Seleção: Ferramentas online para escritório

4 min de leitura
Imagem de: Seleção: Ferramentas online para escritório

Hoje em dia é fato de que o tempo de todos está cada vez mais curto. Muitas vezes você precisa sair correndo de casa para o trabalho e acaba perdendo tempo tendo que carregar seus documentos em um pen drive para abri-los na empresa.

Ou então, precisa terminar aquele trabalho e enviar por e-mail para seu colega que está aguardando para fazer suas alterações, e isso também acaba tomando um pouco do seu precioso tempo.

Justamente para selecionar estes problemas que são cada vez mais comuns é que surgiram as chamadas ferramentas online para escritório. Elas funcionam de maneira semelhante ao Microsoft Office e ao BrOffice.org, só que armazenam tudo diretamente em sua conta, online como seus e-mails.

O Baixaki fez uma seleção de quatro serviços do gênero que podem ser bastante úteis, pois são de grande qualidade, fáceis de usar e permitem o acesso a seus documentos a partir de qualquer computador conectado a internet, em qualquer parte do mundo.

Google Docs

Obviamente, o primeiro a ser citado tem que ser o Google Docs. A gigante da internet sai na frente com o lançamento de uma ferramenta online que congrega editor de texto, editor de planilhas, editor de apresentação de slides e também um criador de formulários para pesquisas.

Google DocsAs facilidades e vantagens deste serviço são inúmeras. Além da já citada praticidade, com o Google Docs você poderá criar pastas e selos para agrupar seus documentos da maneira mais organizada possível, tornando muito simples tanto o momento em que você salva seu documento quanto o momento em que vai encontrá-lo futuramente.

Aqui você também poderá enviar os arquivos que possui em seu computador para editá-los no Google Docs. Além de editar e criar, será possível também compartilhar arquivos. Desta forma, além de você, também seus colegas poderão acessar e modificar o arquivo de seu trabalho em grupo.

Fora todas as suas funcionalidades, o Google Docs também se destaca por sua interface clara e de fácil compreensão, bastante semelhante com gerenciadores de arquivos convencionais como o Windows Explorer. Além disso, ele possui uma versão em língua portuguesa, facilitando ainda mais para usuários brasileiros.

Caso tenha dificuldades em usar o Google Docs, clique aqui e acesse o nosso guia de uso sobre este aplicativo.

ZoooS

Com um visual não tão atraente quanto o do Google Docs, o ZoooS é também uma ferramenta online para escritório de grande qualidade e repleta de recursos. Aqui serão encontrados um edito de texto, um editor de planilhas, um editor de apresentações de slides, um editor gráfico e, por fim, um banco de dados SQL.

ZoooSFora estes editores, o ZoooS conta também com um gerenciador de arquivos (File manager), que funcionar de maneira semelhante a do Windows Explorer, que permitirá você gerenciar todos os seus documentos e arquivos multimídias.

Todas as ferramentas do ZoooS foram desenvolvidas inspiradas nas ferramentas presentes no Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint), portanto, além do visual e do suporte a seus arquivos, esta ferramenta online funciona de maneira semelhante à suíte de aplicativos para escritório da Microsoft.

ThinkFree

Outra opção de bastante qualidade e com um ambiente agradável de trabalho é o ThinkFree (que também possui uma versão para desktop – clique aqui para acessá-la). Esta ferramenta possui um editor de texto, um editor de planilhas, um editor de apresentações de slides e um inovador editor de cartazes, folders, panfletos.

ThinkFreeAlém destas ferramentas de edição, o ThinkFree possui também um gerenciado de projetos, ideal para que você organize e coloque todos a par de um projeto a ser realizado, de modo a centralizar as informações para que todos os envolvidos possam acessá-las quando necessário.

O ThinkFree funciona também como uma rede social, pois nele você pode encontrar e adicionar amigos, criar uma lista de contatos, editar seu perfil, adicionar uma foto e tudo mais. Seria uma espécie de Orkut com um pouco mais de utilidade profissional e acadêmica.

O ThinkFree também é um aplicativo bem organizado, onde qualquer usuário encontrará tudo o que precisa sem nenhum problema. Logo na página inicial você verá atalhos bem destacados para tudo o que esta ferramenta é capaz de fazer.

Buzzword

De nossa seleção ele é sem dúvida o mais simples. Buzzword, desenvolvido pela Adobe, é a aposta desta empresa para concorrer com o Google Docs. Contudo, a ferramenta ainda deverá melhorar muito para ameaçar toda a capacidade de seu maior concorrente.

Contudo, o Buzzword apresenta um visual belíssimo, desenvolvido em Flash e repleto de efeitos de transição, o que pode ser bom para quem tem internet banda larga e também um problema para quem usa conexão discada. De qualquer modo, o aplicativo ainda se encontra em fase Beta (de testes) e sem dúvida será melhorado com o tempo.

BuzzwordQuanto aos seus recursos, ele pode ser considerado bem funcional, apesar de por enquanto suportar somente documentos de texto e arquivos em PDF.

Aqui você encontra um ótimo organizador de arquivos, que possui diversos modos de exibição para facilitar sua vida na hora de encontrar qualquer coisa que possua em sua conta.

Algo que chama bastante atenção neste aplicativo é a sua barra de ferramentas. Cheia de estilo, ela tem várias opções que ficam agrupadas no canto e deslizam para o centro da tela quando são clicadas. Através dela você poderá inserir tabelas e imagens em seus textos, sem nenhuma dificuldade.


Enfim, esta foi mais uma seleção de aplicativo feita por mim em nome da equipe do Baixaki. Espero que as ferramentas citadas no artigo possam ser úteis para todos. Um abraço desde a redação do Baixaki. Sejam felizes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.