WhatFontis

WhatFontis

Identifique com facilidade as fontes que são utilizadas em imagens da web ou do seu computador



Existem milhares de fontes espalhadas pela internet. Cada página que você acessa carrega novos tipos de letras com tamanhos diferenciados. Quando se trata de texto, identificar as fontes utilizadas é tarefa fácil. Contudo, descobrir o nome de uma fonte utilizada em uma imagem é algo bem mais complicado.

O serviço gratuito WhatFontis pode auxiliar nessa tarefa. O site analisa imagens armazenadas em quaisquer websites e, também, permite que você envie arquivos do seu computador para identificar as fontes. Para que o programa online possa fazer as verificações, no entanto, você deve atentar para que o arquivo enviado esteja no formato JPEG, tenha tamanho inferior a 1,8 MB e, preferencialmente, contenha pouca informação visual.

Identifique as fontes em poucos passos

Para usar o WhatFontis não há muitos segredos. Na primeira tela, você precisa indicar o local da imagem que será analisada. Nessa etapa, também é preciso informar se o fundo da imagem é claro ou escuro. Clique em “Continue” e aguarde até que o site encontre as letras.

Fontes identificadas

Feito isso, você deverá ajudar o programa online a reconhecer padrões. Diversos quadros exibirão as letras separadamente e tudo que você deve fazer é digitar as letras nos espaços em branco. Na parte de baixo da tela, é possível definir quais tipos (pagas ou gratuitas) de fonte você deseja visualizar. Por fim, clique em “Continue” para obter o resultado final.

Imagens do WhatFontis

Fontes identificadas
Prós
  • Gratuito
  • Fácil de usar
  • Oferece fontes gratuitas e pagas
  • Identifica muitas fontes semelhantes
Contras
  • Sem tradução para o português
  • Precisa da ajuda do usuário na hora de identificar algumas letras
  • Dificuldades para analisar imagens muito grandes

Nossa opinião sobre o WhatFontis:

O WhatFontis é um site muito útil para quem trabalha com fontes e precisa constantemente renovar a coleção. Durante nossa análise, ficamos satisfeitos com os resultados apresentados, principalmente porque o serviço oferece opções pagas e gratuitas, tentando sugerir fontes parecidas com as que foram identificadas na imagem.

Apesar de ser um serviço inteligente, o WhatFontis não consegue capturar as regiões exatas em que as fontes estão localizadas, tampouco tem a capacidade de distinguir cores. Isso exige que você recorte as imagens antes de enviar para o site. Pode não ser um grande defeito, mas você acaba desperdiçando certo tempo para editar o arquivo em questão.

O funcionamento do WhatFontis é muito simples, combinando com a interface limpa. Ao que parece, o serviço não é perfeito, principalmente porque não identifica a fonte exata utilizada nas imagens. Isso sem falar que o site necessita de sua ajuda na hora de analisar as letras. De qualquer forma, o site pode ser uma verdadeira mão na roda para designers e usuários que desejam identificar determinadas fontes.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?