Windows Vista: Como Trocar a Associação de Arquivos

1 min de leitura
Imagem de: Windows Vista: Como Trocar a Associação de Arquivos

Às vezes quando um novo programa é instalado, ele acaba trocando todas as extensões de dos arquivos relacionados a ele. Em outros casos, pode ocorrer de se associar determinada extensão com um programa por certo período de tempo para abrir arquivos, mas acabamos por desinstalá-lo ou não gostar de seu funcionamento.

O que pode ocorrer, também, é simplesmente por quaisquer motivos que você queira trocar as associações feitas. Isto pode ser feito de forma bem simples e rápida, podendo resolver possíveis problemas causados por alguma das situações citadas ou para mudar a preferência para um programa mais utilizado ou melhor.

Para alterar associações de extensão de arquivos previamente feitas com determinado programa, acesse o “Painel de Controle” e “Programas Padrão”. Feito isto, selecione a opção “Associar um tipo de arquivo ou protocolo a um programa”.

Programas padrão do Windows

Em seguida será exibida uma lista com as extensões dos programas e selecionando uma delas, aparece o programa que atualmente é utilizado. Para alterar, clique em “Alterar Programa”.

Definindo as associações dos programas

Uma janela exibirá algumas sugestões de programas para serem utilizados, se o que você quer não está nesta lista, clique em “Procurar” e aponte para o caminho dele.

Procurando um programa na lista

Confirme a operação. A partir disto, sempre que você efetuar um duplo clique sobre um arquivo com a extensão selecionada, ele será aberto pelo programa escolhido.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.