Favoritos Baixaki no seu site RSS

Baixaki Download

Download Papéis de Parede Videogames Joguinhos Online

  Avast! Home Edition

Ficha Técnica Como Instalar
Como Usar
Novidades Comentários

Aprenda a usar um dos antivírus gratuitos mais populares do mercado: o Avast!

Muitos se enganam em pensar que para se ter uma boa proteção contra as pragas virtuais, basta apenas instalar um software antivírus no computador. Atualmente, mesmo com as facilidades oferecidas pelos desenvolvedores, como programas pré-configurados, é imprescindível a atuação do usuário a fim de tornar a ação do software mais eficaz e adequada ao perfil de uso.

Neste guia, lhe ensinaremos como usar e configurar o Avast!, um dos mais populares antivírus gratuitos da atualidade. Para a felicidade de todos, o programa é totalmente em português, o que tornará a compreensão dos passos ainda mais fácil.

Índice

1. Instalação
2. Começando

3. O Antivírus



Instalação

A primeira etapa é instalar o software — veja o nosso guia de instalação para mais detalhes, clicando aqui. Como citado no guia Como Instalar, é recomendado efetuar um escaneamento completo após a instalação do software. Ele é efetuado durante a reinicialização do sistema e costuma demorar alguns minutos — dependendo da quantidade de arquivos em seu PC. Assim que terminar, o sistema é iniciado normalmente. Agora, vamos explorar o programa!

Voltar

Começando

O Avast! é iniciado, por padrão, automaticamente com o Windows. Como você pode ter notado, dois ícones azuis em forma de esfera passam a ser exibidos na systray (barra de sistema, ao lado do relógio). São eles:

Gerador do VRDB

É o ícone indicado pela letra “i”. Ele é responsável por remediar uma possível infecção de vírus, substituindo os arquivos infectados pelas suas últimas versões intactas. Para isso, o Avast! cria um banco de dados com informações sobre o estado atual dos arquivos, preservando sempre as três últimas versões. O banco é criado uma única vez e atualizado a cada três semanas durante a inatividade do computador.

Voltar

Proteção residente

Representado pelo ícone com a letra “a”, ele indica o estado em que se encontram os provedores de proteção em tempo real. Estes são responsáveis por manterem o seu computador protegido enquanto você executa suas tarefas habituais. Eis os provedores:

  • Proteção de e-mail: verifica mensagens e notícias, enviadas e recebidas, no seu cliente de e-mail.
  • Mensagens instantâneas: verifica os arquivos recebidos em mensageiros como o Windows Live Messenger, Yahoo! Messenger, ICQ etc.
  • Proteção de rede: previne sua máquina de ataques de worms pela rede.
  • Proteção P2P: verifica os arquivos enviados/recebidos em programas de compartilhamento como Shareaza, LimeWire, eMule, BitComet etc.
  • Proteção padrão: verifica os programas que são utilizados e os arquivos acessados.
  • Proteção da Internet: evita que o seu computador seja infectado por um vírus enquanto você navega pela Internet.
  • Outlook/Exchange: é como a proteção de e-mail, porém focada nos clientes Microsoft Outlook e Microsoft Exchange.


Cada um pode ser ajustado nos níveis de proteção Normal, Alta (recomendado) e Personalizado, onde neste você define manualmente os itens abrangidos por cada provedor. O painel de configurações é bem intuitivo, bastando um clique simples sobre o ícone da systray para acessá-lo.



Assim que uma ameaça é detectada, a proteção residente emite um alerta e apresenta as ações que o usuário pode tomar — as quais serão abordadas mais adiante.

Voltar

O Antivírus

O Avast! possui uma característica marcante em se tratando de visual: sua interface gráfica assemelha-se a de um player. Para alguns, isso foi ótimo, contribuiu e muito para a facilidade de uso do software. Já para outros, complicou ainda mais. É justamente para estes que estamos aqui!

Primeiro, devemos executar o programa. Para isso, utilize um dos atalhos criados (Área de Trabalho ou Menu Iniciar) ou clique com o botão direito sobre o ícone da Proteção residente e selecione a opção Iniciar o antivírus avast!.

Antes de carregar o antivírus, o Avast! realiza um escaneameanto completo da memória RAM do computador. É recomendado que você aguarde a execução dele.



A tela exibida na seqüência apresenta cinco pontos básicos para o usuário iniciar o uso do programa. Leia atentamente cada tópico e, caso queira que ela não apareça novamente na próxima vez que abrir o Avast!, marque a caixa de seleção na parte inferior da tela.



Voltar

Elementos da Interface

Como citado anteriormente, a interface gráfica do Avast! é muito parecida com a de um player comum. Vejamos agora a função de cada botão:



1. Menu de opções do programa.
2. Inicia o escaneamento das áreas selecionadas.
3. Pausa o escaneamento.
4. Abre a janela com os arquivos que estão em quarentena.
5. Ajusta o nível de sensibilidade da Proteção residente.
6. Inicia a atualização (manual) do banco de dados do Avast!.
7. Seleciona os discos rígidos para serem examinados.
8. Seleciona as mídias removíveis para serem examinadas.
9. Abre uma janela para que você selecione uma ou mais pastas específicas a serem escaneadas.
10. Janela com informações sobre as tarefas em execução ou o estado atual.

Voltar

Realizando um escaneamento

Agora que já conhecemos as principais ferramentas do Avast!, vamos ensinar como configurar e iniciar um escaneamento personalizado do computador :

O primeiro passo consiste em selecionar as áreas que serão examinadas pelo o antivírus. Para examinar o sistema por completo, clique na opção Discos Locais (1) (de modo que ele fique marcado como "Sim"), arraste a barrinha (2) para a direita a fim de definir o modo do scan como "Completo", marque a caixa "Conteúdo" (3) — para examinar arquivos compactados, por exemplo — e clique em "Iniciar" (4).



Há ainda um meio alternativo, e muito mais prático, para quem deseja analisar um único arquivo. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e aponte para "Escanear (nome do arquivo)". Aguarde o término do escaneamento. A seguir veremos as ações a serem tomadas, caso alguma praga seja detectada.

Voltar

CUIDADO: Um vírus foi encontrado!



Não há motivo para entrar em pânico quando esta janela é exibida. O alarme é emitido justamente para chamar a sua atenção. Nela, você deve definir a ação que será aplicada ao arquivo infectado. São elas:

  • Renomear/Mover: altera o nome de arquivo e/ou o move para uma pasta de sua escolha.
  • Excluir...: apaga o arquivo infectado.
  • Reparar: o Avast! elimina apenas o código mal-intencionado do arquivo, desde que este esteja registrado no Banco de Dados de Vírus.
  • Mover para Quarentena: o arquivo é isolado do sistema operacional. Sendo assim, ele não pode ser executado, tornando impossível a manifestação do vírus.
  • Sem ação: ignora o alerta.


Por via das dúvidas, caso não saiba qual ação tomar, siga as instruções do antivírus, apresentada na caixa Ação recomendada.



Vai dizer que agora não ficou fácil proteger o sistema? Você acompanhou o guia de uso básico do Avast!. Agora fica por sua conta explorar a fundo o potencial deste antivírus gratuito.

Voltar




Mapa do Site Ajuda e Informações Envie seu Software Contato Privacidade
Baixaki Tudo Gostoso Baixaki Jogos Eu Já Fui! Muita Música
© Copyright 2000-2008 No Zebra Network, todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.