Atari e os jogos clássicos que marcaram época

2 min de leitura
Imagem de: Atari e os jogos clássicos que marcaram época

Neste artigo vamos lembrar os mais nostálgicos de alguns games que nos trouxeram bons momentos na infância, em verdadeiros clássicos e alguns pioneiros em cada gênero, que levaram a indústria de jogos a alcançar patamares inimagináveis à décadas atrás, ultrapassando, por exemplo, a cinematográfica.

E falar de clássicos dos jogos sem mencionar o Atari 2600 é algo impensável, portanto, aqui você verá diversos dos grandes jogos que marcaram época no console e em nossas vidas. Confira agora esta seleção nostálgica de games antigos.

Pong

O Pong pode ser considerado o divisor de águas na indústria dos jogos. Sua criação, que inicialmente não passava de um invento, acabou se tornando algo extremamente lucrativo na época, levando seus criadores a fundarem a Atari, primeira grande empresa de jogos que existiu.

Simplicidade que viria a se tornar uma febre mundial.

A idéia é a mais simples possível. Em Pong, tudo que você precisa fazer é guiar uma trave para cima e para baixo, rebatendo uma bolinha. Agora, pensar nessa possibilidade no início da década de setenta era algo praticamente inacreditável.

Pac-man

Outro título que dispensa comentários, Pac-man pode ser considerado uma criação de sorte, visto que seu desenvolvedor teve a idéia do personagem principal ao retirar uma fatia de uma pizza, formando o desenho do protagonista comilão.

Uma fatia de pizza e a idéia de um grande jogo.

Space Invaders

Pela primeira vez, a invasão alienígena era iminente no mundo dos jogos, e você teria uma espaçonave e alguns tiros para tentar impedir o ataque. A idéia, que já foi original um dia, alavancou o sucesso do Atari 2600, a partir de um tema interessante e todas as inovações que o console trazia na época.

Salve a Terra do ataque alienígena!

Tetris

Um game simplesmente genial, que dispensa comentários. Criado em 1985, por Alexey Pajitnov, leva este nome por todas as peças serem formadas por quatro quadrados. É um dos jogos mais jogados da história e milhares de remakes seus já foram desenvolvidos, tornando-o conhecido por públicos de todas as idades e estilos.

Basta algumas peças para alcançar o sucesso.

Arkanoid

Uma bolinha rebatida contra uma parede de tijolos, quebrando-os até que não sobre mais nenhum. Sim, esse famoso gênero de jogos, conhecido como Breakout, foi criado pelo Arkanoid. Confira neste link um bom exemplo do game, que já tem milhares de versões lançadas.

Pitfall

Este é praticamente um dos criadores do gênero de aventura, em especial em plataforma. Colocando um personagem aventureiro em meio aos perigos de uma floresta, Pitfall foi um dos maiores sucessos de sua época, levando os gamers à aventuras jamais vistas.

Um dos pioneiros da aventura.

River Raid

Desta vez, a Atari lançou o semeador dos games de avião, em que o jogador deveria sobrevoar regiões atacando os inimigos. Sobrevoando o percurso de um rio, você deveria atacar helicópteros, navios, bombardeiros e todos que se metessem em seu caminho.

NOSTALGIA

Embora o avanço tecnológico que acompanhamos nestes últimos anos, em especial na qualidade técnica dos games, como gráficos e sons, é impossível esquecer aqueles que foram praticamente os pioneiros dos gêneros que estamos acostumados hoje.

Além destes clássicos, há diversos outros criados pela Atari, que, sem dúvida, nos fazem recordar momentos de nossa infância, ou de quem foi jovem há cerca de vinte ou trinta anos atrás. Caso queira conferir outras versões de games relacionados ao console, use nossa busca e tente encontrar exatamente o que procura.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.