Como compartilhar arquivos na rede

Por Ana Paula Sedrez de Souza Pereira
Quinta-Feira, 8 de Janeiro de 2009
Como configurar uma rede para compartilhar arquivos.

A forma mais simples de se compartilhar arquivos que estejam em um mesmo local, mas em computadores diferentes é por meio de uma pequena rede, ao invés de ficar recorrendo a pendrives ou a outros dispositivos.

Montar uma pequena rede doméstica é mais fácil do que se imagina: exige alguns equipamentos (você pode encontrar informações sobre eles neste artigo) e poucas configurações que costumam ser bem simples.

Para o Windows XP, primeiramente você deve configurar a rede e isso pode ser feito através do assistente. Entre no “Painel de Controle” e “Conexões de Rede”. Dentro desta guia, selecione a opção “Configurar uma rede doméstica ou de pequena empresa”. Então basta seguir as etapas posteriores conforme estejam de acordo com as condições de seus computadores.

Configurando uma nova rede

Por exemplo, se compartilham internet banda larga, local e nome do computador, etc. Algo realmente importante é lembrar-se de colocar o mesmo nome no campo “Grupo de trabalho” dentro da tela de configuração “Nomeie a rede”, para que todos possam se comunicar.

Na etapa final do assistente, ele pergunta se você deseja criar um disco de configuração para ser utilizado em outros computadores. Fica a seu critério, você pode criá-lo, mas caso não queira ou não disponha de um disco, basta repetir o mesmo processo nos outros computadores da rede.

No caso do Windows Vista, ele faz esse mapeamento sozinho, basta selecionar a unidade de rede no computador, como mostrado na tela abaixo.

Mapeando a rede no Windows Vista

Feitas as devidas configurações, você precisa compartilhar as unidades de disco rígido para que possam ser acessadas de outros computadores. Entre em “Computador”, clique com o botão direito do mouse sobre a unidade de disco desejada e entre na opção “Compartilhamento”, no Vista e “Compartilhamento e segurança” no XP.

Entre na guia “Compartilhamento”. Então, no Windows XP, selecione as alternativas referentes ao compartilhamento do disco rígido que mais se enquadram com o desejado. No Windows Vista, será necessário abrir a opção “Compartilhamento Avançado” para depois selecioná-las. Este processo deve ser feito em todos os computadores da rede.

À esquerda a tela no Vista e à direita no XP

Ao término dessa operação, reinicie os computadores envolvidos para que as configurações tenham efeito. Quando você for acessar os locais de rede eles já estarão presentes dentro desta pasta ou o acesso também pode ser feito digitando-se “\\xcomputador” na barra de execução do Windows.





Você gostou deste texto?



  • Comentários

7 pessoas opinaram sobre este artigo
vania almeida em 28/12/2009 às 14:07h adorei a dica. ate que fim consegui compartilhar meus documentos, mas que fonte é essa do vista?quero pra mim.
Jaucity em 15/9/2009 às 17:03h Muito grato. Montei minha rede!
Victor Sa em 8/6/2009 às 12:42h gostei, consegui fazer a rede de casa, vlw baixaki
Gustavo-7 em 1/5/2009 às 16:31h Consegui :D. Artigo muito bom, de fácil entendimento. Consegui fazer no meu Roteador sem fio, onde um computador é conectado pelo cabo e outro não. Valeu Baixaki! Realizei um sonho agora :DDD
Roger em 9/1/2009 às 10:41h Gostei do artigo, mas queria saber se o procedimento é o mesmo qdo se usa um roteador.?
Lucas em 9/1/2009 às 07:16h Eu não entendo muito de redes e esses negoços não. E nesse artigo também não consegui entender muita coisa a não ser o que eu já sabia, mas se eu for seguir na pratiga com certeza eu entenderia. Se um dia eu precisar fazer isso nem penso em otro lugar a não ser no Baixaki :D
Closed em 8/1/2009 às 18:41h Ótimo, gostei muito desse arquivo, poderia nos ensinar como compartilhar internet


© Copyright 2000 - 2010 No Zebra Network, todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução sem autorização.
Bajaki.com en español