War Game 1.0

War Game

1.0

Jogo conceitual aborda a questão do estado psicológico de soldados em guerra de maneira artística e irônica



Apesar de procurarmos guerras sangrentas diariamente nos jogos de video games, sabemos que esse não é um ambiente saudável. Além das mortes e dos bilhões de dólares gastos com armamentos, há também a ameaça à sanidade daqueles que continuam lutando nas trincheiras. Esse é o assunto tratado por War Game, um jogo conceitual que serve mais como ferramenta de reflexão do que como diversão.

Para começar, o visual e jogabilidade do jogo são inspirados em mini games antigos com tela de LCD, como os Game & Watch, da Nintendo. Basta usar as setas para cima ou para baixo na hora de desviar dos tiros inimigos. Para contra-atacar, use a seta para a direita.

Depois de matar pelo menos cinco adversários, você passa de fase. Mas, antes, tem a necessidade de passar por um exame psicológico, para ter certeza de que você está apto a voltar para o campo de batalha. É nesse ponto que o apelo artístico e crítico do game entra em questão.

Desvie dos tiros e acerte o inimigo

Ironia e arte a favor da crítica

Antes de passar de fase, você deve responder a uma pergunta: "O que você gostaria de discutir?". É de se esperar que boa parte dos soldados queira falar a respeito da guerra e, por isso, o game disponibiliza o teclado para que o jogador possa discorrer sobre a vida com o profissional médico.

Ironicamente, você é automaticamente aprovado para voltar à luta, não importa o quão perturbado esteja emocionalmente: “Tudo parece estar em ordem. Você ficará bem. Retorne às suas atividades”.

Preencha o relatório médico para continuar

Além disso, o jogo também imita alguns aspectos da vida real, como a possibilidade de um “game over” inesperado. Algumas partidas duram apenas um ou dois turnos, já que a guerra pode acabar repentinamente. Porém, em outras, o soldado precisa passar por longos combates que, aos poucos, vão causando danos à sua sanidade.

Nesse caso, algumas falhas intencionais começam a invadir a tela de War Game, como se demonstrasse que algo não vai bem com o militar controlado por você. Além de balas, sua arma começa a tirar outros elementos do game, como soldados e tanques de guerra. Até mesmo a tela de Game Over acaba sendo perturbada por essas imagens, deixando o jogador em dúvida sobre o sucesso alcançado pela missão.

Imagens do War Game

Desvie dos tiros e acerte o inimigo Preencha o relatório médico para continuar
Prós
  • Artístico e interativo
  • Simula comportamento de mini game clássico
Contras
  • Bomo como conceito, mas ruim como game
  • Apenas em inglês

Nossa opinião sobre o War Game:

A criatividade e o senso crítico por trás de War Game é o que fazem esse jogo (ou arte interativa) valer a pena. Apesar dos gráficos e da jogabilidade intencionalmente simples, o título surpreende de maneira positiva com seus finais ininterruptos e falhas programadas.

O ponto negativo é o mesmo compartilhado por outras criações do gênero: o fator diversão não é tão grande quanto a discussão crítica, o que significa que você provavelmente vai encarar War Game como uma boa ideia, mas não como um bom game.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?