Proteja sua família definindo quais sites podem ser visualizados e até mantendo um registro de atividades

Por Fabio Roberto Machado Jordão

O Windows Live Proteção para a Família é um software bem diferente dos sistemas de proteção inclusos em programas do tipo “Internet Security”. A Microsoft desenvolveu um programa muito fácil de utilizar e configurar. O software não ocupa muito espaço e requer pouco conhecimento do usuário, visto que é todo em português.

Instalador

Windows Live Proteção para a Família é um dos vários programas que vêm incluso no novo instalador do Windows Live. Portanto, ao baixar o software você irá se deparar com o mesmo instalador do Messenger 2009, fator que facilita muito a instalação. Caso você não saiba instalar, dê uma olhada na imagem abaixo e veja como instalar.

Instalando

Login

O Windows Live Proteção para a Família funciona somente com a utilização de uma conta Windows Live (emails do Hotmail, MSN ou contas da rede XBOX). Apesar de o serviço parecer não ter restrições, alguns erros podem ocorrer durante o login, como foi comprovado em um de nossos testes. Ao que tudo indica, o problema ocorre com poucas contas, mas não há nada no site da Microsoft que diga como contornar o problema. Confira o erro na imagem abaixo.

Erro ao tentar efetuar login

Definindo Filtros

Ao instalar o Windows Live Proteção para a Família em seu computador, você terá acesso apenas a uma tela principal. Todas as configurações e relatórios não ficam armazenadas localmente, sendo que ao clicar para alterar quaisquer configurações você será redirecionado ao site do Windows Live.

Escolha o filtro

Uma vez estando no site você pode definir tudo o que desejar: ativar filtros, ativar o monitor de atividades, visualizar o relatório, os pedidos feitos por seus dependentes e muito mais. O filtro de sites da internet é bem severo e funcional, sendo que ele é aplicável a qualquer navegador que você possua instalado no computador.

Dentre as configurações do filtro, você pode escolher os perfis: básico, restrito e personalizado. Na configuração básica, o Windows Live Proteção para a Família bloqueia somente sites que tenham conteúdo voltado a adultos. Já na configuração restrita, ele bloqueia todos os sites da internet — exceto páginas que tenham conteúdo apropriado para crianças. E no perfil personalizado, você pode assinalar quais sites deseja liberar em seu PC.

Adicionar site permitido

Como senão bastasse, o Windows Live Proteção para a Família oferece uma configuração manual, onde você pode digitar sites que devem ser bloqueados ou liberados para as contas dependentes.

Relatório de atividades

Menu de opções

Com a modernização da web, ficou muito difícil controlar tudo que as crianças visualizam ao entrar na internet. Há diversos meios de driblar os programas que bloqueiam conteúdo e saiba: não é nada difícil fazer isso. Pensando nisso, o Windows Live Proteção para a Família oferece aos responsáveis um relatório de atividades, de modo que você sabe exatamente por onde seu filho navegou.

O relatório de atividades é muito interessante, pois ele separa as atividades por computador e inclusive por conta de usuário. Sendo assim, você pode saber horários, datas e até o usuário que acessou determinados sites. Ao que tudo indica, este relatório de atividades não monitora as conversas do Messenger, sendo assim recomendado que você ative o histórico de conversas no próprio programa (caso queira monitorar as conversas de seus filhos).

Gestão de Contatos

Como todo pai deve saber, na internet existem muitas pessoas má intencionadas. Sendo assim, você não pode deixar seu filho conversar com qualquer pessoa. A gestão de contatos é um importante item do Windows Live Proteção para a Família, pois ele mostra quais os contatos que seu filho possui.

Pedidos

Os pedidos são casos especiais em que você bloqueou determinado site que talvez não possua conteúdo ofensivo. Sendo assim, seu filho (ou o usuário do computador) pode pedir permissão quando o site estiver bloqueado e assim você pode permitir ou negar a requisição. O Windows Live Proteção para a Família ainda fornece dois modos de permissão: um pessoalmente (para que você digite a senha no próprio computador) e outro através de email — para que você receba o pedido em sua conta Live e libere o acesso remotamente).

Página bloqueada - Pedir permissão



Importante

Antes de instalar o " Windows Live Proteção para a Família " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Windows Live Proteção para a Família e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Windows Live Proteção para a Família é de grande ajuda para quem não quer expor seus filhos ou parentes aos riscos dos sites da internet. Além de o programa evitar a entrada de possíveis vírus em seu computador, ele mantém seu filho longe dos sites com conteúdo impróprio ou ofensivo. O destaque do programa está justamente na facilidade de permitir o acesso a determinado conteúdos à distância e da monitoração através de qualquer computador.

Claro que o programa poderia ter muitos outros recursos avançados e até poderia funcionar de modo semelhante ao Controle dos Pais (aplicativo presente no Windows Vista), entretanto, tais modificações aumentariam significativamente o tamanho do programa e também a complexidade de uso para usuários novatos na área computacional.

Caso você se importe realmente com a segurança de sua família (e também do computador), a utilização do Windows Live Proteção para a Família é altamente recomendada. O software é totalmente gratuito, em português e lhe ajudará com certeza a proteger sua família.

ImportantePrós
  • Tudo é gerenciado através da internet
  • Bloqueia o acesso em qualquer navegador
  • Pequeno e fácil de usar
  • Relatório de atividades completo
ImportanteContras
  • Falta configurações para bloqueio de programas
  • Falta monitoria do Messenger

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Silvia Thomassen Silvia Thomassen
    em 30/8/2011 às 13:37h
    versão: 3

    eu preciso saber como cancelaressa protação p familia pois bloquiou meu facebook!! por favor me ajude...

  • jonatas jonatas
    em 6/7/2010 às 19:27h
    versão: 5

    Programa ótimo, realmene bloqueia os sites. As configurações ficam armazenadas na internet, facilitando o uso e não precisando configurar os outros computadores novamente, basta entrar com a conta do responsável e clicar no botão com o símbolo atualizar do windows internet explorer 7 ou superior. Parabéns a microsoft, cada vez mais programas integrados a internet, como por exemplo o windows live sync e até o microsoft office 2007 (com o plugin microsoft office live add-in). a mesma coisa que ele falo

  • Anderson Senna Anderson Senna
    em 4/1/2010 às 19:00h
    versão: 4

    Gostei muito...ele monitora, e bloqueia tudo aquilo que ñ queremos q nossos filhos vejam, ou acessem. a única coisa q ñ monitora, ou se monitora, eu ainda ñ descobri como fazê-lo, é o MSN. recomendo.

  • Wanderson Wanderson
    em 29/10/2009 às 15:52h
    versão: 5

    *Funciona em todos o browsers *Coloca todos os sites de busca em restrito "filtro ativado" *Bloqueia site pelo ip também *Fácil configuração e monitoramento e em português *Dá pra usar uma lista de de sites liberados em varias contas *Tem opçoes de sites pra infantis *É grátis RECOMENDO COLOCAR NO MODO SEVERO POIS ALGUNS SITES NAO TEM CLASSIFICAÇÃO. EXEMPLO: alguns nomes de frutas e algumas palavras no diminutivo passam pelo filtro dos sites de buscas.

Ver todos os comentários »

Requerimentos


Shopping Baixaki





(0.374 segundos)