Como Usar PE Builder

2 min de leitura
Imagem de: Como Usar PE Builder

Talvez já tenha acontecido com você — ou talvez não —, mas é fato, erros no disco rígido ou do sistema são comuns, e nesta hora é que você fica com dores de cabeça pensando em como vai salvar seus dados. Prevenção é muito importante na área da informática, pois muitas coisas são irrecuperáveis, e você pode acabar ficando no prejuízo. Portanto, ter um sistema inicializável através do CD pode ser uma grande idéia para os momentos em que tudo dá errado.

Não há muitas soluções neste momento, além de um bom programa de backup, ou usar uma versão de sistema que rode direto da unidade óptica para acessar o conteúdo do seu HD. Hoje você vai aprender como criar o seu próprio CD de boot usando o PE Builder e para isso, você precisa apenas de dois itens: o seu disco original do Windows XP e um CD virgem para gravar a imagem do BartPE.

PE Builder

Após instalar o programa você se depara com a mesma janela que é mostrada abaixo.

Tela principal do PE Builder

1) Caso você possua uma cópia do CD do seu Windows XP guardada no disco rígido, você pode indicar o caminho desta pasta neste espaço. Se você não copiou o disco para seu HD, insira o CD na unidade óptica e então indique o caminho neste local.

2) Caso você deseje incluir arquivos no seu sistema BartPE, basta indicar a pasta desejada neste campo. Vale frisar que não é obrigatório você incluir outros arquivos, porém pode ser interessante adicionar os drivers de sua placa de rede, pois o sistema geralmente não reconhece os drivers.

3) Digite o nome da pasta onde os arquivos serão armazenados temporariamente.

4) Neste campo, o mais recomendado a fazer é criar uma imagem ISO, para posteriormente gravar com seu programa favorito. Caso você possua duas unidades, já pode escolher para que o próprio PE Builder grave automaticamente o CD, e para tanto você deve escolher a opção “Queimar CD/DVD”.

5) Ao clicar neste botão você pode visualizar a lista de plug-ins que o PE Builder vai incluir no sistema BartPE. Você pode adicionar ou excluir alguns plug-ins, ativar os seus preferidos e gerenciar o funcionamento de cada um.

6) Após configurar tudo o que você desejar, basta clicar em “Gerar” para que o PE Builder crie a versão final do BartPE.

7) Encerre o programa clicando neste botão.

8) Nos menus você pode alterar as opções do PE Builder, checar se seu CD do Windows é válido e gerar o sistema BartPE. É altamente recomendável que você não altere as configurações do programa, pois tal atividade pode acarretar em problemas para gerar o sistema BartPE.

Gerando o sistema

Não há mais nada a fazer no PE Builder além de aguardar a barrinha de progresso ser completada. Abaixo você confere a janela do programa gerando o sistema operacional.

Gerando sistema

Após concluir o processo e gravar a imagem em um CD, basta reiniciar o computador e efetuar boot pelo drive óptico. Se tudo ocorreu bem, você deve visualizar um sistema semelhante ao mostrado abaixo.

BartPE em execução

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.