O mouse: uma história e uma seleção de aplicativos para ele

2 min de leitura
Imagem de: O mouse: uma história e uma seleção de aplicativos para ele

Sabe isso que está na sua mão agora mesmo? É, esse objeto que você arrasta para os lados e clica. Como é o nome dele mesmo? Isso aí, mouse.

E você sabia que ele foi inventado há mais de 40 anos? Em 1964, Douglas Engelbart procurava uma forma de melhorar a interatividade dos usuários com os seus computadores. Foi aí que ele fez o seu experimento: o primeiro mouse (link da patente).

O primeiro mouse era de madeira! Dá pra acreditar nisso?

O periférico era todo feito de madeira e tinha somente um botão. A invenção foi quase que “inútil” até que a Apple desse uma real utilidade para o mouse ao lançar o Lisa, em 1983. Afinal, não se usavam interfaces gráficas, só havia textos e mais textos na tela.

A partir do lançamento da Apple, a Microsoft “gostou” da idéia e resolveu moldar o seu Windows 3.1 para que fosse usado com o mouse. E assim, juntamente com a evolução dos computadores, o mouse foi se modificando, sendo acrescentado, por exemplo, o scroll e novos botões. Isso tudo até se tornar no que conhecemos — e usamos — hoje em dia.

O primeiro mouse da Apple.

Agora os mouses são feitos para se adequar à personalidade do seu usuário. Você encontra os mais diversos modelos, com os mais variados moldes, cores e enfeites.

Como serão os mouses do futuro?

SideWinder, da Microsoft.Hoje em dia, as telas de toque vêm se popularizando cada vez mais, se espalhando pelos mais variados eletrônicos, como tablets, videogames portáteis e até mesmo celulares. E, novamente, a Apple ajuda uma tecnologia a se popularizar, inovando com o seu iPhone.

É por isso que, provavelmente, dentro de alguns anos iremos acabar aposentando o nosso querido mouse, pois as telas de toque irão se tornar algo muito mais comum e em uso do que é hoje em dia. Ou então, surgirá alguma outra tecnologia, como algo controlado pela mente. E você, tem alguma idéia?


Uma seleção de programas para deixar o ratinho mais esperto


Atribua novas funções aos botões do seu mouse.X-Mouse Button Control — Com este programa você pode atribuir novas funções para qualquer um dos botões do mouse, seja o esquerdo, do meio ou o direito. Assim, caso você não costume utilizar algum dos botões (geralmente o do meio), você pode dar utilidade e até mesmo tornar alguma função do seu PC mais fácil de ser executada.

gMote —Um programa um tanto quanto curioso. Com ele você pode programar movimentos específicos do mouse para realizar qualquer tipo de função. Por exemplo: é possível programar para que quando você desenhe um B na tela, o Baixaki abra.

Desenhe e faça o computador atender ao seu pedido.

O botão direito do mouse tem mais utilidade do que você pensa.Click Zap — Você já parou para pensar por que no Windows só existe o clique duplo com o botão esquerdo? Com o Click Zap você pode configurar justamente o clique duplo com o botão direito do mouse, para que realize funções como fechar a janela e até mesmo desligar o computador.

Regule o scroll do seu mouse.KatMouse — Com o KatMouse você simplesmente pode configurar qual a intensidade do scroll do seu mouse e como ele irá funcionar.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.