*

Virtual Moon Atlas Expert 3.5c

Virtual Moon Atlas Expert

3.5c
  • Em Português
  • Gratuito
  • 14,35 MB
  • Para Windows XP/Vista/98/2000/7/8
  • Atualizado em 23/9/2009
  • Patrick Chevalley
  • Baixar
    Gratuito

Atlas compacto para astrônomos amadores e para quem quer dar uma de astronauta e passear pela Lua

Publicidade

Virtual Moon Atlas é um programa que foi desenvolvido especialmente para os astrônomos amadores e simpatizantes da fascinante ciência da astronomia. Criado pela dupla de astrônomos amadores europeus, Patrick Chevalley e Christian LeGrand, este atlas é um software de código aberto e gratuito, em todas suas versões, desde a mais simples até a "Pro"”, que conta com alguns recursos adicionais, mas possui um tamanho bem maior, de 496 MB.

Com um modelo virtual da superfície da Lua, você pode navegar pela sua superfície com simples cliques, conferindo informações variadas sobre o relevo, nomes, topografia e curiosidades. Assim, servindo como um guia de observação espacial ou mesmo um catálogo de dados astronômicos

Possibilidades com o Virtual Moon Atlas

Visualização de todos os ângulos

Com este programa, você pode fazer uma simulação tridimensional da nossa Lua, visualizando imagens diversas e passeando pela sua superfície. Com o auxílio do mouse, você aumenta ou diminui o nível de ampliação das imagens e pode rotacionar o globo lunar facilmente, selecionando as opções adequadas na barra de ferramentas. Assim, você pode passear pelos lugares mais distantes do satélite natural, conferindo cada um de seus detalhes.

Fases e diferenças de luminosidade

Para acompanhar a aparência da Lua exatamente de acordo com uma de suas fases, você pode especificar a data que deseja simular, determinando o dia e a hora, precisamente. Dessa forma, você define a posição do terminador (margem que separa a zona de sombra da zona iluminada) e até a transparência que a sombra vai apresentar.

Efemérides detalhadas

O programa também pode fornece informações detalhadas sobre efemérides da Lua, num dia preciso. Usados para fins de estudos, estes dados incluem tempos de nascimento e culminação, idade da fase em questão, porcentagem de iluminação do globo, azimutes, distância, inclinação solar, entre muitas outras variáveis.

Informações e curiosidades

Com uma base de dados completíssima e variada, contendo informações detalhadas sobre milhares de formações lunares, o atlas apresenta explicações sobre elementos como mares, planícies e crateras lunares. Assim, você pode ficar sabendo tudo sobre tópicos como tamanho e características físicas, descrição minuciosa dos detalhes observáveis, posição e, até, curiosidades sobre a origem de seus nomes, com uma pequena resenha biográfica sobre as personalidades que os inspiraram.

Fotografias dos locais

Além da simulação da Lua em três dimensões, você pode ter acesso a pacotes adicionais, no site do desenvolvedor, que trazem extensos arquivos de fotografias da maioria das formas lunares. E, quando instalados, esses pacotes permitem você conferir as imagens das crateras com apenas um clique.

Associação com telescópios

Quem possui seu próprio telescópio e procura uma ferramenta para auxiliá-lo de uma maneira sem igual em suas observações, pode optar por associar o controle do equipamento aoVirtual Moon Atlas. Dessa maneira, você dispõe de uma ferramenta muito útil que aponta seu telescópio para determinadas direções automaticamente, possibilitando você achar e identificar cada elemento lunar muito mais facilmente.

Roteiro de observações espaciais

Com uma ferramenta especial que lista todas as formações lunares observáveis pelo usuário, num determinado momento, você pode planejar diversos roteiros de observações espaciais, ao usar seu próprio telescópio, sempre que quiser e não importando o período do ano.

Ferramentas adicionais

Outras ferramentas encontradas no programa permitem você, por exemplo, medir distâncias entre dois pontos quaisquer, em quilômetros, determinados com simples cliques do mouse. Além disso, você pode registrar notas das suas observações para visualizar depois e buscar formações por nome.

Tradução para o português

Para aproveitar a versão completamente traduzida para o português, clique aqui e baixe agora mesmo a tradução. Você deve executá-la após instalar o programa, mudando a opção "Language", nas configurações do menu principal.




Importante

Antes de instalar o " Virtual Moon Atlas Expert " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

Comentários (0)

Ver todos os comentários
  • jCamilaJabs jCamilaJabs
    em 8/12/2009 ás 12:17h
    versão: 3.5c 5

    Acho que não entendeu qual é o objetivo do programa: ele serve para estudos da superfície lunar, como crateras, vales, etc. É uma versão compacta do original, para amadores, pois as opções não são tão complicadas quanto. O programa não foi desenvolvido para simples diversão, mas para um conhecimento sobre a Lua.

  • DONIZILDO DONIZILDO
    em 9/3/2009 ás 19:52h
    versão: 3.5 3

    O Virtual Moon Atlas Expert é um software que não se empenha na concorrêcia, pois ele é um software que faz nada além de anpliar a lua e mostra as fases delas e fazer uma simulação de data, e não tem nada que chamem a atenção. Pontos positivos: Grátis, anplia a lua, mostra as fases e faz uma simulação das fases da lua (na data qualquer). Pontos negativos: Não é interessante, pesado, só liguagens Francês e Inglês, requer OpenGL.

  • rppc rppc
    em 22/3/2008 ás 11:48h
    versão: 3.5 2

    Prós: Nada.

    Contras: O que é suposto fazer com este programa?! Ficar ali a olhar para a imagem da Lua?! Aumentar o zoom, diminuir o zoom, só para ver imagens fracas da Lua... Não é nada interessante para quem quer aprender astronomia. Deixa mesmo muito a desejar!!!

  • jair du santos de oliveira jair du santos de oliveira
    em 10/8/2007 ás 11:09h
    versão: 3.5 3

    Prós: Interessante para quem deseja aprender um pouco de astronomia. E ainda tem muitas informações sobre as crateras lunares. Vale a pena baixar

    Contras: Ele é em inglês e a interface dele deixa a desejar!

  • José José
    em 2/5/2007 ás 20:32h
    versão: 3.5 3

    Prós: Nada de interessante para quem e iniciante em astronomia.

Ver todos os comentários: