Favoritos Baixaki no seu site RSS

Baixaki Download

Download Papéis de Parede Videogames Joguinhos Online

  Windows Media Player 11

Ficha Técnica Análise Como Instalar
Como Usar
Novidades Comentários

Guia completo de como utilizar e organizar as suas músicas no Windows Media Player.

O player de áudio e vídeo padrão da Microsoft está cada vez mais adaptado às necessidades dos usuários. Em um passado distante, o Media Player — nome das primeiras versões do então Windows Media Player — era limitado a apenas reproduzir músicas e vídeos, com baixa compatibilidade de formatos e o mínimo de recursos que você possa imaginar. Hoje, o player é o primor de organização e oferece funções que vão muito além de tocar músicas e executar vídeos: roda filmes, grava CDs, copia músicas, organiza seus arquivos de mídia, entre dezenas de outras finalidades.

No entanto, do que adianta ter tantos recursos à disposição e não saber aproveitá-los? Pensando nisso, a equipe do Baixaki preparou esse guia de uso completo para você usar e abusar do potencial deste player sensacional.

Configurações

Para facilitar o processo de aprendizagem, habilite a exibição dos menus clássicos do programa (clique com o botão direito do mouse sobre a barra de título (1) da janela e selecione a opção Mostrar Menus Clássicos (2)).



Agora, clique sobre o menu Ferramentas, em seguida em Opções. O painel de configurações do programa será exibido.



Aqui estão todas as configurações do programas separadas por funções. Navegue entre as abas e defina as preferências que melhor lhe convier. O painel está completamente em português e as informações estão bem detalhadas. Logo, deixar o programa ao seu gosto será moleza.

Depois de configurar, é hora de aprender a mexer!

Menu

Clique sobre os botões abaixo para visualizar o conteúdo desejado:


Em Execução

É o primeiro botão, da esquerda para a direita, do menu de funções do programa — situado no alto da janela. É nesta tela que você irá acompanhar e gerenciar a execução das suas músicas, vídeos e listas de reprodução.



Até então não há segredo! Os botões de controle encontram-se na parte inferior da tela e do lado direito está a lista de reprodução. Essa janela é exibida automaticamente toda vez que um arquivo é executado manualmente (fora do player) — desde que o formato do arquivo em questão esteja associado ao Windows Media Player. O mesmo vale para as listas de reprodução.

Como citado inicialmente, esta versão do Windows Media Player está cheia de recursos extras, os quais podem ser acessados a partir do menu Exibir (1). Confira!



Aprimoramentos

Os aprimoramentos, como o próprio nome sugere, são recursos adicionais que servem para aprimorar a qualidade do som, vídeo e da própria interface do programa. Para facilitar a configuração deles, acesse o menu Exibir, aponte para Aprimoramentos e clique em Mostrar Aprimoramentos.



Note que, na guia Em Execução, uma nova caixa será exibida. Eis os aprimoramentos! Utilize as setas no canto superior esquerdo dela para navegar entre os recursos.



  • Seletor de cores: altera a cor da janela do Windows Media Player.
  • Fading Cruzado e Nivelamento de Volume Automático: este faz com que o volume não se altere de uma música para outra. Já o Fading Cruzado, faz com que a transição entre as músicas seja suave, diminuindo gradativamente o volume da música que está acabando e, em seguida, aumentando gradativamente o volume da que está começando.
  • Equalizador Gráfico: permite equalizar as diferentes freqüências de áudio, deixando o som mais limpo e agradável. Se preferir, utilize um dos esquemas predefinidos clicando em Padrão.
  • Link de Mídia para Email: possibilita enviar trechos de músicas a outros usuários em rede, desde que a música esteja compartilhada entre eles.
  • Configurações de Velocidade de Execução: permite alterar a velocidade de execução das músicas.
  • Modo Silencioso: quando ativado, reduz a diferença de volume entre sons altos e suaves em uma mesma música (somente para arquivos codificados com o Windows Media Audio 9 Lossless ou do Windows Media Audio 9 Professional).
  • Efeito SRS WOW: altera o baixo e o estério do áudio.
  • Configurações de Vídeo: serve para ajustar a qualidade de exibição dos vídeos, com controles de brilho, contraste, matiz e saturação.


  • Visualizações

    Você deve ter notado que, ao executar uma música, a janela fica com imenso espaço inutilizado, apenas com a cor preta. Para contornar isso, o programa oferece as chamadas Visualizações, cores e formas geométricas que ficam em movimento pela tela conforme a execução da música. Para adicioná-las, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a região vazia, apontar para o tipo de visualização que deseja e selecionar uma delas.



    Embora sejam bonitas, essas imagens costumam consumir recursos moderáveis do sistema. Como alternativa, você pode selecionar a opção Arte do Álbum (necessita conexão com a Internet).



    Plug-ins

    São pequenas extensões que ampliam as funções e a compatibilidade do Windows Media Player, como a exibição de músicas na mensagem pessoal do Windows Live Messenger, por exemplo. Para encontrar/baixar plugin, clique sobre o menu Exibir > Plug-ins > Localizar na Web.



    Seletor de capas

    Que tal mudar radicalmente o visual do player? Também no menu Exibir, há a opção Seletor de Capas. Nela, você tem a disposição outros temas (skins) para aplicar ao visual do Windows Media Player. Para utilizar qualquer um deles, basta um clique duplo do mouse e pronto! Caso queira mais, clique sobre o botão Mais Capas e baixe aquelas que gostar para o diretório C:\Arquivos de programas\Windows Media Player\Skins\.




    Biblioteca

    A biblioteca de mídia é um dos recursos que caracterizam o Windows Media Player. Toda a organização dos seus arquivos de mídia digital é feita nela, incluindo a criação das indispensáveis playlists (listas de reprodução). Como você irá notar,a biblioteca oferece uma variedade de informações e recursos. No entanto, utilizá-la é muito mais simples do que parece.



    Criando uma lista de reprodução

    Quando se tem muitas músicas e vídeos no computador, torna-se necessária a criação das listas de reprodução. Veja como é fácil:

    1. No menu Listas de Reprodução, do lado esquerdo da janela, clique sobre o item Criar Lista de Reprodução. Note que o texto ficará em modo de edição. Defina um nome para a sua nova lista de reprodução e pressione Enter.



    2. Agora, você deve adicionar as músicas e/ou vídeos na biblioteca. Para isso, clique sobre a seta abaixo do botão Biblioteca e depois em Adicionar à Biblioteca....



    3. Clique sobre o botão Adicionar para selecionar as pastas onde as músicas e/ou vídeos se encontram. Ajuste as demais configurações, caso julgue necessário, e clique em OK quando estiver pronto.



    4. Aguarde enquanto os arquivos são adicionados. Assim que o processo terminar, clique em Fechar.



    5. No menu à esquerda novamente, clique em Adicionados Recentemente, logo abaixo de Biblioteca. Agora é só clicar sobre os arquivos que deseja adicionar a nova lista de reprodução e arrastá-los até ela!



    6. Assim que um primeiro arquivo for adicionado, o player o reproduzirá automaticamente. Assim que terminar, clique sobre o botão Em Execução para curtir a sua nova lista de reprodução.



    Filtros e mecanismo de busca

    Mesmo que você possua mais de mil arquivos de mídia, no Windows Media Player será fácil e rápido encontrar o que quer. Para isso, você terá dois meios:

    1. Utilizar o mecanismo de busca, informando palavras-chave (nome do artista, album, musica etc.);



    2. Ou usar os filtros situados na lateral esquerda da janela, agrupando as músicas por álbum, artista, gênero etc.




    Copiar do CD

    Você sabia que é possível gravar os seus CDs prediletos interinhos para o computador? Confira:

    1. Clique no botão Copiar do CD e insira o CD de áudio que será copiado. Aguarde enquanto o player carrega as informações. Uma tela com opções de cópia será exibida. Para proteger suas músicas contra a pirataria, recomenda-se selecionar as opções conforme mostra a figura abaixo.



    2. O processo de cópia será iniciado automaticamente. Agora é só aguardar.



    O método acima é o mais prático para a cópia. No entanto, você pode optar por selecionar apenas algumas faixar a serem copiadas. Para isso, interrompa o processo clicando sobre o botão Parar Cópia do CD, desmarque as faixas que não lhe interessam e reinicie o processo clicando em Iniciar Cópia do CD.

    Para personalizar ainda mais, clique sobre a seta logo abaixo do botão Copiar do CD e ajuste as opções desejadas, como taxa de bits e formato do arquivo (por padrão, os arquivos são salvos no formato WMA com taxa de 128bits).


    Gravar

    Assim como é possível copiar as músicas para o PC, pode-se realizar a operação inversa. Acesse a guia Gravar e siga os seguintes passos:

    1. Clique na seta logo abaixo do botão Gravar para determinar se o CD gravado será de áudio ou de dados. O primeiro é limitado pelo tempo de duração das músicas, enquanto o segundo, conhecido vulgarmente como "CD de MP3", tem como limite a quantidade de dados (MB).



    2. Agora é só arrastar as músicas e/ou vídeos desejados para a lista de gravação, assim como na criação das listas de reprodução. Quando estiver pronto, basta clicar em Iniciar Gravação.




    Sincronizar

    A guia Sincronizar foi feita especialmente para os usuários que não ficam longe das suas músicas e vídeos, levando-os consigo em dispositivos portáteis como pendrives, MP3 Players e iPods. Nela, basta conectar o dispositivo ao computador, criar a lista dos arquivos a serem sincronizados e iniciar o processo de sincronização. Ideal para manter o seu dispositivo portátil sempre atualizado.




    Media Guide

    É a revista eletrônica do Windows Media Player. Exibe informações quentinhas sobre tudo o que acontece no mundo da mídia digital. Para quem gosta de estar sempre por dentro do que acontece no mundo da música, cinema e televisão, ferramenta igual não há. Ah, e com conteúdo nacional!



    E aí, vai dizer que não é fácil utilizar o Windows Media Player? Se ainda não o tem, clique aqui para baixá-lo!






    Mapa do Site Ajuda e Informações Envie seu Software Contato Privacidade
    Baixaki Tudo Gostoso Baixaki Jogos Eu Já Fui! Muita Música
    © Copyright 2000-2008 No Zebra Network, todos os direitos reservados.
    Proibida a reprodução total ou parcial.