Personalizando sua Barra de Tarefas

2 min de leitura
Imagem de: Personalizando sua Barra de Tarefas

Alterar a Barra de Tarefas do Windows XP é bastante fácil e muito útil para nos ajudar a ganhar tempo, pois nela podemos inserir diversos atalhos para os arquivos que mais usamos.

Pode ser que você não saiba ainda o que é a Barra de Tarefas, certo? Bom, saber você sabe, mas provavelmente só não a conhece pelo nome. A seguir está uma imagem de uma Barra de Tarefas (ao lado do menu “Iniciar”).

br1

Inserindo Barras de Ferramentas

Em geral a maioria dos computadores já vem com a barra de “Inicialização Rápida” ativada. No entanto, caso sua Barra de Tarefas esteja parecida com a da figura acima, clique com o botão direito em cima dela (não clique no “Iniciar”) e na parte “Barras de ferramentas” selecione “Inicialização Rápida”. Sua Barra de Tarefas ficará parecida com isto:

br2

Agora, clique novamente com o botão direito na Barra de Tarefas e a desbloqueie (a opção “Bloquear a barra de tarefas” não deve ter um sinal de marcação ao lado). Repare nas barras que apareceram, ao arrastá-la você pode definir onde cada coisa passará a ficar:

br3

br4

É possível ainda alterar o tamanho da Barra de Tarefas simplesmente redimensionando-a com o mouse (arraste a borda dela):

br5

Modos de exibição

Quando você clica com o botão direito em um espaço vazio (não ocupado por um ícone) em algum tipo de barra de ferramentas (como a “Inicialização Rápida”) aparecerão as seguintes opções: “Exibir”, “Abrir pasta”, “Mostrar texto”, “Mostrar título” e “Fechar barra de ferramentas”.

A primeira opção permite a vocês escolher se os ícones mostrados serão pequenos ou grandes, a segunda abre a pasta onde estão aqueles atalhos. A terceira mostra o nome do ícone, a quarta mostra o nome da barra de ferramentas, já a quinta faz com que a barra de ferramentas em questão seja removida da Barra de Tarefas.

br6

Adicionando pastas, atalhos, etc.

Na “Inicialização Rápida” você pode colocar qualquer tipo de atalho, basta arrastá-lo até ela. Um modo simples para se fazer isso é ir até o arquivo o qual você deseja um atalho, clicar com o botão direito em cima dele, selecionar “Criar atalho”. Feito isso, arraste o atalho criado até a “Inicialização Rápida” e pronto, mas só não se esqueça de apagar o atalho que ficou junto com o arquivo original.

Há ainda outra coisa possível de se fazer: você pode criar uma nova barra de ferramentas (parecida com a “Inicialização Rápida”) a partir de uma pasta em seu computador. Para isso, clique com o botão direito em qualquer parte da Barra de Tarefas, mova o mouse até “Barras de ferramentas” e clique em “Nova barra de ferramentas...”. Agora selecione a pasta desejada e clique em “OK”.

br7

No exemplo acima a barra de ferramentas criada foi posta ao lado da “Inicialização Rápida” e abaixo das duas ficaram as janelas atualmente abertas.

Toque final

Com as dicas acima você pode fazer o que quiser com a sua Barra de Tarefas, basta colocar a sua imaginação para funcionar.

Só não se esqueça de “Bloquear a barra de tarefas” (clique do botão direito em qualquer parte dela) após terminar o serviço, afinal de contas, você não vai querer que um clique errado estrague todo o seu trabalho.

Abaixo segue um vídeo com quase tudo o que foi explicado acima, só faltou a parte de arrastar um atalho para a “Inicialização Rápida” (ato que não apresenta segredo algum).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.