Seleção: Firewalls

3 min de leitura
Imagem de: Seleção: Firewalls

Os firewalls, de uma forma mais simples, são programas que analisam se conexões e aplicativos são seguros para o seu computador de forma a impedir que pessoas ou softwares maliciosos invadam ou contaminem seu sistema. Algumas vezes o firewall emite para o usuário uma mensagem confirmando segurança para acesso de alguns programas e jogos online.

O termo Firewall vem de uma alusão comparando a função desempenhada por este tipo de programa, pois ele evita o alastramento de acessos nocivos em um computador ou rede assim como uma parede corta-fogo evita que o fogo de um incêndio se espalhe pelos cômodos de uma construção.

O firewall é uma forma de tentar aumentar a segurança dos dados do computador especialmente para quem faz uso contínuo da Internet em sua residência ou trabalho. Abaixo, segue uma seleção com alguns dos Firewalls mais utilizados.

Comodo Firewall ProComodo Firewall Pro

Este é um firewall gratuito que possui uma interface amigável e é de fácil configuração e possui bons resultados em testes feitos por empresas bem conceituadas. Ele conta com funções importantes como monitoramento e proteção em tempo real, prevenindo que as ameaças entrem no computador em detrimento de apenas bloquear seu acesso.

Zone Alarm Free

Zone Alarm FreeSegundo alguns usuários, este firewall (que também é gratuito) é mais fácil de configurar, sem perder em nada para a segurança oferecida. A princípio, o Zone Alarm dispensa configurações, entretanto, como a maioria, torna-se mais eficiente se forem especificados quais programas podem ser acessados. Além da proteção em tempo real, possui o “modo stealth” que impede que seu computador possa ser visto na internet.

PC Tools Firewall PlusPC Tools Firewall Plus

A proposta deste firewall gratuito é fornecer ao usuário uma interface amigável de forma que não traga dúvidas nem mesmo para quem nunca configurou um programa desta natureza antes. Ele também oferece proteção em tempo real, tentando impedir que as ameaças entrem em seu computador.

Webroot Desktop Firewall

Webroot Desktop FirewallEste firewall oferece, também uma completa análise de tráfego em seu computador, com medidas como bloqueio a acessos indevidos, monitoramento de processos do Windows e detecção de anomalias na execução dos programas ou do sistema operacional. Ele também executa uma camuflagem de seu computador na rede, tornando mais difícil sua localização para possíveis acessos indevidos e com a possibilidade de definir diferentes perfis de proteção. Também é gratuito.

Jetico Personal Firewall

Jetico Personal FirewallO Jetico Personal Firewall monitora e examina todas suas conexões com a Internet, protegendo seu computador contra softwares maliciosos e intrusos na rede e Internet. Ele oferece três tipos de política de segurança: Baixo Nível (monitora dados de conexão), Nível de Aplicação (monitora eventos da conexão) e Nível de Usuário (avalia processos de atividades). Dentro disto, as configurações podem ser alteradas, deixando o programa adaptado às suas necessidades.

Sygate Personal Firewall

O Sygate Personal Firewall oferece um “sistema” controlador de aplicativos de Internet e determinador de áreas de acesso de forma a proteger intensivamente sua conexão com a Internet, assim, evitando invasões hackers e programas maliciosos.  Com ele, você pode definir acessos da internet (por exemplo, bloquear o acesso do Internet Explorer, enquanto se utiliza de outros aplicativos de Internet). Ele permite, também, em caso de emergência, efetuar bloqueios gerais da internet.

Agnitum Outpost Firewall Pro 2009

Agnitum Outpost Firewall Pro 2009Este firewall, gratuito para testar, também oferece proteção em tempo real, com monitoramento de processos do sistema. Adicionalmente, possui uma ferramenta anti spyware. El e permite alterações no padrão de segurança e filtro de conteúdo para acesso de páginas da internet. Possui um sistema de histórico (log de eventos) que coleta e armazena todas as atividades na internet.

Filseclab Personal Firewall

Filseclab Personal FirewallTambém gratuito, este programa utiliza uma espécie de sistema de regras automáticas para o controle e monitoramento de tráfego de rede, detectando tudo que o sistema operacional executa ou conecta para que você tenha total ciência do que acontece no seu computador. Há possibilidade de restringir ou liberar acessos e/ou definir regras personalizadas para eles, de forma que o firewall seja personalizado para trabalhar conforme sua necessidade.  Também conta com filtro de navegação para páginas de internet e proteção em tempo real.

SoftPerfect Personal Firewall

SoftPerfect Personal FirewallEste firewall oferece proteção contra ataques da Internet ou via rede local. Oferece suporte para configurações de segurança com regras personalizadas e uso de filtros baseadas em protocolos não-IP como ARP. Possui monitoramento de tráfego e, conforme estiver configurado, solicita ao usuário que tipo de ação deverá tomar quando detectar pacotes desconhecidos.

TerraSoft PortBlocker Firewall

Com ele é possível proporcionar proteção total contra cavalos de tróia, spywares e programas maliciosos, entre outras ameaças baseadas na Internet, ajudando a garantir a privacidade e segurança de seus dados pessoais. Ele monitora todo o tráfego dos pacotes de entrada e saída, verificando os IPs, portas e programas com acesso direto à internet. Também traz uma ferramenta que mostra todas as portas abertas no micro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.