Componente do Visual Studio para programação em Basic e criação de aplicativos para Windows

Por Gustavo Bonato Abrão

A Microsoft lançou a atualização do Visual Basic Express para a criação de aplicativos. O Visual Basic 2008 Express chega com o intuito de oferecer facilidade aos iniciantes no mundo da programação. Com ele, é possível criar aplicativos para o Windows, encontrando uma série de ferramentas poderosas para o desenvolvimento dos projetos.

O Visual Basic é uma linguagem de programação que oferece um ambiente de desenvolvimento integrado totalmente gráfico, tornando assim a criação de interfaces de aplicações mais simples. A linguagem VB, como é conhecida, faz parte do pacote Microsoft Visual Studio.

Características gerais

Visual Basic 2008 Express oferece suporte para a criação de aplicativos utilizando o .NET Framework 3.5. o programa faz a verificação, destaque e auto-correção de sintaxe, sugerindo e aplicando retificações em mais de 200 erros comuns de programação.

Podem-se criar aplicativos com bancos de dados por meio do SQL Server 2005 Express, bem como adicionar imagens e sons aos projetos com grande facilidade. Visual Basic Express 2008 conta com ferramentas de controle para navegadores web, possibilitando assim o desenvolvimento de aplicações para a internet.

Interface do sistema para deixar o trabalho mais ágil

A arquitetura das informações do software foi elaborada para tornar a tarefa de programação mais ágil. As ferramentas são dispostas por ícones ou sub-menus, garantindo um número menor de cliques para a localização de uma opção, reduzindo o tempo e tornando o processo de desenvolvimento mais dinâmico.

Todos os projetos ficam disponíveis em abas, tornando o desenvolvimento das aplicações mais ágil. O menu direito de cada opção apresenta as propriedades das funções de maneira completa, sendo possível editar e configurar estas opções. A nova função “Split” permite que os desenvolvedores visualizem as funções “Design” e “Source” paralelamente, tornando a manutenção da página mais simples (um recurso semelhante ao encontrado no Adobe PhotoShop CS3). Com isto, clicando em qualquer campo pode visualizar as tags e o posicionamento utilizado em projetos web.

A visualização dos projetos ainda pode ocorrer pelo formato “Code”, apresentando o código de programação, “Designer”, que mostra todos os elementos de designer completo, para você movê-los como achar melhor e ainda pode visualizar o programa em tela cheia. Você também vai notar abas de gerenciamento de CSS, sendo possível fazer a configuração do CSS enquanto faz o design da página, arrastando os componentes. Da mesma forma, enquanto navega, também pode verificar as tags em utilização de HTML ou ASP .NET.

Por meio da opção “Project”, podem-se adicionar janelas (como caixas de “About” e diálogo, bancos de dados locais, arquivos de textos entre outras), páginas, controle de usuários aos projetos. As ferramentas permitem as conexões com o banco de dados e ainda apresentam um administrador de códigos para VB e XML.

COM TODAS AS ATUALIZAÇÕES NECESSÁRIAS

Visual Basic 2008 Express apresenta uma documentação completa (em inglês) ensinando como se faz a criação de cada uma das aplicações. Você define qual componente será utilizado para o desenvolvimento e o programa apresenta dicas e soluções para a criação.

Não deixe de aproveitar todos os recursos deste software incrível, com as atualizações do programa necessárias para a criação de aplicativos para o Windows. A programação para os iniciantes fica mais fácil e os usuários avançados vão trabalhar em um ambiente prático, de uma maneira nunca vista antes.



ObservaçõesObservações
  • 30 dias de uso sem registro de licença.
Importante

Antes de instalar o " Visual Basic 2008 Express Edition " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Willa Cantanhede Willa Cantanhede
    em 24/4/2014 às 22:19h
    versão: 5

    mas para quem quer evoluir recomendo usar o Visual c#

  • Caique Oliveira Santos Caique Oliveira Santos
    em 2/11/2013 às 18:42h
    versão: 5

    Bom, eu recomendo que vocês baixe esse software, pois ele é muito bom para a criação de outros softwares e bem simples.Baixem!!!!!!

  • Adilsonsud Adilsonsud
    em 2/9/2013 às 12:56h
    versão: 4

    Tenho 11 anos, e to desenvolvento um ERP com ele, tava usando o sharp develop que tbm é muito bom mas ainda não tem todo o poder que a microsoft oferece em suas ferramentas. recomendo!

  • wesley thyago da silva santos wesley thyago da silva santos
    em 4/8/2012 às 16:25h
    versão: 5

    O visual Basic é ótimo, diferente do c#...

  • gabriel mss gabriel mss
    em 8/7/2012 às 16:53h
    versão: 5

    Tô começando a aprender agora e já criei um programa ele é ótimo pra quem tá começando.

  • Nando Nando
    em 18/6/2012 às 19:05h
    versão: 5

    Sem contar com o meu nível de conhecimento de programas, o Visual Basic é o melhor programa para criar aplicações.. fácil para desenvolvimento..

  • LeoRemix LeoRemix
    em 19/5/2012 às 18:09h
    versão: 5

    Este é sem dúvida o melhor programa para criar aplicações!

  • Erick Erick
    em 18/2/2012 às 19:15h
    versão: 5

    eu tenho 13 anos e ja fiz um navegador, uma calculadora e um editor de textos

  • Tecnetos Tecnetos
    em 2/2/2012 às 23:15h
    versão: 3

    A linguagem de programação é otima mas o .net incluido na nova versão do visual studio, cria aplicações que não roda em qualquer máquina, precisa sempre do NET .framework no pacote de instalação do aplicativo para rodar. Diferente do Borland Delphi ou Lazarus cria direto no diretório o executável.

  • andrei andrei
    em 24/1/2012 às 15:27h
    versão: 5

    olha eu baixei o visual basic tenho 10 anos ja tenho uma navegador muito bom que eu criei e agora quando eu crecer quem sabe ru fique rico ai ne

Ver todos os comentários »

Requerimentos

  • CPU 600MHz
  • 192Mb de memória RAM
  • 500MB de espaço disponível em disco rígido.

Shopping Baixaki





(0.313 segundos)