TuxGuitar 1.2

TuxGuitar

1.2 Em Português

Editor de tablaturas gratuito para guitarra, violão e baixo, com suporte integrado aos arquivos de Guitar Pro


REQUERIMENTOS

TuxGuitar é um editor de tablaturas de guitarra, violão, cavaquinho e baixo (entre outros instrumentos de corda) no estilo do Guitar Pro, só que totalmente gratuito. O aplicativo foi escrito em Java e tem suporte aos formatos GP3, GP4 e GP5 — arquivos típicos de diversas versões do Guitar Pro.

As funções existentes são praticamente as mesmas presentes no GTP e a interface é semelhante, sendo praticamente uma cópia. No programa é possível tanto visualizar os arquivos de tablatura presentes em diversos sites como criar suas próprias músicas e salvá-las ou convertê-las em MIDI.

Estão presentes a visualização do braço do instrumento, partituras, possibilidade de adição de letras, dicionário de acordes e escalas e várias outras funções que transformam o estudo e a edição de tablaturas em algo completo. Para maior agilidade, pode-se configurar as teclas de atalho da maneira que for necessário.

Destaques

  • Editor de tablaturas completo.
  •  

  • Exibição multi-trilhas.
  •  

  • Reprodução com rolagem automática.
  •  

  • Gerenciamento de duração das notas.
  •  

  • Vários Efeitos (bend, slide, vibrato, hammer on/pull-off).
  •  

  • Suporte a quiálteras (3, 5, 6, 7, 9, 10, 11 e 12).
  •  

  • Repetição e fórmulas de compasso.
  •  

  • Configuração de andamento e tempo.
  •  

  • Totalmente compatível com arquivos GP3, GP4 e GP5.


  • Problemas com o Soundbank

    Um erro freqüente encontrado no programa é a ausência de som devido a problemas com o banco de sons (Soundbank). Isso ocorre se sua versão de Java Virtual Machine não possui suporte a áudio.

    Caso este erro ocorra com você, é só baixar um pequeno arquivo para habilitar o áudio em seu Java Virtual Machine. Os arquivos estão disponíveis em 3 qualidades (clique neles para baixar):

    Minimal: menor banco de sons que você pode utilizar, bem rudimentar.
    Midsize: banco de sons razoável e eficiente.
    Deluxe: banco de sons superior e com amostras de qualidade.

    Depois de baixar o de sua escolha, é só acessar o TuxGuitar e, no menu de opções, ir em "Configurações / Configure o TuxGuitar". Então, no campo "Som", deve-se ir em "Usar Banco de Sons personalizado".

    No atalho que ele pede, você deve selecionar o arquivo que baixou (importante: o arquivo depois de baixado deve ser descompactado). Por fim, é só ir em OK e reiniciar o programa.

    Recomendamos que você baixe o banco de sons Deluxe, pois sua performance é visivelmente melhor. Caso sua conexão seja discada e o download talvez fique um pouco pesado, os outros também são uma solução sem problemas.

    Imagens do TuxGuitar


    Nossa opinião sobre o TuxGuitar:

    Embora existam alguns outros programas semelhantes para edição de tablaturas, como o Power Tab e o Finale Guitar, foi o Guitar Pro que "pegou" e se popularizou entre guitarristas e músicos.

    Graças a sua facilidade de uso e uma interface focada na simplicidade, o programa rapidamente passou a contar com um acervo enorme de conteúdo, com mais de 50.000 títulos de tablaturas digitalizadas.

    Tudo seria perfeito se não fosse apenas um detalhe: o programa é pago e limitado na versão shareware. Para a tranqüilidade dos usuários que não dispõem de dinheiro para ter a versão completa do Guitar Pro, existe o TuxGuitar como solução.

    O software poderia acabar esquecido no limbo como tantos outros, se não fosse um diferencial: ele tem suporte aos arquivos GP3, GP4 e GP5 — os mesmos do Guitar Pro, que são abundantes pela internet a fora.

    O TuxGuitar não perde em nada na questão funcionalidade para o Guitar Pro e é quase totalmente em português (apenas alguns termos não foram traduzidos do alemão, mas podem ser facilmente deduzidos).

    A única coisa que incomoda é a falta de controle do volume individual das trilhas — não se pode apagar um instrumento ou ajustar a intensidade de certas pistas. Fora isso, o programa é perfeito!


    SHOPPING BAIXAKI

    Comentários (0)

    • Moza Air Guitar Moza Air Guitar   em 27/3/2014 - versão: 1.2

      TuxGuitar permite editar partituras de bateria com a mesma excelência do Guitar Pro... Em primeiro lugar, crie uma nova trilha: Pista > Adicionar Pista Clique duas vezes no nome da faixa, e marque a caixa de seleção Percussão. Na partitura, troque a Clave de Sol para a Clave Alto: Composição > Clave > Clave Alto > Ok Clique OK. Após isso, ative a visualização do teclado virtual e da Tablatura: > Visualizar > Exibir Piano (para digitar a entrada das notas) > Exibir Tablatura (para visualizar a saída das notas). Abaixo, você terá uma pequena relação MIDI de instrumentos de percussão. Saiba que há muito mais componentes de bateria do que estes disponíveis. Referência Rápida de Percussão GM Instrumento Número do Traste Tímbale agudo 65 Bumbo 35, 36 Surdo 41, 43 Tom Grave 47 Tom Médio 45, 48 Tom Agudo 50 Bongo Fêmea 61 Bongo Macho 60 Caixa 38, 40 Aro da Caixa 37 Chimbal fechado 42 Chimbal percutido com o pé 44 Chimbal Aberto 46 Prato de Ataque 49, 57, 55 Condução 51, 59 @##pula da Condução 53 Palmas, Estalos de dedos 39 Baquetas 31 Cordas abafadas 29 Você pode adicionar quaisquer destas notas e fazer inúmeras combinações! Divirta-se!

    • Randson Augusto Randson Augusto   em 10/2/2014 - versão: 1.2

      Super facil de usar.. e muito util no momento...

    • Pichumbinha Santos Pichumbinha Santos   em 7/9/2013 - versão: 1.2

      achei o programa muito bom mas não consegui achar a opção do baixo já que toco baixo

    • Simeão Guedes Simeão Guedes   em 19/10/2012 - versão: 1.2

      Muito bom programa para que ja tem noção de música e muito facil de utilizar! até minha mãe (62) consegue usar no computador dela!! valew!!

    • Ton Ton   em 23/7/2012 - versão: 1.2

      Super fácil e ainda suporta arquivos do Guitar Pro. Melhor ainda...FREE!!! Recomendadíssimo!

    • diego diego   em 18/4/2012 - versão: 1.2

      programa otimo, podem baixar, simples mas com todas as funcionalidades do gp5, e tambem aceita as cifras do mesmo.

    •  Jair mascarenhas de oliveira Jair mascarenhas de oliveira   em 7/4/2012 - versão: 1.2

      Fácil de usar, muito bom.Vale a pena baixar .

    • igor bc igor bc   em 4/4/2012 - versão: 1.2

      Otimo programa, eu ja tive a oportunidade de comparar o guitar pro com o tux guitar lado a lado. Os dois sao mt bons, mas o tux eu achei ainda melhor. É bem mais facil de ser operacionado. Mas tem um problema: no tux guitar não da pra colocar notas bemóis, é só sustenido. Tirando isso é muito bom :D

    • juarez juarez   em 6/3/2012 - versão: 1.2

      Seleciono aulas de música, e recomendei aos meus alunos,oriento a todos que toquem no seu instrumento a harmonia ouvindo a melodia do programa, depois invertam,isso desenvolve o aluno na pratica no solo e no acompanhamento.

    • Guilherme Berbert-Born Guilherme Berbert-Born   em 22/1/2012 - versão: 1.2

      Tem a mesma utilidade e as mesmas funçoes do guitar pro, so que é mais simples, pratico, e ITS FREE

    Ver todos os comentários »