Virtual CD 10.5.0.2

Virtual CD

10.5.0.2

Crie drives virtuais para poder executar jogos, ver filmes e outros sem a necessidade de um disco físico


OBSERVAÇÕES
  • 30 dias de uso.
REQUERIMENTOS
  • Drive de CD/DVD ROM

O Virtual CD é um programa que possibilita a criação de imagens de suas mídias óticas (DVDs, CDs, Blu-ray, discos rígidos, etc). Dessa forma, você pode utilizá-los sem a necessidade de um meio físico (drive) e também não precisa mais se preocupar com eventuais danos nos dispositivos ou perda de algum disco.

Você pode executar jogos, ver filmes e escutar músicas diretamente do disco rígido sem inserir qualquer tipo de mídia removível. Você pode até combinar vários CDs num DVD-R e gravar imagens com cópias na taxa de 1:1. Virtual CD suporta modos RAW e DPM, podendo também catalogar CDs – virtuais ou não.

Ele inclui funcionalidades de rede, sendo que as estações autorizadas podem acessar as imagens no servidor. Virtual CD trabalha com até 23 drives, MP3, Ogg Vorbis e CDDB, criptografia, atalhos e emulação/edição de CD-ROM.

Tela inicial

Ao executar o programa pela primeira vez, ele abre uma tela com as principais funções e guias de utilização dispostos na forma de atalhos. Por meio dela você tem acesso às funções que são disponibilizadas na interface do programa por meio dos menus. Então, você não precisa ficar preocupado se fechá-la, pois tudo está presente na tela principal do programa.

Entretanto, caso você precise abrir esta página inicial novamente depois, basta clicar com o botão direito do mouse no ícone do programa e escolher a opção “Starter”.

Criando cópias

Para criar uma nova imagem, você pode clicar em “Create” na barra localizada no canto superior direito do programa para iniciar o assistente passo a passo para o processo. Você também pode fazê-lo por meio do ícone “Create” na barra de ferramentas, inclusive selecionando um dos modos de gravação disponíveis (cópia automática, geométrica, exata, completa (RAW), ISO, normal e bloqueada).

Detalhes para gravação de imagens

Então, basta executar o assistente de criação ou, caso você deseje manter as opções padrão sem qualquer alteração, basta clicar no botão “Create”. Entretanto, é recomendado que você siga as etapas o processo, pois nele você pode definir o local de gravação, modificar o nome do arquivo, lugar de armazenamento, adicionar notas, alterar propriedades e inclusive senha para proteção da mídia.

Ao final das configurações, clique em “Create” para gravar o disco. Então, o programa inicia automaticamente a operação e o tempo decorrido pode ser observado na interface do próprio aplicativo.

Imagens de vários tipos

O programa permite que você copie de CDs de áudio, jogos e programas, de forma que posteriormente você pode utilizá-los sem a necessidade de rodar a mídia fisicamente no drive e, inclusive, ao mesmo tempo.

Barra de tarefas enxuta e organizada!

Assim como ele grava imagens e discos “normais”, o programa também permite que você crie imagens de sistemas operacionais para utilizar em virtualização. Isso pode ser útil tanto para executar um SO dentro de outro em utilização do computador sem a necessidade de criar um dual boot quanto para acesso em outros pontos da rede, por exemplo.

Gerenciando imagens e funções adicionais

A partir da função “CD Search”, você pode gerenciar as imagens armazenadas em seu computador. Aqui é possível executar imagens a partir do drive padrão (dispositivo virtual), gravar a imagem em uma mídia física, exibir as propriedades do arquivo ou abrir a pasta na qual ele está contido. Além disso, você poder fazer uma busca por imagens presentes na máquina.

Interface do programa

O programa ainda oferece uma série de funções, como criar um espaço virtual seguro para arquivos confidenciais, proteção para gravações, associação de dados em discos que já possuam conteúdo gravado, inserção de espaço em branco, entre outras.

Imagens do Virtual CD

Interface do programa Barra de tarefas enxuta e organizada! Editor Gravar CD Montar uma cópia Tela inicial Buscando imagens Montando imagem
Prós
  • Interface amigável;
  • Não requer muitos recursos do computador;
  • Organizado e categorizado;
Contras
  • A primeira utilização pode ser difícil;

Nossa opinião sobre o Virtual CD:

Sem a menor dúvida, o Virtual CD é um dos programas para criação e gerenciamento de imagens mais completo do mercado. Ele vai além, possibilitando inclusive a gravação de mídia física de maneira descomplicada, pois as funções principais possuem um assistente de uso para orientar o usuário passo a passo durante a operação.

Adicionalmente, a interface apresenta as funções em forma de botão, o que as deixa visualmente fáceis de ser encontradas. O programa é leve e não requer muitos recursos do computador e todos os processos oferecidos não costumam levar pouco mais do que alguns minutos, mesmo os mais demorados ocupam um período relativamente pequeno de tempo.

A tela “Starter” funciona como um menu que pode ajudar a encontrar funções, especialmente para as primeiras utilizações do programa, organizando tudo de maneira simples e visual.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Márcio Dj. ARITA Márcio Dj. ARITA   em 29/5/2011 - versão: 10.1.0.13

    esse programa é ótimo também para quem tem que usar algum programa que salva somente em cd ou dvd e não diretamente em iso como o quebra galho criador de dvd do windows por exemplo pois desse jeito pode usar ele para criar a imagem que o programa desejado não suporta

  • RafaelTR RafaelTR   em 5/2/2010 - versão: 10.1.0.0

    Muito bom, várias opções! As pessoas reclamam do tamanho dele ser grande para o download, mas está explicado: ele é uma solução completa para emulação!

  • lucas lucas   em 8/1/2006 - versão: 7.1.0.1

    Prós: ele é facil de usar e é rapido

    Contras: com alguns jogos ele é lento e acho melhor o virtual drive

  • Dont Ever Judge Me Dont Ever Judge Me   em 7/11/2005 - versão: 7.1.0.1

    Prós: Muito bom mesmo...

    Contras: Nada...

Ver todos os comentários »