Nova versão do famoso editor de imagens gratuito, que traz uma porção de recursos e efeitos

Por Eduardo Karasinski

Atualmente no mercado há inúmeros softwares para o tratamento e edição de imagens profissionais, no entanto a maioria deles são pagos e geralmente muito caros. Para a felicidade dos usuários foi desenvolvido o The Gimp, um poderoso e avançado editor de imagens, assim como o Adobe Photoshop, porém de código aberto e totalmente gratuito.

O The Gimp foi criado originalmente para o Linux, mas agora ganhou uma versão para Windows. Embora seja grátis, ele não fica devendo nada aos programas mais famosos da categoria: são milhares de recursos, entre filtros e efeitos — capazes de fazer mágica com quaisquer imagens. Além da grande quantidade de ferramentas, o programa oferece um conjunto de scripts que permitem aumentar os efeitos indeterminadamente, dando mais liberdade ao usuário.


Conheça o gimp

Nesse editor você pode contar com recursos adicionais, que ampliam suas possibilidades e incrementam o modo de uso do programa, tornando ainda melhor um editor que já se mostrava bastante importante na área gráfica.

Você encontrará várias ferramentas interessantes, incluindo um modo mais dinâmico para os pincéis, os quais podem ser alterados por teclas de atalho enquanto você os utiliza na sua imagem. Além disso foram adicionados novos padrões de pincéis, modo de edição em tela cheia, removedor de olhos vermelhos, clone com perspectiva, suporte aos formato SVG (imagens vetoriais também suportadas pelo Inkscape), entre outros.

Principais Características

Menu com ferramentas do editor.Criações:

O editor possui uma suíte completa de ferramentas para a criação de imagens — tanto bitmaps quanto vetoriais — tais como: Brush, Pencil, Airbrush, Clone etc. Além dessas, possui um sistema de anti-aliasing (correção de serrilhado) de alta qualidade e uma poderosa ferramenta para aplicar efeitos de gradiente e mistura, permitindo aplicar efeitos incríveis em qualquer imagem.

Suporta também a utilização de texturas e pincéis totalmente personalizáveis. É ótimo para amadores e profissionais, pois o conhecimento profundo de cada ferramenta depende diretamente do quanto você vai explorá-las!

Sistema:

O desempenho do GIMP é superior ao de seus principais concorrentes, com a possibilidade de abrir infinitas janelas simultaneamente. Ele utiliza a biblioteca GTK+ 2 como base para construção de sua interface, sendo necessário instalá-la previamente. Sua interface é simples e possui três janelas individuais e distintas, cada qual com suas respectivas finalidades e ferramentas.

Manipulação avançada:Múltiplas janelas para acessar tudo!

Como se trata de um editor de imagens avançado, conta com uma série de recursos profissionais, de modo que os resultados obtidos satisfaçam, e muito, as suas expectativas. Veja alguns deles:

  • Suporte completo ao canal alpha (transparência).
  • Camadas e canais totalmente manipuláveis.
  • Múltiplo desfazer/refazer, limitados apenas pelo espaço livre em disco.
  • Camadas de texto editáveis.
  • Ferramentas avançadas de transformação, seleção etc.
  • Seleções e máscaras modeláveis.
  • Extensões:

    Assim como o uso interativo, o GIMP pode ser inserido em scripts e chamadas de sistemas em programas compilados. Para isso pode-se usar Scheme (ou ScriptFu), Perl, Python, Tcl, Ruby e outros programas capazes de executar comandos UNIX. Além disso, oferece suporte a mais de 100 plugins!

    Animações:

    Como se não bastasse apenas criar e editar imagens, também é possível gerar animações a partir do software. Vale a pena ressaltar algumas características:

  • Carrega e salva animações em um formato conveniente, preservando as camadas.
  • Suporte a MNG.
  • Navegador de frames (quadros), Onion Skin e Bluebox, contidos no GAP (Pacote de Animação do Gimp).
  • Praticidade com compatibilidade:

  • Suporta diversos formatos de imagens: BMP, GIF, JPEG, MNG, PCX, PDF, PNG, PS, PSD, SVG, TIFF, TGA, XPM e muito mais!
  • Carrega, salva, exibe e converte vários formatos de arquivos.
  • Salva/importa o caminho SVG.
  • Devido a grande variedade de opções que o programa oferece, utilizar sua criatividade e conhecimento serão fundamentais para desvendar todas as suas funcionalidades. Agora você tem tudo e mais um pouco para a criar e tratar imagens profissionalmente e o melhor: sem pagar nada por isso!

    A nova versão traz várias melhorias.

    Novidades na versão BETA

    Uma grande novidade prometida pela nova versão é que a edição de textos agora é feita diretamente na tela, ao invés de funcionar em uma janela separada. Claro que isso não evita que ainda tenham outras ferramentas no painel para efeitos do texto.Busque os brushes por tags.

    Agora é possível nomear com palavras-chave os brushes (pincéis personalizados) e texturas instalados no programa. Assim, basta digitar uma palavra para que o programa busque para você e apresente resultados. Fica muito mais fácil de encontrar os materiais. Além disso, os brushes também trazem opções dinâmicas, podendo rotacioná-los

    Outra mudança bastante significativa é o salvamento e exportação de imagens, que são feitos separadamente. Ou seja, ao usar a função salvar, a imagem só pode ser guardada como um projeto do Gimp, no formato XCF. Para salvar em outros formatos, como JPG e PNG, você precisará ir à função Export. Isso permite que as ferramentas fiquem mais organizadas e fáceis de serem utilizadas, sem avisos aparecendo a todo o momento.

    O redimensionamento de imagens também ganhou uma função a mais: a de porcentagem. Você pode reduzir em uma quantidade específica o tamanho de uma imagem, não tendo mais somente a opção de definir um número de pixels. Os Modos das camadas mudaram de lugar para se organizarem melhor, com grupos que se baseiam nos efeitos que serão aplicados na camada. Por exemplo: os efeitos de luzes ficam agora agrupados.

    Tutoriais do GIMP

    Já tem algum tempo que o Baixaki vem publicando diversos artigos e dicas para você, usuário deste editor, aprender um pouco mais a fundo o funcionamento das ferramentas principais do programa. Para facilitar ainda mais sua vida, o Baixaki agora tem uma aba chamada “Guias e Dicas” (veja a imagem abaixo) onde você pode acessar todos os tutoriais que já publicamos. Esta aba esta disponível logo abaixo do nome do programa e leva você diretamente para a seção “Artigos, Dicas e Tutoriais”. Aproveite, aprenda como editar suas imagens de uma maneira fácil com nossas dicas.

    Clique na aba "Guias e Dicas"

    Se preferir poupar seu tempo, clique aqui para acessar os tutoriais do THE GIMP.


    Importante

    Antes de instalar o " The GIMP 2.7.0 " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


    Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


    Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

    Nossa Opinião

    Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o The GIMP 2.7.0 e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

    Há quem considere o Gimp um programa confuso pela sua característicade trabalhar com menus individuais, independentes da janela doprograma, além de suas oções não se apresentarem seguindo um certopadrão criado pelos softwares populares do setor. Porém, ele segue umalinha independente e não se prende aos padrões já criados pelos outrosprogramas, de modo que contém uma organização singular

    Apresentandouma qualidade notável frente aos outros softwares gratuitos de ediçãode imagens, o Gimp é uma alternativa altamente viável para quem não seagrada com a idéia de pagar licenças caras dos programas proprietários.Além disso, ele não fica atrás do que há de melhor quando falamos deprogramas profissionais, sem contar com o fato de ser extremamente maisleve do que programas da sua mesma categoria.

    A versão beta traz, de fato, diversas melhorias e reorganizações que, na verdade, estão previstas para entrarem junto com a versão 2.8 do programa. Por ser uma versão somente de testes, é possível que o programa se mostre um tanto quanto instável. Por exemplo: não é possível utilizar a ferramenta de textos, pois o programa trava. Enquanto isso, é possível já ter uma ideia de como serão as próximas versões do famoso editor de imagens.

    ImportantePrós
    • Editor completo.
    • Algumas ferramentas chegam a ser fiéis ao Photoshop.
    ImportanteContras
    • Interface dividida em janelas.
    • Travamentos devido à versão ser beta.

    Comentários (0)

    Ver todos os comentários »
    • Pablo Pablo
      em 13/2/2013 às 12:47h
      versão: BETA Rev 28070 / 1

      o programa The GIMP 2.7.0 pode ser ate bom mais eu garanto que existem melhores como fotomix e bem melhor

    • luis carlos luis carlos
      em 9/12/2011 às 00:36h
      versão: BETA Rev 28070 / 3

      Não sei se essa versão ja pode ser usada sem problemas ( estável), mas a dica pra quem baixou e vai usar pela 1º vez é: explore o software e use sua intuição, pois o gimp permite isso, você encontrará meios de configura-lo da forma mais conveniente para você! Verá que a 1º vista ele até assusta um pouco, mas conforme vai conhecendo percebe que na verdade ele é muito intuitivo. os tutoriais são uma boa forma de começar, embora os processos possam ser feitos de forma diferente para se obter o mesmo resultado.

    • Silvia Silvia
      em 4/9/2011 às 12:44h
      versão: BETA Rev 28070 / 4

      Oi pessoal, eu baixei o Gimp mas quando eu vou no youtube para aprender como usar o gimp, no youtube o gimp aparece com mais opções do que aquelas que eu tenho... Alguem sabe como colocar mais opções??? Me ajudem por favor

    • VINICIUS W. DE CARVALHO VINICIUS W. DE CARVALHO
      em 27/5/2011 às 11:02h
      versão: BETA Rev 28070 / 4

      Esse programa é otimo, a uns 2 anos atrás sempre adicionavam novos recursos, atualmente está em fase de de criação de uma nova versão, a 2.8, ja não aguento mais esperar, mas acredito que depois de muito tempo esta para chegar uma versão pau a pau com photoshop, é o que eu espero, para os amadores ele é perfeito , para os profissionais ele é bom, vamos esperar a nova versão que acredito que vira com muitas novidades e surpreendera muita gente.

    • gustavo gustavo
      em 23/2/2011 às 01:38h
      versão: BETA Rev 28070 / 5

      Esse programa tem de tudo,gostei de++, mais acho que a versão beta é um teste do que está por vim,na versão 2.7,esperarei até la,pq na versão beta não da pra escrever! ++ gostei muito!

    • Raquel Jorge Kool Raquel Jorge Kool
      em 23/12/2010 às 09:35h
      versão: BETA Rev 28070 / 5

      Acho o Gimp o máximo!! Consigo fazer tanta coisa com ele e sempre descubro coisas novas. Eu recomendo este programa!!

    • Fernanda Fernanda
      em 17/12/2010 às 10:08h
      versão: BETA Rev 28070 / 4

      Realmente o gimp é uma ótima ferramenta... Mas vou esperar pela nova versão, enquanto isso fico com o meu gimp 2.6 pq como já foi dito nos outros comentários a versão beta ainda é instável... Mas fica a dica: o Gimp é ótimo

    • dieguinho_o dieguinho_o
      em 15/7/2010 às 16:53h
      versão: BETA Rev 28070 / 5

      Programa legal pra mecher em suas fotos... gostei..... vale a pena baixar.... valewwww..

    • sabino sabino
      em 16/4/2010 às 18:50h
      versão: BETA Rev 28070 / 5

      com certeza o foto shop e mais completo, mas o gimp e mais pratico , e aceitavel em qualquer makina de nivel medio ele e 10

    • Ana Ana
      em 2/3/2010 às 16:21h
      versão: BETA Rev 28070 / 3

      Depois do photoshop com certeza GIMP é um dos melhores editores de fotos que já usei, mas esta versão está instável e fica aparecendo o prompt de comando do meu windows toda vez que eu o uso.. isso é chato... vou esperar a versão 2.8 e se for como essa e instavels será perfeita... é um otimo programas estar instável é fundamental pra mim! mesmo assim eu recomendo baixar!!!

    Ver todos os comentários »

    Requerimentos


    Shopping Baixaki





    (0.109 segundos)