Como salvar e restaurar meus favoritos?

2 min de leitura
Imagem de: Como salvar e restaurar meus favoritos?

Os chamados “favoritos” foram uma invenção divina para quem tem costume, ou necessidade, de acessar vários sites no cotidiano. A grande maioria dos navegadores já traz este recurso, sendo apenas preciso pressionar “Ctrl + D” e você já salva a página que está visualizando.

Além da possibilidade de salvar, organizar em pastas e criar marcadores, os navegadores mais famosos agora trazem a possibilidade de salvar os favoritos em um arquivo para restaurá-los posteriormente ou para importá-los utilizando outro navegador.

Tais recursos são ideais para quem vai formatar a máquina ou quer utilizar os mesmos favoritos em vários navegadores. Caso você não saiba como efetuar estes procedimentos, basta acompanhar os passos abaixo para importar ou exportar seus favoritos nos navegadores Firefox, Internet Explorer e Opera.

No Firefox

O navegador da raposa é o que mais facilita o gerenciamento de Favoritos. Veja abaixo como é fácil salvar (exportar).

1) Clique no menu “Favoritos” e então em “Organizar Favoritos” ou use o atalho “Ctrl + Shift + B”.

Organizar favoritos

2) Pressione o botão “Importar e Backup”.

Importar e backup

3) Clique em “Exportar HTML...”.

Exportar HTML

4) Escolha um nome de arquivo e clique em "Salvar".

Salvar

Para restaurar também é muito simples, basta repetir o procedimento acima, porém clicar no botão “Importar HTML”.

Importar

Agora selecione a opção "De um arquivo HTML" e clique em "Avançar".

De um arquivo HTML

Por fim é só escolher o arquivo e clicar em "Abrir".

Abrir

No Internet Explorer

O Internet Explorer possui outro método para importar e exportar os favoritos. Apesar de um pouco mais complicado, não é o fim do mundo realizar os procedimentos. Veja abaixo como proceder.

1) Clique no menu “Arquivo” (se você não consegue visualizar o menu Arquivo, pressione a tecla “Alt”) e clique em “Importar e Exportar...”.

Importar e Exportar

2) O “Assistente para Importação e Exportação” é aberto. Clique em “Avançar” para prosseguir.

Avançar

3) Agora escolha a atividade que você deseja realizar. Em nosso exemplo vamos salvar os favoritos, portanto escolhemos “Exportar Favoritos”, caso você deseje restaurar clique em “Importar Favoritos”. Clique em “Avançar” para continuar.

Selecione o que deseja fazer

4) Escolha a pasta que você deseja salvar. Caso queira salvar todos os favoritos, deixe a pasta superior selecionada. Clique novamente em “Avançar”.

Escolha os favoritos que você vai salvar

5) Clique em “Procurar” e digite o nome que você deseja dar ao arquivo que vai conter os favoritos.Após isso, clique em “Avançar”.

Digite um nome de arquivo

6) Por fim, clique em “Concluir” para finalizar o processo.

Concluir

No Opera

O Opera tem grande fama não é por acaso e os favoritos são mais uma prova disso. Trabalhando de maneira semelhante ao Firefox, o Opera possui uma janela própria para salvar e restaurar os favoritos. Veja como efetuar os procedimentos no Opera.

1) Vá ao menu “Marcadores” e clique em “Gerenciar Marcadores” ou então use o atalho “Ctrl + Shift + B”.

Gerenciar marcadores

2) Clique no menu “Arquivo” e vá em "Exportar como HTML".

Exportar como HTML

3) Digite o nome do arquivo e clique em “Salvar”.

Salvar

Para restaurar o processo vai depender do navegador que você utiliza. Por exemplo: se você quer importar favoritos do Firefox, clique em “Importar marcadores do Netscape/Firefox”. Depois basta selecionar o arquivo e clicar em “Abrir”.

Restaurar

Del.icio.us

Calma, não existe nenhum navegador com este nome. O Del.icio.us é um serviço online que permite a você armazenar seus favoritos e acessá-los em qualquer lugar. Confira o site clicando aqui.

Agora você não tem mais porque ficar se lamentando ao formatar o computador, pode salvar seus favoritos facilmente. Até uma próxima dica!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.