira abrir outra janela de conversação, clique no botão de “+” presente na parte superior esquerda da tela (o procedimento é bem semelhante a abrir uma nova aba de um navegador).

Então, basta adicionar o novo contato. Você pode ter vários amigos “conectados” ao mesmo tempo, sendo que eles ficam separados em abas na interface do programa.

Apenas uma conta por vez

Embora o aplicativo permita abrir janelas de chat em três serviços diferentes, você só pode estar com um deles “ativo” de cada vez. Ou seja, se você está conversando com os amigos do Facebook e quer entrar no Gtalk, é preciso adicionar a conta da Google e solicitar que seja feita a troca da tela de chat para o Gtalk.

Imagens do Talk.to

Tela de conexão Janela de chat Opções do menu de contexto Mudando a conexão Contatos recentes
Prós
  • Interface amigável
  • Uso intuitivo
  • Tela de chat melhor do que no serviço original
Contras
  • Apenas uma conexão por vez
  • Inteiramente em inglês

Nossa opinião sobre o Talk.to:

Talk.to é um bom aplicativo para você manter uma conversa com os contatos dos serviços suportados sem precisar permanecer na página deles. No caso do Gtalk, ele representa uma janela bem mais amigável e organizada que aquela integrada ao email da Google. Os emoticons são limitados, mas o mesmo aconteceria se você utilizasse a janela original do Gmail.

A mesma coisa acontece para o Facebook; no Gtalk, ainda é possível abrir uma nova janela no chat, algo que não é possível na rede social. A tela é maior e fica muito mais organizada no caso de você estar conversando com mais de um contato por vez. Eles não ficam “minúsculos” e com um numero representando as mensagens, mas sim são exibidos um em cada aba na tela do programa.

Outra ideia bacana foi o fato de você poder mandar mensagens para os amigos do Facebook e não só conversar via chat (assim como acontece na própria página do serviço). A grande limitação do programa está no fato de ele permitir apenas a conexão com uma das aplicações de cada vez. Seria ainda mais interessante se você pudesse manter os serviços conectados simultaneamente, mesmo que em telas separadas.

Embora o Talk.to recupere a fotografia que você utiliza no serviço original para o chat, é possível editar o seu perfil, inclusive adicionando outra foto. O programa está inteiramente em inglês, porém a interface é amigável, sendo bem organizada e oferecendo apenas os botões necessários para as funções exercidas, o que deixa o seu uso simples.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Zaros Zaros   em 27/9/2012 - versão: 0.3.8.438

    A única coisa que não gosto no programa, é que ele necessita o Google Chrome para funcionar, mesmo na versão supostamente desktop.

Ver todos os comentários »