Com seus companheiros numa grave situação, o capitão deve usar a força da gravidade para salvá-los

Por Allan Valin Ribeiro da Fonseca

Se existe uma coisa que caracteriza e é vital para um jogo do gênero “plataforma” é a intensa utilização de pulos para livrar o personagem principal de armadilhas e inimigos. Em muitos deles também é possível encontrar armas para derrotar os agressores, assim como outros tipos de “power ups”, como a habilidade de voar pelo cenário ou ficar invencível por determinada quantidade de tempo.

Portanto, um jogo de plataforma no qual não se pode pular não pode ser inserido neste gênero, certo? Errado! E aqui você tem a prova disso: VVVVV.

Contrariando o senso comum dos gamers, VVVVV apresenta personagens que não possuem a capacidade de pular. No entanto, sem poder usar qualquer tipo de arma e sem uma escada ou escudo para desviar das armadilhas e se defender dos inimigos, como o personagem faz para sobreviver? Ora, ele simplesmente controla a gravidade! Bom, na verdade isso não é tão simples.

A princípio você pode pensar: “ah, mas que enganação, controlar a gravidade e pular dá tudo na mesma!”. No entanto, neste jogo pular e controlar a gravidade são coisas diferentes sim. Isso porque num pulo você sai do chão, faz uma parábola no ar e novamente volta ao chão. Já com a inversão da gravidade, ao invés de uma parábola, seu movimento fica similar ao gráfico de uma “função tangente”.

Função tangente

Você pode ainda não acreditar na diferença, mas com o próximo exemplo poderá percebê-la: quando você inverte a gravidade, somente é possível fazê-lo novamente depois de entrar em contato com o teto/chão ou com um feixe de inversão gravitacional. Em outras palavras, você não consegue voar em ziguezague ao apertar a tecla “V” freneticamente.

A limitação de movimentos acaba por tornar-se liberdade conforme você se adapta à frequente mudança de fluxo gravitacional. A cada novo desafio de VVVVV você deve adequar-se às circunstâncias e pensar de maneira diferente da qual está acostumado por causa de outros jogos de plataforma.

Por exemplo, em determinado momento você precisa saltar por três plataformas móveis, das quais não é possível sair vivo sem andar por baixo delas. Ou seja, VVVVV obriga você a pensar diferente.

Quando você primeiro encontra os feixes de inversão gravitacional, caracterizados por uma linha branca, nota o quanto eles podem ajudar ou atrapalhar sua vida. Ao passar por eles, a gravidade é alterada, mesmo que você esteja em pleno ar nesse momento. Ou seja, a única maneira de realizar uma parábola é invertendo a gravidade, passar por um feixe e cair no chão.

Feixe

O problema é que dificilmente os feixes aparecem sozinhos: em certas salas há tantos que você sente-se uma bola de tênis de tanto quicar. Por outro lado, há salas em que os feixes estão posicionados tão maliciosamente que você precisa de movimentos extremamente precisos para conseguir evitar a morte pelos espinhos. Contudo, este é o grande trunfo de VVVVV: os perigos dos quais você deve ficar longe são tão difíceis de evitar que ao consegui-lo a sensação de triunfo é inevitável!

Nas duas fases desta versão demonstrativa você encontra diversas salas para testar sua capacidade de raciocínio, reflexos e coordenação motora. Logo, não pense que a curta duração não garante diversão alguma. Muito pelo contrário, pois você pode jogar quantas vezes quiser sem que, com isso, canse dos desafios.

A história

Você é um capitão de uma nave espacial que bate em algo desconhecido. Toda a tripulação foge utilizando o teletransportador, porém ninguém sabia que este estava com defeito e, ao invés de enviar todos da tripulação para o mesmo local, enviou cada um para lugares aleatórios. O capitão, você, foi enviado a outra nave e deve explorá-la em busca dos companheiros perdidos.

Comandos

Setas direcionais ou teclas W, A, S e D: movimentação do personagem;

Teclas Z e V: botão de ação (inverte a gravidade);

Enter: interage com objetos;

Esc: abre o menu e pausa o jogo.



Importante

Antes de instalar o " VVVVV " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o VVVVV e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Diferente do que qualquer um pensaria, um jogo de plataforma no qual não é possível pular pode ser muito bom e desafiador. A história de VVVVV é bastante simples, porém consegue explicar a razão pela qual o capitão busca seus companheiros e porquê de eles terem sidos separados.

A dificuldade das salas aumenta gradativamente, até o ponto onde são necessárias diversas tentativas para alcançar “Check Point”, a partir do qual não é mais necessário se preocupar com o desafio anterior.

Por sua vez, a jogabilidade de VVVVV é excelente, o que impossibilita o jogador de culpar o jogo por suas falhas (as mortes são muito frequentes, porém ilimitadas, ou seja, você pode morrer infinitamente sem perder o progresso feito).

Esta versão, diferente da inteira que possui oito fases, apresenta somente duas, o que é uma pena. Por último, os gráficos de VVVVV podem classificá-lo como “retro”, pois ele poderia perfeitamente ser confundido com um jogo do Atari. Apesar disso, seus personagens conseguem transmitir certo carisma através de suas expressões.

Em suma, este jogo tem uma jogabilidade inovadora e suas fases são desafiadoras: uma mistura perfeita para quem prioriza a jogabilidade e não se importa com gráficos retro.

ImportantePrós
  • Comandos simples
  • Várias salas
  • Muito desafiador
  • Jogabilidade excelente
  • Exige raciocínio
  • Personagens carismáticos
ImportanteContras
  • Somente duas fases
  • Gráficos simples

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Otávio Otávio
    em 30/10/2012 às 15:24h
    versão: DEMO 5

    Esse jogo é muito bom!!A trilha sonora contagia e te atrai.Os obstáculos são muito difíceis,o que toma um grande tempo e garante uma gama de jogatina imensa.Se conseguir zerar esse game 100% você é o novo Eistein,pois esse jogo requer muito reflexo,agilidade,e sobretudo,paciência;pois você vai morrer infinitas vezes até conseguir passar por um determinado caminho.

  • HearthBreacker HearthBreacker
    em 27/7/2011 às 08:07h
    versão: DEMO 5

    Comprei o Joguinho no Indie Bungle para o meu Ubuntu e paguei uma mixaria por ele e recomendo, pois ele faz vc viajar no tempo do Atari com os desafios de um jogo moderno...

  • D.Shiryu D.Shiryu
    em 14/1/2010 às 18:43h
    versão: DEMO 5

    VVVVV é diferente de SHIFT, e muito. Nele você precisa se a tela não gira com o botão de ação, você simplesmente vai para o teto, fato que torna o jogo muito interessante, pois mexe com as convenções!

  • Douglas Douglas
    em 13/1/2010 às 20:25h
    versão: DEMO 3

    até q é legal mais acho que cobrar por um joguinho super simples como esse já é demais né? e paga pra jogar apenas 8 fases? sou mais jogar Mario!

  • Vinicius Vinicius
    em 13/1/2010 às 17:43h
    versão: DEMO 1

    Já vi um parecido com esse que é online (pelo menos você nao vai gastar espaço instalando essa porcaria), o nome dele é "SHIFT" e tá nos jogos online (flash) no site do baixakijogos. Beem melhor q essa imitação!

Ver todos os comentários »

Requerimentos


Shopping Baixaki





(0.125 segundos)