Favoritos Baixaki no seu site RSS

Baixaki Download

Download Papéis de Parede Videogames Joguinhos Online

  WinRAR

Ficha Técnica Como Instalar
Como Usar
Comentários

Aprenda a extrair, compactar, adicionar arquivos e protegê-los com senha através do WinRAR. Veja como é muito simples.

Afinal, o WinRAR expira?

A licença de uso para o WinRAR afirma que só é possível utilizá-lo por 40 dias. Após este período, teoricamente o programa não pode ser utilizado. Porém, isto não acontece. A verdade é que apenas algumas funções mais avançadas têm seu uso restrito, mas você pode compactar e extrair arquivos por tempo indeterminado. Portanto, não se preocupe com o aviso de "cópia de avaliação" ou os avisos sobre o fim do período de testes. Continue usando o programa normalmente.

Instalando

Logo após a instalação do WinRAR, você define quais tipos de arquivos devem ser associados a ele, ou seja, aqueles arquivos que automaticamente executam o WinRAR após serem executados. Você também pode definir atalhos de acesso ao programa na área de trabalho ou no Menu Iniciar. Por padrão, a instalação integra o WinRAR ao menu de contexto do Windows. É recomendado que você mantenha esta integração, pois ela pode agilizar o uso dos recursos do programa.

Após instalar e configurar integrações e atalhos, um novo menu é exibido, onde você pode acessar o programa, ler o arquivo de ajuda e a licença de uso, comprar o programa e acessar a página do desenvolvedor na internet.

Extraindo Arquivos

Extrair o conteúdo de um arquivo compactado através do WinRAR é bastante simples. Caso a extensão do arquivo em questão esteja associada ao programa, basta executá-lo (pode ser com um duplo clique) para automaticamente abrir o WinRAR. Também é possível clicar e arrastar um arquivo para a tela do programa. Mas lembre-se que o conteúdo exibido anteriormente será substituído.

Quando um arquivo compactado é aberto com o WinRAR, seu conteúdo é exibido.

Selecione as pastas e/ou arquivos que você deseja extrair. Você pode usar teclas como Ctrl e Shift da mesma maneira que faz em outros programas.

Para descompactar todo o conteúdo, não é necessário selecionar todos os arquivos. Basta selecionar a pasta com o nome de ".."

Uma vez selecionado todo o conteúdo desejado, clique no botão "Extrair Para", no canto superior esquerdo da tela, ou então use a combinação Alt+E.

Na tela exibida, indique a pasta de destino dos arquivos. Há ainda algumas configurações um pouco mais avançadas sobre atualização e substituição de arquivos. Clique em "OK" para iniciar a extração.

Durante o procedimento, uma janela vai exibir as estatísticas do da extração. A demora depende do tamanho e da quantidade de arquivos. Se você deseja cancelar a extração, clique em "Cancelar". Clicando no botão "Segundo Plano", o WinRAR é minimizado na barra de tarefas. Caso não haja nenhum erro durante o procedimento, o WinRAR vai exibir sua tela normalmente. Caso contrário, uma mensagem detalhando o que houve de errado é aberta.

Por padrão, a opção "Integrar o WinRAR no Contexto" é selecionada durante a instalação. Isto significa que é possível extrair arquivos sem acessar o programa, através do menu de contexto deles. Clique com o botão direito do mouse sobre um arquivo e selecione a opção "Extrair arquivos...". Em seguida, o mesmo menu para a escolha da pasta de destino será exibido, e o procedimento é igual ao anterior já explicado.

Há ainda uma terceira opção para descompactar um arquivo. Basta segurar e arrastá-lo com o botão direito para a pasta de destino e selecionar a opção desejada, que pode ser "Extrair arquivos...", "Extrair aqui" e "Extrair para [pasta de destino]".

Compactando Arquivos

Para compactar arquivos, o WinRAR também oferece diferentes alternativas. Uma delas é executar o programa e controlar todo o procedimento através de sua interface. Por padrão, o WinRAR exibe a pasta "Meus Documentos". Para navegar pelos drives do seu computador, use o botão representado pelo ícone de um disco, no canto inferior esquerdo da tela, a barra abaixo dos botões, ou então use a combinação Ctrl+D.

Localize o arquivo o qual você deseja compactar. Então, você terá três opções para diminuir seu tamanho. Clicando em "Adicionar", na barra de tarefas:

Clicando com o botão direito e depois em "Adicionar arquivos para compressão".

Uma nova tela vai se abrir, e nela você deverá determinar o nome e o tipo do arquivo (que pode ser ZIP ou RAR). Você também pode determinar diversos parâmetros avançados para a compressão. Preste atenção à opção "Método de compressão". Selecione a opção "Ótimo" para um procedimento mais eficiente, porém mais demorado.

Durante o procedimento, uma janela vai exibir as estatísticas da extração. A demora depende do tamanho e da quantidade de arquivos. Se você deseja cancelar a compactação, clique em "Cancelar". Clicando no botão "Segundo Plano", o WinRAR é minimizado na barra de tarefas. Caso não haja nenhum erro durante o procedimento, o WinRAR vai exibir sua tela normalmente. Caso contrário, uma mensagem detalhando o que houve de errado é aberta. Por padrão, o arquivo compactado é salvo na mesma pasta do arquivo de origem.

Outra maneira de compactar arquivos é através do menu de contexto. Por padrão, a opção "Integrar o WinRAR no Contexto" é selecionada durante a instalação. Isto significa que é possível compactar arquivos sem acessar o programa, através do menu de contexto deles. Clique com o botão direito do mouse sobre um arquivo e selecione a opção "Adicionar ao arquivo...". Também é possível selecionar a opção "Adicionar para [nome do arquivo em questão]".

Em seguida, o mesmo menu para a escolha da pasta de destino será exibido, e o procedimento é igual ao anterior já explicado.

Adicionando Arquivos

Também é possível adicionar arquivos a um arquivo compactado já existente, através do método drag-and-drop. Para isso, primeiro selecione o arquivo do tipo RAR até que seu conteúdo seja exibido pela tela do programa.

Em seguida, basta adicionar arquivos nesta mesma tela, clicando e arrastando-os de outra janela.

Utilizando Senhas

É possível proteger os seus arquivos compactados com senha. Assim, somente quem souber a senha poderá extrair o conteúdo do arquivo. Para isso, após acessar a janela de compactação, vá até a aba "Avançado" e clique em "Configurar senha...".

Na tela que abrir, digite sua senha duas vezes e clique em "OK". Pronto, seus arquivos estão protegidos simples assim.

Testando Arquivos

Com o WinRAR, é possível testar o conteúdo de arquivos zipados para saber se eles estão corrompidos ou incompletos. Para isto, basta selecionar o arquivo desejado e clicar em "Testar".




Mapa do Site Ajuda e Informações Envie seu Software Contato Privacidade
Baixaki Tudo Gostoso Baixaki Jogos Eu Já Fui! Muita Música
© Copyright 2000-2008 No Zebra Network, todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.