Seleção: rádios online

5 min de leitura
Imagem de: Seleção: rádios online

Na Internet, existem muitas opções para quem adora ouvir música. Serviços dos mais diversos tipos permitem até que você baixe seus sons preferidos de graça. Em certos casos, além do streaming de áudio é possível também assistir a vídeos e montar uma lista de reprodução selecionada a dedo — ótimo para os que não querem sobrecarregar o HD salvando os arquivos no computador.

No passado recente, compartilhadores P2P (eMule, KazaA, LimeWire) eram a única alternativa para quem pretendesse encontrar esses tipos de documento das suas bandas preferidas. Logo as rádios online começaram a surgir, ganhando maior notoriedade na voz do LastFM. Hoje vários desenvolvedores procuram diferenciar-se um dos outros, investindo em detalhes e ampliando as possibilidades de uso para os internautas. O resultado disso tudo? Diria que, para nós, que apenas usufruimos, nunca esteve tão confortável.

AS MELHORES RÁDIOS ONLINE QUE VOCÊ ENCONTRA NO BAIXAKI

Clique e conheça!Musicovery - com um sistema para lá de interativo, a rádio online permite ao usuário começar a escutar músicas sem ocupar tempo com complicações e nem configurando nada. Assim a escolha dos gêneros for feita, a rádio já começa a tocar. No entanto, se você deseja ser mais específico, pode obter melhores resultados filtrando mais 3 atributos: ritmo, estado de espírito e época (anos 50 até a atualidade).

"Musicovery" é a mistura dos termos ingleses "music" (música) e "discovery" (descoberta), justamente o que propõe a experiência: ajudar você a ampliar seus horizontes musicais e a encontrar e conhecer todo tipo de música.

Clique e conheça!Grooveshark Lite - rádio online fácil de usar, com um enorme acervo, que permite a seleção automática ou manual de músicas para serem ouvidas. É possível pesquisar por nome de música ou do artista, bem como acessar álbuns completos e ouvir tudo gratuitamente.

Outras duas opções interessantes existentes no Grooveshark é a permissão para criar listas de execução e também salvar uma playlist com suas músicas favoritas. Ótimo opção que mistura as duas maneiras de execução presente em outros serviços como o Last.fm ou Rockola.fm: você procura por um artista e então a rádio seleciona outros semelhantes para tocar!

Clique e conheça!Deezer - site extremamente intuitivo no sistema de Web 2.0, no qual você pode inserir suas músicas favoritas, bem como ouvir as músicas oferecidas por outros usuários, criando suas próprias listas de reprodução. Seu grande diferencial é realizar todas as operações na página inicial, o que muitas vezes acelera a velocidade de utilização.

Outro recurso que desperta atenção no player é uma função conhecida como SMARTPlaylist, uma lista de reprodução inteligente que reconhece — através das listas de outros usuários, bem como do gênero e nome do artista — músicas relacionadas às que você está ouvindo, formando uma seleção totalmente nova.

Clique e conheça!Jiwa - dispõe de um enorme acervo musical e permite a você criar listas de execuções para serem compartilhadas com os demais usuários ou somente para curtir sozinho seus sons favoritos sempre que quiser. Além de áudio, a rádio Jiwa carrega clipes da música que você está ouvindo direto do YouTube e dá a você a opção entre apenas ouvir a música ou assistir aos vídeos.

Para que você não precise selecionar as mesmas músicas toda vez que acessa o site, ele permite a criação de listas de execuções com as canções selecionadas e estas listas podem ser salvas em sua conta no site. Deste modo, os usuários terão a chance de criar diversas listas diferentes, uma para cada estilo, artista, álbum, enfim, para toda (ou nenhuma) forma de critério. Há também a possibilidade de encontrar outras pessoas associadas a este serviço e que possuam gosto semelhante.

Clique e conheça!Rockola.fm - rádio online espanhola que possui muitas funcionalidades comuns aos seus congêneres, como a busca de uma banda e a partir daí ir tocando automaticamente músicas semelhantes, criar a sua própria emissoras ou ouvir outras criadas por usuários. Além disso, você pode optar por criar uma seleção de músicas de acordo com seu ânimo, assim como no Musicovery.

Outra função deste site selecionar as músicas que serão tocadas por décadas. Por exemplo, selecionar que toquem somente músicas dos anos 80 ou 90, ou 50, 2000, 2007, etc. É uma maneira interessante de relembrar ou até conhecer as músicas que fizeram sucesso e marcaram época no mundo.

Clique e conheça!Audiolizer - muitos serviços oferecem um grande acervo de músicas para você ouvir gratuitamente. Alguns, mais completos, permitem que você crie uma playlist própria para não ter que procurar denovo as músicas ao fechar o site. Outros, raros, carregam vídeos; mas só o Audiolizer.com, além de tudo isso, permite exportar suas canções do iTunes para você ouvi-las de qualquer lugar que esteja.

Em praticamente uma página você tem acesso a tudo que o Audiolizer dispõe. Você procura — e acha! — pelo artista — inclusive vários brasileiros — ou nome da canção desejada, podendo adicioná-lo tanto à sua playlist quanto à sua biblioteca pessoal do iTunes.

Clique e conheça!Songza - a diferença entre outras páginas e o Songza é, além do layout, a qualidade das músicas, que são melhores neste serviço. Porém, o processo para pesquisar e ouvir as canções são idênticos. Ou seja, quem usa outras páginas de streaming de músicas não vai ter nenhum problema com o site.

Ele também procura por vídeos no YouTube, permite a criação de uma playlist e, ainda, inclui a opção Share (envia a página via e-mail, para a pessoa obter o link direto para o arquivo escolhido, assistir ao vídeo no YouTube e obter o código HTML para adicionar o arquivo à sua página pessoal). Por ter uma qualidade um pouco superior aos seus concorrentes, as músicas demoram um pouco mais para serem carregadas.

Clique e conheça!Goear - o serviço em questão possui, basicamente, as mesmas características do Youtube, mas em especial para arquivos de áudio. Você poderá acessar, a qualquer momento, as músicas dos seus artistas preferidos com qualidade de CD.

O programa apresenta inúmeros resultados para artistas conhecidos, como bandas americanas da atualidade ou que marcaram época. Ele conta, ainda, com algumas abas referentes aos gêneros musicais encontrados nas músicas do site, o que é ideal para quem quer conhecer novos estilos ou se aprofundar nos que mais gosta. Basta clicar na aba “Categories” e escolher entre Blues, Pop, Rock e muitos outros.

Clique e conheça!SeeqPod - você pesquisa por músicas, videoclipes e podcasts de seus artistas favoritos, além de descobrir bandas e gêneros novos. É possível criar e salvar playlists, para que você possa ouví-las depois. Você ainda pode compartilhar suas listas com seus amigos, através de e-mail ou inserindo um tocador em uma página pessoal.

É possível buscar qualquer termo relacionado com alguma música. Se por acaso uma música não puder ser executada, não significa que a busca foi em vão. Basta utilizar os recursos do botão “Options” para buscar por letras, arte do CD e outras coisas. Além de achar suas músicas favoritas, você também pode usar o mecanismo do SeeqPod para descobrir novas bandas, gêneros e tendências.

ENRIQUEÇA SEU REPERTÓRIO

Depois desse artigo, quem não conhecia as opções citadas acima com certeza terá muito de novo a aprender em termos de música. Até porque esse universo é imenso, e quanto mais nos aprofundamos, mais descobrimos que ainda há muito caminho pela frente.

Aproveite bem as dicas e boa sorte!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.