Favoritos Baixaki no seu site RSS

Baixaki Download

Download Papéis de Parede Videogames Joguinhos Online

  LimeWire

Ficha Técnica
Análise
Como Instalar Como Usar Novidades Dicas Comentários

LimeWire – o limãozinho da feira direto para o seu computador!

Uma das primeiras perguntas que se fazem para um usuário de Internet é: “Qual compartilhador de arquivos você usa?” Parece que baixar músicas, vídeos e filmes está naturalmente ligado à Internet.

 
No final da década de 90 surgiu o Napster, e a história da Internet mudou. Compartilhar arquivos, principalmente MP3, virou uma febre arrebatadora. O fim do Napster gratuito, por problemas de legalidade, não esfriou o ânimo dos maníacos por transferências de música. Vieram então o AudioGalaxy (descanse em paz...), Kazaa, SoulSeek, eMule e outros não param de surgir.
 
Concorrentes

Cada um tem uma característica específica, que se encaixa melhor a um tipo de usuário: o eMule é excelente para arquivos grandes, como filmes completos, episódios de séries, E-books, etc. Por outro lado, é indicado para usuários que forneçam uploads tanto quanto gostam de downloads.
 
O Shareaza é em português — assim como o LimeWire — e com uma interface muito amigável, indicado para usuários mais comuns, que baixam poucas músicas de vez em quando, nada compulsivo. Já o Kazaa parecia ser completo: rápido, fácil e amigável. Porém, o número absurdo de spywares obrigou os desenvolvedores a fazer uma versão mais leve, o Kazaa Lite.
 
O SoulSeek é excelente para baixar álbuns completos e ainda oferece possibilidade de conversas entre os usuários com os mesmos interesses musicais. No entanto, não é bem indicado quando você precisa baixar somente uma música. Às vezes você precisa entrar em filas para somente um arquivo.

Pirataria
 
A questão da pirataria é delicada nessa história toda. Alguns artistas se sentem lesados e prejudicados financeiramente. De outro lado, usuários defendem o compartilhamento como uma maneira de evitar adquirir álbuns no escuro e para divulgar novos sons independentes e demo. Outros ainda defendem que, a partir do momento em que o MP3 é designado para uso doméstico, assim eles não podem ter lucros, e, portanto, não estão prejudicando os artistas.

Já o LimeWire, como todos os outros, tem seus pontos positivos e pontos negativos.

 
Busca

A busca do LimeWire é bastante intuitiva. Rapidamente você a direciona para onde quer: áudio, imagem, vídeo, documentos, programas ou todos eles juntamente. Dentro de cada tipo, delimita-se ainda mais os seus interesses.

 
No entanto, delimitar exageradamente uma pesquisa pode não gerar resultado algum. Às vezes, é necessário digitar palavras-chave gerais, para então através dos resultados você chegar naquilo que deseja.

Biblioteca

Através da biblioteca do LimeWire, é possível buscar, mover e mexer em arquivos sem precisar sair do programa. É possível visualizar os arquivos que você compartilha, os que você baixou e aqueles que você está baixando. É uma boa alternativa para não precisar acessar o Windows Explorer.

 
Monitor
 
Nessa janela é possível visualizar os termos que outros usuários estão utilizando para suas pesquisas. Primeiramente, este recurso é limitado. Se você não é um usuário do tipo Ultrapeer, poucos termos pesquisados serão exibidos para você. Em segundo lugar, não há uma utilidade muito marcante para este recurso. A finalidade é você saber se algum arquivo teu está sendo bastante ou pouco requisitado.

Velocidade

Sim, o LimeWire é rápido. Dependendo de seu provedor, é possível baixar músicas de seis megas, por exemplo, em menos de cinco minutos. No entanto, como em qualquer compartilhador, não depende somente de você. Depende da velocidade do usuário e da disponibilidade do arquivo. Porém, o programa faz a parte dele: oferece possibilidade de alta velocidade.

 
Raridades
 
Se você é daqueles que conhece umas raridades muito cabulosas e quer baixá-las, o LimeWire não pode lhe ajudar muito. A capacidade de busca do programa é um tanto limitada. É ótimo para encontrar músicas conhecidas, hits, sucessos, mas aqueles hinos de lugares underground dificilmente são encontrados. É um ponto de popularidade para o programa, mas um ponto negativo para descobrir novos sons.

Vídeos, Filmes e Afins

 
Não é o forte do programa. A busca não é tão boa, e conseguir um usuário com alta velocidade é difícil. Além disso, muitos resultados sem relação nenhuma com sua pesquisa são exibidos.

Adquirir Versão PRO

 
Um ponto muito negativo para o LimeWire é o fato de ele sempre lhe pedir para adquirir a versão paga do programa (Pro). Toda vez que você inicia o programa, abre-se uma janela perguntando se você quer adquirir a versão paga. É verdade que muitos recursos são adicionados e suas buscas são melhoradas, mas fica chato ser lembrado toda hora que começar a usar o LimeWire.

O Veredito

 
Entre prós e contras, o resultado é positivo para o “Limão Compartilhador”. Obviamente, ele possui algumas limitações, mas até aí cada programa compartilhador tem as suas também. O LimeWire é indicado para usuários iniciantes e domésticos, que ainda não tem uma certa compulsão por adquirir MP3. Não é recomendado para cinéfilos, por exemplo.




Mapa do Site Ajuda e Informações Envie seu Software Contato Privacidade
Baixaki Tudo Gostoso Baixaki Jogos Eu Já Fui! Muita Música
© Copyright 2000-2008 No Zebra Network, todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.