Vocabulary.NET 3.7.5317

Vocabulary.NET

3.7.5317

Cartões de palavras para ajudar quem está aprendendo outro idioma


REQUERIMENTOS
  • .NET Framework 3.5 ou superior

O Vocabulary.NET é um aplicativo extremamente simples que pretende auxiliar pessoas a compor um vocabulário em línguas estrangeiras. Por padrão o programa trabalha entre inglês e chinês, mas existem outrass possibilidades, inclusive o português.

A apresentação dos vocábulos é feita no método conhecido por “flashcard”, ou cartões de memorização, e o aplicativo conta com três maneiras de compreensão, definidas na caixa existente no canto superior direito da janela.

Em “Read” (leitura), as palavras são exibidas sequencialmente com suas definições, traduções e fonética, com pequenos intervalos entre cada mudança de termo. Já sob “Test” (teste), o mesmo cartão é exibido com uma lacuna que deve ser preenchida pelo usuário, confirmando que ele realmente aprendeu o verbete.

A última opção é “Practice” (treino), que coloca apenas o termo e a tradução, para que o usuário exercite o conhecimento de significados de cada entrada.

Interface principal do Vocabulary.NET

Em português

Preparar o Vocabulary.NET depende um tanto de paciência por parte do usuário. Já que a instalação padrão é feita com definições e traduções em chinês de vocabulário em língua inglesa, é necessário alterar algumas configurações do banco de dados para utilizar o idioma de Camões.

Aba Edit e banco de dados de verbetes

O primeiro passo é alterar a visualização para a aba “Edit” (editar), onde são exibidas todas as palavras que compõem o banco de dados do Vocabulary.NET.

Depois de acessar essa área, pode-se utilizar o comando CTRL+A para selecionar todos os verbetes simultaneamente. Assim que o destaque das linhas for exibido, é necessário clicar com o botão direito do mouse, para obter o  menu contextual. Nele, deve-se acionar o comando “Edit”.

Atualizando o banco de dados para português

A janela de edição permite que o usuário altere cada entrada individualmente, ou em lote. Como a intenção é alterar o banco de dados inteiro, basta selecionar o português na caixa de diálogo marcada com “Chinese” (chinês), no centro da barra inferior da tela e clicar em “Update” (atualizar).

Uma janela de alerta sobre a utilização do Google Dictionary será exibida. Clique em OK para continuar. Após alguns instantes de processamento, os verbetes serão traduzidos do chinês para o português no banco de dados. Quando todas as entradas forem alteradas, basta clicar OK na janela de edição e retornar à aba “Main” (principal) do Vocabulary.NET.

Imagens do Vocabulary.NET

Métodos de exibição dos flashcards Interface principal do Vocabulary.NET Aba Edit e banco de dados de verbetes Atualizando o banco de dados para português Leitura normal de um flashcard Teste baseado nos flashcards Um teste feito corretamente Um erro durante os testes
Prós
  • Exibe flashcards e permite a realização de testes baseados no banco de verbetes
  • Banco de dados pode ser editado para atender às necessidades do usuário
Contras
  • A edição dos verbetes é lenta
  • Exige edições para a utilização em português

Nossa opinião sobre o Vocabulary.NET:

Apesar de bastante interessante, o Vocabulary.NET tem utilidade limitada para falantes de língua portuguesa até que um banco de dados específico para o português seja criado.

Mesmo com o macete descrito acima, as frases e os exemplos utilizados como contextualização dos verbetes continuam em chinês, virtualmente impossibilitando a compreensão.

Dessa forma, apesar de poder servir como último recurso, outras opções de auxiliares ao aprendizado de línguas – como o LiveMocha ou o Buensoft Ingles – podem ser mais eficazes durante o estudo.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Daniela Daniela   em 27/1/2011 - versão: 3.0

    Bom mesmo pra quem gosta de coisas que nao prestam...

Ver todos os comentários »