Apague definitivamente os dados do seu disco rígido.

1 min de leitura
Imagem de: Apague definitivamente os dados do seu disco rígido.

Nem todo mundo sabe, mas quando um HD é formatado, alguns dados ali contidos ainda podem ser recuperados, pois a formatação como conhecemos não apaga os arquivos definitivamente. Se durante a gravação do novo sistema a ser usado nada for gravado em cima dos dados antigos, ainda é possível recuperar os arquivos, até mesmo senhas e códigos de segurança.

Por isso vender HD usados, mesmo depois de formatados, pode oferecer certo risco à sua privacidade e até mesmo à sua segurança.

É praticamente impossível deixar o HD totalmente limpo, mas algumas manobras e alguns programas podem ser utilizados para apagar definitivamente seus arquivos, ou pelo menos grande parte deles.

Zero Fill

Um método de limpeza definitivo do disco é o chamado Zero Fill que, como o próprio nome sugere, consiste em colocar, em cada bit do HD, o valor binário zero, como quando o disco sai de fábrica.Não é preciso atear fogo no HD.

Veja abaixo algumas informações importantes que você precisa saber para a execução desta tarefa.

  1. Normalmente os próprios fabricantes disponibilizam softwares para executar o Zero Fill, por isso descubra a marca do seu HD e acesse o site do fabricante para ter certeza que o programa utilizado é o correto.

  2. Se você possui mais de uma partição do HD, salve tudo o que deseja de todas as partições, pois o Zero Fill apaga completamente todo o disco rígido. E lembre-se, depois de executado este método de limpeza, é praticamente impossível recuperar os dados perdidos.

  3. Os fabricantes recomendam que o processo de Zero Fill não seja executado com muita freqüência, apenas quando for estritamente necessário.

Como saber quando fazer o Zero Fill

Os fabricantes de HDs possuem seus próprios softwares de diagnóstico de hardware, os quais permitem que você analise o disco em busca de problemas e falhas. Às vezes os Bad Block (blocos defeituosos do disco) podem ser reparados sem a necessidade de um Zero Fill.

Saiba a hora certa de fazer Zero Fill.

Então este processo recupera HDs?

Zero Fill não é milagroso, mas se o problema no disco não for mecânico, normalmente este processo de limpeza pode resolver.

Programas

Além dos aplicativos que os fabricantes disponibilizam, existem outros programas que podem ajudar o usuário a liquidar de vez com os arquivos presentes em HDs.

Tabela de programas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.